Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17889
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBARBOSA, E. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9569889137035250pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Nyeberth Emanuel Pereira dos.
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, N. E. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0705308395568913pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Maria Angélica de.
dc.contributor.referee2SILVA, Maria Rennally Soares da.
dc.description.resumoDurante anos, a Didática de Línguas (DDL) propôs e adaptou várias abordagens, métodos e metodologias para o ensino de línguas visando, entre outras coisas, o pleno desenvolvimento das habilidades comunicativas do aprendiz. Para tanto, buscou respaldo em diversas áreas, a exemplo da fonética e da fonologia, ciências importantes no processo de aquisição da língua, para dar a base necessária para que o aprendiz possa desenvolver suas aptidões linguísticas no processo de aquisição de uma língua estrangeira. Respaldados nos princípios teóricos e nos estudos de Troubetzkoi (1970); Cuq e Gruca (2005), Martinez (2006), Germain (1998), Silva (2012), nossa pesquisa se caracteriza como bibliográfica, documental, interpretativista e, para tanto, temos como objetivo geral: analisar as implicações dos exercícios fonéticos, em manuais de FLE, para o tratamento das vogais nasais francesas. Como ponto de partida, então, fizemos o seguinte questionamento: por que as vogais nasais do francês podem ser um problema de surdez fonológica para aprendizes brasileiros de FLE? Para entendermos este processo, nos baseamos em atividades/exercícios de manuais de língua francesa utilizados nas escolas e cursos de idiomas, da cidade de Campina Grande-PB, quais sejam: os três manuais da coleção Alter Ego Plus, correspondentes aos níveis A1, A2, B1; Latitudes: méthode de français, livros 1 e 2 e a coleção Tendances: méthode de français, níveis A1, A2, B1. Nos resultados, observamos que a maioria do corpus analisado foca unicamente em atividades de distinção fonética a partir do reconhecimento do par mínimo, de sensibilização sonora a partir da escuta e reprodução das vogais nasais e que as atividades analisadas se apresentaram em número reduzido nos manuais supracitados, mostrando-se assim insatisfatórios. Verificamos, ainda, que embora todos os manuais apresentem em seu conteúdo atividades/exercícios, para que o aprendiz adquira a consciência fonológica das vogais nasais, elas não são exploradas com profundidade. Notamos que, no caso da coleção Latitudes e Tendances, esse problema foi solucionado ao longo de todas as lições nas quais eram trabalhadas as vogais nasais, visto que a recorrência do som segue uma contextualização de modo que permite ao aprendiz estar numa situação de imersão linguística. Concluímos, portanto, que ainda é necessário que os professores invistam em atividades/exercícios de fonética/fonologia complementares, além dos disponíveis nos manuais analisados, de maneira que possam dar um suporte efetivo ao aprendiz nas primeiras fases de aquisição fonológica da língua alvo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleAs implicações dos exercícios de fonética para percepção das vogais nasais francesas por aprendizes brasileiros do FLE.pt_BR
dc.date.issued2020
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17889
dc.date.accessioned2021-03-30T16:10:37Z
dc.date.available2021-03-30
dc.date.available2021-03-30T16:10:37Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFonologiapt_BR
dc.subjectCrivo fonológicopt_BR
dc.subjectFonéticapt_BR
dc.subjectVogais nasais francesaspt_BR
dc.subjectEnsino de francês - fonéticapt_BR
dc.subjectFrancês como língua estrangeira - ensinopt_BR
dc.subjectPercepção de vogais - língua francesapt_BR
dc.subjectAprendizes brasileiros - língua francesapt_BR
dc.subjectExercícios fonéticos - língua francesapt_BR
dc.subjectManuais de FLEpt_BR
dc.subjectColeção Alter Ego Pluspt_BR
dc.subjectLatitudes: méthode de françaispt_BR
dc.subjectTendances: méthode de françaispt_BR
dc.subjectSensibilização sonora - língua francesapt_BR
dc.subjectManuais de francês - análisept_BR
dc.subjectLíngua estrangeira - ensino aprendizagempt_BR
dc.subjectPhonologypt_BR
dc.subjectFonologíapt_BR
dc.subjectPhonologiept_BR
dc.subjectVoyelles nasales françaisespt_BR
dc.subjectVocales nasales francesaspt_BR
dc.subjectFrench nasal vowelspt_BR
dc.subjectFrench teaching - phoneticspt_BR
dc.subjectEnseñanza del francés - fonéticapt_BR
dc.subjectEnseignement du français - phonétiquept_BR
dc.subjectFrançais langue étrangère - enseignementpt_BR
dc.subjectFrancés como lengua extranjera - enseñanzapt_BR
dc.subjectFrench as a foreign language - teachingpt_BR
dc.subjectPerception of vowels - French languagept_BR
dc.subjectPercepción de las vocales - lengua francesapt_BR
dc.subjectPerception des voyelles - langue françaisept_BR
dc.subjectExercices phonétiques - langue françaisept_BR
dc.subjectEjercicios fonéticos - lengua francesapt_BR
dc.subjectPhonetic exercises - French languagept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARBOSA, Edvânia Aguiar.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLes implications des exercices de phonétique pour la perception des voyelles nasales françaises par les apprenants brésiliens de FLE.pt_BR
dc.title.alternativeThe implications of phonetics exercises for the perception of French nasal vowels by Brazilian FLE learners.pt_BR
dc.identifier.citationBARBOSA, Edvânia Aguiar. As implicações dos exercícios de fonética para percepção das vogais nasais francesas por aprendizes brasileiros do FLE. 2020. 80f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17889pt_BR
dc.description.resumePendant des années, la Didactique des Langues (DDL) a proposé et a adapté plusieurs approches, méthodes et méthodologies pour l‟enseignement des langues visant, entre autres, le plein développement des compétences communicatives de l‟apprenant. Pour ce faire, elle a recherché des soutiens dans divers domaines, comme la phonétique et la phonologie, sciences importantes dans le processus d‟acquisition de la langue, pour fournir la base nécessaire pour que l‟apprenant puisse développer ses aptitudes linguistiques dans le processus d‟acquisition d‟une langue étrangère. Soutenues par les principes théoriques et les études de Troubetzkoi (1970); Cuq e Gruca (2005), Martinez (2006), Germain (1998), Silva (2012), notre recherche se caractérise comme bibliographique, documentaire, interprétative, et, pour cela nous avons comme objectif général : analyser les implications des exercices phonétiques, dans des manuels de FLE, pour le traitement des voyelles nasales françaises. Comme point de départ, nous avons donc posé la question suivante : pourquoi les voyelles nasales du français peuvent-elles être un problème de surdité phonologique pour les apprenants brésiliens de FLE ? Pour comprendre ce processus, nous nous basons sur les activités/exercices des manuels de langue française utilisés par les écoles et les cours de langues de la ville de Campina Grande-PB, qui sont les trois manuels de la collection Alter Ego Plus correspondant aux niveaux A1, A2, B1; Latitudes : méthode de français, livres 1 et 2 et la collection Tendances : méthode de francais, niveaux A1, A2, B1. Dans les résultats, nous observons que la majorité du corpus analysé se concentre uniquement sur les activités de distinction phonétique à partir de la reconnaissance de la paire minimale, de sensibilisation sonore à partir de l‟écoute et de la reproduction des voyelles nasales et, encore, que les activités analysées se sont présentées en nombre réduit dans les manuels corpus de cette recherche, se montrant ainsi insatisfaisants. Nous constatons aussi que si tous les manuels présentent dans leur contenu des activités/exercices, pour que l‟apprenant acquière la conscience phonologique des voyelles nasales, elles ne sont pas explorées en profondeur. Nous remarquons que, dans le cas de la collection Latitudes et Tendances, ce problème a été résolu tout au long de la leçon dans laquelle les voyelles nasales étaient travaillées, car la récurrence du son suit un contexte qui permet à l‟apprentissage d‟être dans une situation d‟immersion linguistique. Nous concluons donc qu‟il est encore nécessaire que les enseignants investissent dans des activités/exercices de phonétique/phonologie complémentaires, en plus de ceux disponibles dans les manuels analysés, de sorte qu‟ils puissent apporter un soutien effectif à l‟apprenant aux premiers niveaux d‟acquisition phonologique de la langue cible.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDVÂNIA AGUIAR BARBOSA - TCC LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA FRANCESA 2020.pdfEdvânia Aguiar Barbosa - TCC Letras Língua Portuguesa e Língua Francesa 20201.49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.