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dc.creator.IDCOSTA, A. M. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2727979932114915pt_BR
dc.contributor.advisor1MONTEIRO, Vivian.-
dc.contributor.advisor1IDMONTEIRO, V.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0044203978779488pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Maria Angélica de.-
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Garibaldi Dantas de.-
dc.description.resumoO presente trabalho objetiva analisara(s) forma(s) como o sujeito mulher negra está representado em uma peça publicitária da campanha de produtos de cabelo intitulada Pantene Gold Series. Para tanto, foi selecionado um vídeo promocional da referida marca veiculado em língua inglesa e lançado em 2017, que, em sua composição, apresenta a mulher negra enquanto protagonista e principal público-alvo. Sob a ótica da teoria dos gêneros do discurso e da perspectiva dialógica da linguagem de Bakhtin (2016); dos conceitos de representação e identidade, sugeridos por Hall (1996; 2016), procuramos decompor o gênero discursivo anúncio publicitário e a (s) representação (ões) social (is) do sujeito mulher negra, nesse gênero de ampla circulação social. Nossa pesquisausa de descrições de Sandmann (1997) e Arens, Schaefer, Weigold (2013) sobre a linguagem e a estrutura do gênero discursivo publicidade; esclarecimentos de Tejon, Panzarani e Megido (2010) e Safatle (2008) acerca das novas estratégias de composição do texto publicitário, em especial, o atendimento de novos grupos sociais; além de indicações de Ribeiro (2018) e Braga (2015) a respeito da figura da mulher negra como pintada no imaginário social, e das posições ocupadas por esse sujeito em nossa sociedade. Através de uma abordagem metodológica qualitativa, nossa pesquisa é do tipo documental e interpretativista. Concluímos evidenciando que fatores como o recorte sociohistórico em que nos situamos e os objetivos do gênero do discurso em foco, contribuem para uma nova forma de representar deste sujeito. Notamos que a construção de significado para representar a mulher negra em meio a sociedade caminha para transformar o posicionamento dela, agora, enquanto protagonista, aspectos que contrariam o discurso hegemônico, visto com mais facilidade rotineiramente, e que provavelmente não seriam possíveis em outros recortes históricos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleProtagonismo da mulher negra em campanha publicitária contemporânea: uma análise das representações do sujeito.pt_BR
dc.date.issued2018-12-11-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the way(s) of how black woman is represented in one piece of advertising of the campaign promoted by Pantene hairline products, entitled Gold Series. To do so, a promotional video of the previously pointed brand was selected. The video was published in English language in 2017, and it presents in its composition the black woman, as protagonist, as well as the target audience. Based on the speech genres theory and the dialogic perspective of language by Bakhtin (2016); the concepts of representation and identity, suggested by Hall (1996; 2016), we aim at decomposing the advertisement speech genre and the social representation (s) of the subject black woman in this genre of wide social reach. Our research also uses descriptions by Sandmann (1997) and Arens, Schaefer, Weigold (2013) to define language and the structure of the advertisement; explanations by Tejon, Panzarani, Megido (2010) and Safatle (2008) about the new strategies for composing the advertisement, specially the service to meet new social groups; and indications suggested by Ribeiro (2018) and Braga (2015) about the portrayal of the black woman in the social imaginary as well as the positions occupied by her in our society. Through a method that uses the qualitative approach, our research is categorized as of documentary and interpretive types. We conclude pointing out that factors, such as the sociohistorical environment that we are at and the speech genre’s goals, contribute to a new way of how this subject is represented. We note that the construction of meaning to represent the black woman in society moves towards a transformation of her status, now, as a protagonist, these aspects contradict the hegemonic speech, usually easier found, and that it would probably not be possible in another historical context.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17890-
dc.date.accessioned2021-03-30T17:04:48Z-
dc.date.available2021-03-30-
dc.date.available2021-03-30T17:04:48Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMulher negra - publicidadept_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectRepresentação da mulher negra - publicidadept_BR
dc.subjectGêneros do discursopt_BR
dc.subjectProtagonismo da mulher negrapt_BR
dc.subjectPantene Gold Series - campanha publicitáriapt_BR
dc.subjectTeoria dos gêneros do discursopt_BR
dc.subjectPerspectiva dialógica - linguagem de Bakhtinpt_BR
dc.subjectLinguagem de Bakhtinpt_BR
dc.subjectIdentidades e representação - Hallpt_BR
dc.subjectGênero discursivo publicidadept_BR
dc.subjectFigura da mulher negra - imaginário socialpt_BR
dc.subjectBlack woman - advertisingpt_BR
dc.subjectSpeech analysispt_BR
dc.subjectRepresentation of black women - advertisingpt_BR
dc.subjectSpeech genrespt_BR
dc.subjectProtagonism of the black womanpt_BR
dc.subjectPantene Gold Series - advertising campaignpt_BR
dc.subjectTheory of speech genrespt_BR
dc.subjectDialogical perspective - Bakhtin's languagept_BR
dc.subjectLanguage of Bakhtinpt_BR
dc.subjectIdentities and representation - Hallpt_BR
dc.subjectDiscursive genre advertisingpt_BR
dc.subjectBlack woman figure - social imaginarypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, Anilaury Maria Batista da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeProtagonism of black women in a contemporary advertising campaign: an analysis of the subject's representations.pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Anilaury Maria Batista da. Protagonismo da mulher negra em campanha publicitária contemporânea: uma análise das representações do sujeito. 2018. 79f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17890pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa - CH

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