Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17892
Title: Letramento e escrita: análise de atividades no livro de inglês Way to go!
Other Titles: Literacy and writing: analysis of activities in the English book Way to go!
???metadata.dc.creator???: CAETANO, Gilmara Pereira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MONTEIRO, Vivian.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALMEIDA, Normando de Brito.
???metadata.dc.contributor.referee2???: COSTA, Marcos Antônio Margarido.
Keywords: Análise de livro didático - inglês;Livro de inglês - análise;Ensino de línguas estrangeiras;Orientações Curriculares para o Ensino Médio - OCEM;Atividades de produção escrita - ensino de inglês;Novos letramentos;Compreensão - língua estrangeira;Produção escrita e oral - língua estrangeira;Textbook Analysis - English;English Book - Analysis;Foreign language teaching;Written production activities - teaching English;Written and oral production - foreign language;New literacies
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CAETANO, Gilmara Pereira. Letramento e escrita: análise de atividades no livro de inglês Way to go! 2018. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17892
???metadata.dc.description.resumo???: Diante das mudanças no cenário globalizante no qual vivemos, as formas de nos comunicarmos e compartilharmos informação sofreram modificações que não podem passar despercebidas no âmbito educacional. No contexto de ensino regular, as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) constituem um documento oficial destinado a fornecer parâmetros para guiarem os professores nas suas práticas pedagógicas. Considerando o ensino de línguas estrangeiras, as habilidades sugeridas pelas OCEM a serem trabalhadas no ensino médio são a compreensão e a produção escrita e oral, todas pautadas pelas novas teorias sobre o letramento. No âmbito de nossa pesquisa, nos voltaremos para a investigação de atividades de produção escrita, pois consideramos que, apesar de os documentos oficiais atribuírem a esta habilidade a mesma importância que conferem à oralidade, ela acaba sendo menos privilegiada nas aulas de Língua Inglesa (LI) no contexto do ensino público. Dessa maneira, por reconhecermos a importância da escrita na aprendizagem de LI, propusemos como objetivo deste estudo verificar em que medida as propostas de produção escrita para quatro unidades do livro Way to Go!3, estão em consonância com os as teorias dos Novos Letramentos preconizados pelas OCEM. Para tanto, nos fundamentamos em Kern (2000), Dourado (2000), Soares (2003), Souza (2011), Duboc (2016), entre outros que constituem nosso aporte teórico. A metodologia dessa pesquisa é de cunho qualitativo, pois os dados são verificados de forma interpretativa, e também documental, pois o corpus de análise é em si um documento. Os resultados encontrados mostram que dentre as quatro unidades analisadas, duas apresentam práticas baseadas nos novos letramentos.
Abstract: Considering all the changes the world has been facing in the current globalized scenario, the way we communicate and share information have also modified, and such fact cannot be neglected in the educational context. OCEM (in English: Curriculum Guidelines for High School) is an official document directed to provide parameters to the teachers in their pedagogical practices. Regarding the foreign language teaching, the skills of reading, writing, listening and oral communication should be developed through the new perspectives of literacy in High School. In this research, we aim at analyzing activities that focus on writing skill, taking into consideration that, even though the official documents consider the development of writing skills as relevant as the development of oral skills, the writing process is still less emphasized in the English classes of the public school context. Thus, recognizing the importance of this skill for English learning, the main objective of this study is to analyze the activities of the writing production section of four units in the textbook Way to Go!3 in order to verify in what extent they dialogue with the proposals of new literacies recommended by OCEM. To do so, we are theoretically based on the assumptions of Kern (2000), Dourado (2000), Soares (2003), Souza (2011), Duboc (2016), among others. This is a qualitative study, since data is interpreted, and it can also be qualified as documentary, because the aforementioned textbook is a document. The results reveal that, among the four writing activities, two of them correspond to the assumptions of the new literacies.
Keywords: Análise de livro didático - inglês
Livro de inglês - análise
Ensino de línguas estrangeiras
Orientações Curriculares para o Ensino Médio - OCEM
Atividades de produção escrita - ensino de inglês
Novos letramentos
Compreensão - língua estrangeira
Produção escrita e oral - língua estrangeira
Textbook Analysis - English
English Book - Analysis
Foreign language teaching
Written production activities - teaching English
Written and oral production - foreign language
New literacies
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17892
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GILMARA PEREIRA CAETANO - TCC LETRAS - LÍNGUA INGLESA 2018.pdfGilmara Pereira Caetano - TCC Letras - Língua Inglesa CH 2018890.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.