Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17892
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCAETANO, G. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2316185069609813pt_BR
dc.contributor.advisor1MONTEIRO, Vivian.-
dc.contributor.advisor1IDMONTEIRO, V.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0044203978779488pt_BR
dc.contributor.referee1ALMEIDA, Normando de Brito.-
dc.contributor.referee2COSTA, Marcos Antônio Margarido.-
dc.description.resumoDiante das mudanças no cenário globalizante no qual vivemos, as formas de nos comunicarmos e compartilharmos informação sofreram modificações que não podem passar despercebidas no âmbito educacional. No contexto de ensino regular, as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) constituem um documento oficial destinado a fornecer parâmetros para guiarem os professores nas suas práticas pedagógicas. Considerando o ensino de línguas estrangeiras, as habilidades sugeridas pelas OCEM a serem trabalhadas no ensino médio são a compreensão e a produção escrita e oral, todas pautadas pelas novas teorias sobre o letramento. No âmbito de nossa pesquisa, nos voltaremos para a investigação de atividades de produção escrita, pois consideramos que, apesar de os documentos oficiais atribuírem a esta habilidade a mesma importância que conferem à oralidade, ela acaba sendo menos privilegiada nas aulas de Língua Inglesa (LI) no contexto do ensino público. Dessa maneira, por reconhecermos a importância da escrita na aprendizagem de LI, propusemos como objetivo deste estudo verificar em que medida as propostas de produção escrita para quatro unidades do livro Way to Go!3, estão em consonância com os as teorias dos Novos Letramentos preconizados pelas OCEM. Para tanto, nos fundamentamos em Kern (2000), Dourado (2000), Soares (2003), Souza (2011), Duboc (2016), entre outros que constituem nosso aporte teórico. A metodologia dessa pesquisa é de cunho qualitativo, pois os dados são verificados de forma interpretativa, e também documental, pois o corpus de análise é em si um documento. Os resultados encontrados mostram que dentre as quatro unidades analisadas, duas apresentam práticas baseadas nos novos letramentos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleLetramento e escrita: análise de atividades no livro de inglês Way to go!pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.description.abstractConsidering all the changes the world has been facing in the current globalized scenario, the way we communicate and share information have also modified, and such fact cannot be neglected in the educational context. OCEM (in English: Curriculum Guidelines for High School) is an official document directed to provide parameters to the teachers in their pedagogical practices. Regarding the foreign language teaching, the skills of reading, writing, listening and oral communication should be developed through the new perspectives of literacy in High School. In this research, we aim at analyzing activities that focus on writing skill, taking into consideration that, even though the official documents consider the development of writing skills as relevant as the development of oral skills, the writing process is still less emphasized in the English classes of the public school context. Thus, recognizing the importance of this skill for English learning, the main objective of this study is to analyze the activities of the writing production section of four units in the textbook Way to Go!3 in order to verify in what extent they dialogue with the proposals of new literacies recommended by OCEM. To do so, we are theoretically based on the assumptions of Kern (2000), Dourado (2000), Soares (2003), Souza (2011), Duboc (2016), among others. This is a qualitative study, since data is interpreted, and it can also be qualified as documentary, because the aforementioned textbook is a document. The results reveal that, among the four writing activities, two of them correspond to the assumptions of the new literacies.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17892-
dc.date.accessioned2021-03-30T18:06:55Z-
dc.date.available2021-03-30-
dc.date.available2021-03-30T18:06:55Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAnálise de livro didático - inglêspt_BR
dc.subjectLivro de inglês - análisept_BR
dc.subjectEnsino de línguas estrangeiraspt_BR
dc.subjectOrientações Curriculares para o Ensino Médio - OCEMpt_BR
dc.subjectAtividades de produção escrita - ensino de inglêspt_BR
dc.subjectNovos letramentospt_BR
dc.subjectCompreensão - língua estrangeirapt_BR
dc.subjectProdução escrita e oral - língua estrangeirapt_BR
dc.subjectTextbook Analysis - Englishpt_BR
dc.subjectEnglish Book - Analysispt_BR
dc.subjectForeign language teachingpt_BR
dc.subjectWritten production activities - teaching Englishpt_BR
dc.subjectWritten and oral production - foreign languagept_BR
dc.subjectNew literaciespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCAETANO, Gilmara Pereira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLiteracy and writing: analysis of activities in the English book Way to go!pt_BR
dc.identifier.citationCAETANO, Gilmara Pereira. Letramento e escrita: análise de atividades no livro de inglês Way to go! 2018. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17892pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GILMARA PEREIRA CAETANO - TCC LETRAS - LÍNGUA INGLESA 2018.pdfGilmara Pereira Caetano - TCC Letras - Língua Inglesa CH 2018890.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.