Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17894
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDRANGEL, J. D.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6706030844728098pt_BR
dc.contributor.advisor1COSTA, Marcos Antônio Margarido.-
dc.contributor.advisor1IDCOSTA, M. A. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7215425152123749pt_BR
dc.contributor.referee1MAIA, Angélica Araújo de Melo.-
dc.contributor.referee2PINHEIRO-MARIZ, Josilene.-
dc.description.resumoFormação de professores e educação inclusiva são temáticas que devem estar sempre em discussão no âmbito escolar e acadêmico, pois ambos possuem uma considerável importância para a melhoria da sociedade, mesmo que para esses temas ainda não sejam atribuídos o merecido valor. Nessa perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo analisar de que forma as disciplinas de formação docente presentes no Projeto Pedagógico do curso de Letras – língua inglesa, na modalidade licenciatura da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) contribuem para a formação inicial dos alunos no trato com a educação inclusiva. Para alcançar esse objetivo, realizamos uma pesquisa de cunho documental, com uma abordagem descritivo-interpretativista que se desenvolveu por meio da verificação das ementas, dos objetivos, e dos conteúdos programáticos nas disciplinas que compõem o eixo docente do curso, a fim de identificar se ou em que espaços a educação inclusiva é trabalhada. Para isso, utilizamos como fundamentação teórico-metodológicas autores como Medrado (2014), Serpa (2015), Silva e Costa (2017), Skliar (2006), Silva (2001), as Leis que regem a educação do país e os documentos oficiais que regularizam os cursos de Letras. Para organizar nossas análises, dividimos as disciplinas em duas categorias (bloco das disciplinas que propiciam oportunidades para o trabalho com a educação inclusiva e bloco das disciplinas que aparentam propiciar oportunidades para o trabalho com a educação inclusiva). As análises nos mostram que apesar de não termos palavras que nos indiquem o trabalho relacionado à educação inclusiva nas disciplinas de eixo docente, os professores responsáveis pela condução das aulas podem criar meios que possibilitem o acesso dos alunos a conteúdos e práticas que condizem com a educação inclusiva, de maneira que os instruam para a profissão de professores e as diversas nuances que podem acontecer durante a prática do ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.titleFormação inicial de professores na perspectiva da educação inclusiva: uma análise dos planos das disciplinas do eixo docente do Curso de Letras Inglês da UFCG.pt_BR
dc.date.issued2018-08-08-
dc.description.abstractTeacher education and inclusive education are themes that are always under discussion in the school and academic scope, since both have a degree of importance for the improvement of society, even if, for these subjects, the merited value is not yet attributed. From this perspective, the present work had as objective to analyze how the given disciplines of teacher education present in the Pedagogical Project of the course of English language teaching, of the Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) contribute to the initial training of students for working with inclusive education. To achieve this goal, we conducted a documentary research, with a descriptive-interpretative approach that was developed through the verification of the course description, objectives, and program content in the disciplines that make up the teaching axis of the course, to identify if, and in what spaces inclusive education is approached out. For this, we use as theoretical foundation authors as Medrado (2014), Serpa (2015), Silva e Costa (2017), Skliar (2006), Silva (2001), the laws that govern the education of the country, and the official documents that regulate the ELT courses. To organize our analyzes, we divide the disciplines into two categories (the ensemble of disciplines that provide opportunities for work with inclusive education and the ensemble of disciplines that appear to provide opportunities for work with inclusive education). The analysis shows to us that although we do not have words that indicate the work related to inclusive education in the disciplines of teaching, the teachers responsible for conducting the classes can create ways that give students access to contents and practices that are consistent with inclusive education, so that preparing them for the teaching nuances that may occur during the teaching practice.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17894-
dc.date.accessioned2021-03-30T18:38:45Z-
dc.date.available2021-03-30-
dc.date.available2021-03-30T18:38:45Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação docente - educação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectFormação de professores - educação inclusivapt_BR
dc.subjectCurso de Licenciatura em Letras - Inglês - currículopt_BR
dc.subjectCursos de letras - eixo docentept_BR
dc.subjectLegislação e inclusão - educaçãopt_BR
dc.subjectHistória do Curso de Letras - Língua Inglesa UFCGpt_BR
dc.subjectAnálise curricular - curso de letras UFCGpt_BR
dc.subjectTeacher training - inclusive educationpt_BR
dc.subjectFormación de profesores - educación inclusivapt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectEducación inclusivapt_BR
dc.subjectFormación de profesores - educación inclusivapt_BR
dc.subjectTeacher training - inclusive educationpt_BR
dc.subjectLanguage Course - English - curriculumpt_BR
dc.subjectCurso de idiomas - Inglés - plan de estudiospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRANGEL, Jéssica Dantas.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInitial teacher education from the perspective of inclusive education: an analysis of the plans of the disciplines of the teaching axis of the English Language Course at Universidade Federal de Campina Grande - UFCG - Brazil.pt_BR
dc.identifier.citationRANGEL, Jéssica Dantas. Formação inicial de professores na perspectiva da educação inclusiva: uma análise dos planos das disciplinas do eixo docente do Curso de Letras Inglês da UFCG. 2018. 52f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17894pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JÉSSICA DANTAS RANGEL - TCC LETRAS - LÍNGUA INGLESA 2018.pdfJéssica Dantas Rangel - TCC Letras - Língua Inglesa CH 2018571.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.