Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17895
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, J. K. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4262285371468215pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Garibaldi Dantas de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, G. D.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9005181989661388pt_BR
dc.contributor.referee1BRANCO, Sinara de Oliveira.-
dc.contributor.referee2CRUZ, Magnólia de Negreiros.-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é analisar como a personagem Louise, do filme de ficção científica Arrival foi construída. Para tanto, utilizamos as cinco características propostas por Conrad (2018) que definem as primeiras mulheres a fazerem parte do cinema de ficção científica. Sendo assim, o objetivo especifico é fazer uma comparação sobre até que ponto essas características ainda perduram nessa narrativa do século XXI. Para isso, tratando-se de uma adaptação cinematográfica, foram usados os estudos de Hutcheon (2013) sobre as motivações para adaptar, os estudos sobre personagens proativas de Mayer (2016), a pesquisa referente à personagem feminina na ficção científica de Kac-Vergne (2016) e o estudo da personagem enquanto mãe da autora Zinani (2006), além de outros autores que ajudam a embasar sobre as narrativas curtas. Uma das justificativas é a recorrência de personagens femininas cuja participação ainda está abaixo da masculina, mesmo o cinema propondo que isso vem mudando. Para atingirmos os objetivos propostos, a metodologia da pesquisa foi baseada nos estudos da tradução hipertextual de Berman (2007). Os resultados indicam que, apesar das características serem associadas aos primeiros filmes de ficção científica, podemos notar que nessa narrativa ainda encontramos traços considerados padrão de produções feitas no início do cinema de ficção científica. Mas, a personagem feminina analisada é diferente das mulheres apresentadas anteriormente nos filmes de ficção científica. A atuação proativa da personagem está associada às lutas travadas durante todos esses anos pelas mulheres em busca de espaço e reconhecimento no cinema dominado pelo patriarcado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqlETRAS.pt_BR
dc.titleStory of your life: a construção da personagem feminina em Arrival.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.description.abstractThe purpose of this research is to analyze how the character Louise, from the sci-fi movie Arrival, was built. In order to achieve this purpose, the study is based on the five characteristics proposed by Conrad (2018) that defined the first women to take part of the sci-fi movies. Thus, the specific objective is to make a comparison on the extent these characteristics still persist in this narrative of the 21st century. To do so the research is theoretically based on the assumptions of some authors about cinematographic adaptation, such as Hutcheon’s (2013) studies about the motivations to adapt, Mayer’s (2016) studies about proactive characters, Kac-Vergne’s ( 2016) research referring to feminine character in the sci-fi movie and Zinani ‘s (2006) study of the character as mother, among others authors and their assumptions concerning short narratives. One of the justifications is the recurrence of female characters whose participation is still below the masculine, even the cinema proposing that this has been changing. In order to reach the proposed objectives, the research is based on Berman’s (2007) studies of the hypertextual translation. Results indicate that, although the characteristics are associated with the first movies of science fiction, we can notice that in this narrative we still find traces considered standard of productions made at the beginning of the cinema of science fiction. However, the female character here is completely different from the women presented earlier. The proactive performance of the character is associated with the struggles waged during all these years by women whenever they search for space and recognition in the cinema dominated by patriarchy.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17895-
dc.date.accessioned2021-03-30T18:59:18Z-
dc.date.available2021-03-30-
dc.date.available2021-03-30T18:59:18Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPersonagem femininapt_BR
dc.subjectArrival - ficção científicapt_BR
dc.subjectCinema - ficção científica - Arrivalpt_BR
dc.subjectLouise - Personagem Arrivalpt_BR
dc.subjectConstrução de personagem - cinemapt_BR
dc.subjectAnálise de personagem - cinemapt_BR
dc.subjectMulheres na ficção científicapt_BR
dc.subjectAdaptação cinematográfica - Arrivalpt_BR
dc.subjectHipertextualidadept_BR
dc.subjectMulher na literaturapt_BR
dc.subjectFemale characterpt_BR
dc.subjectArrival - science fictionpt_BR
dc.subjectCharacter building - cinemapt_BR
dc.subjectCharacter analysis - cinemapt_BR
dc.subjectWomen in science fictionpt_BR
dc.subjectWoman in literaturept_BR
dc.subjectTradução hipertextual - Bermanpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Juli Karine Melinho da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeStory of your life: the construction of the female character in Arrival.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Juli Karine Melinho da. Story of your life: a construção da personagem feminina em Arrival. 2018. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17895pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JULI KARINE MELINHO DA SILVA - TCC LETRAS - LÍNGUA INGLESA 2018.pdfJuli Karine Melinho da Silva - TCC Letras - Língua Inglesa CH 2018859.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.