Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17906
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUZA, A. A. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7947617568605649pt_BR
dc.contributor.advisor1NÓBREGA, Carmen Verônica de Almeida Ribeiro.-
dc.contributor.advisor1IDNÓBREGA, C. V. A. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5325092221947739pt_BR
dc.contributor.referee1CORREIA NETO, Lino Dias.-
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa analisa atividades de Compreensão Oral encontradas em sites de ensino de Francês como Língua Estrangeira (FLE). Trata-se de uma pesquisa descritiva, de cunho qualitativo. O objetivo desta pesquisa é observar como a competência de Compreensão Oral é concebida e trabalhada nas atividades disponíveis nos sites analisados, e se a concepção de ensino subjacente atende à demanda principal da atual Perspectiva Acional, que concebe o aluno como agente social e visa estabelecer situações de ação e interação interpessoais entre aprendizes da língua alvo. A base teórica acerca da Compreensão Oral são os estudos de Cornaire (1998), Cuq (2003), Desmoms (2005), Cuq e Gruca (2005), Groux (2011), Wachs (2011), entre outros. Sobre a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) no ensino de línguas estrangeiras, recorremos às pesquisas realizadas por Dejean-Thircuir e Nissen (2013), Ollivier e Puren (2013), Mangenot (2013) e Kim (2014). A análise do corpus foi organizada em duas partes principais. Primeiramente, observamos a natureza das atividades propostas, baseando-nos nas considerações de Goh (2003) sobre tipos de atividades voltadas ao ensino da Compreensão oral. Em seguida, analisamos qual a relação dessas atividades com os pressupostos da Perspectiva Acional. Nossa análise nos permitiu constatar que: 1) os sites de ensino de FLE observados apresentam um modelo mais tradicional de atividades de compreensão oral; e 2) essas atividades não apresentam influência significativa de abordagens mais recentes na didática de ensino de Línguas Estrangeiras. Concluímos que o que acontece é a mudança de suporte, que não é mais um manual impresso, e sim um ambiente virtual, mas prevalece o mesmo tipo de conteúdo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleAnálise de atividades de compreensão oral para o ensino de francês como língua estrangeira (FLE) em ambientes virtuais.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17906-
dc.date.accessioned2021-04-01T17:18:59Z-
dc.date.available2021-03-31-
dc.date.available2021-04-01T17:18:59Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de língua francesapt_BR
dc.subjectFrancês como língua estrangeira - ensinopt_BR
dc.subjectLíngua francesapt_BR
dc.subjectCompreensão oral - francêspt_BR
dc.subjectAmbientes virtuais de aprendizagem - francêspt_BR
dc.subjectSites de ensino de francêspt_BR
dc.subjectTV5 Mondept_BR
dc.subjectPerspectiva Acional - Educaçãopt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação - ensino de línguaspt_BR
dc.subjectPodcast Français Facilept_BR
dc.subjectApprendre le français avec TV5 Mondept_BR
dc.subjectSite Bonjour de Francept_BR
dc.subjectEnseignement de la langue françaisept_BR
dc.subjectFrench language teachingpt_BR
dc.subjectEnseñanza del idioma francéspt_BR
dc.subjectFormación en francéspt_BR
dc.subjectFrench language trainingpt_BR
dc.subjectEnseignement de la langue françaisept_BR
dc.subjectÉcoute - Françaispt_BR
dc.subjectListening - Frenchpt_BR
dc.subjectEscuchar - Francéspt_BR
dc.subjectEntornos virtuales de aprendizaje: francéspt_BR
dc.subjectVirtual Learning Environments - Frenchpt_BR
dc.subjectEnvironnements d'apprentissage virtuels - Françaispt_BR
dc.subjectSites d'enseignement du françaispt_BR
dc.subjectFrench teaching sitespt_BR
dc.subjectSitios de enseñanza de francéspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Arlley Antonio de Melo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAnalyse des activités de compréhension orale pour l'enseignement du français langue étrangère (FLE) dans des environnements virtuels.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Arlley Antonio de Melo. Análise de atividades de compreensão oral para o ensino de francês como língua estrangeira (FLE) em ambientes virtuais. 2017. 65f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17906pt_BR
dc.description.resumeCette recherche analyse des activités de compréhension orale trouvées dans des sites de l'enseignement du français comme langue étrangère (FLE). Il s’agit d’une recherche descriptive, de caractère qualitatif. L’objectif de cette recherche c’est celui de regarder comment la compétence de Compréhension Orale est perçue et travaillée dans les activités disponibles dans les sites analysés, et si la conception d’enseignement sous-jacente répond à la demande principal de l’actuel Perspective Actionnelle, qui voit l’apprenant comme un acteur social et a pour but d’établir des situations d’action et interaction interpersonnelles entre les apprenants d’une langue cible. La base théorique par rapport à la Compréhension Orale sont les études de Cornaire (1998), Cuq (2003), Desmoms (2005), Cuq e Gruca (2005), Groux (2011), Wachs (2011), entre autres. Par rapport à l’insertion des Technologies d’Information et Communication (TIC’s) dans l’enseignement des langues étrangères, nous avons observé les recherches réalisées par Dejean-Thircuir e Nissen (2013), Ollivier e Puren (2013), Mangenot (2013) et Kim (2014). L’analyse du corpus fut organisée en deux parties principals. D’abord, nous avons observé la nature des activités proposées, en observant les considérations de Goh (2003) sur les genres d’activités de l’enseignement de la Compréhension Orale. Ensuite, nous avons analysé quelle est la relation de ces activités avec les présuppositions de la Perspective Actionnel. Notre analyse nous a permis de remarquer que: 1) les sites d’enseignement de FLE observés présentent un modèle plus traditionnel d’activité de compréhension orale; et 2) ces activités ne présentent pas d’influence significative des approches plus actuelles dans la didactique de l’enseignement de Langues Étrangères. Nous avons conclu que ce qui arrive c’est le changement de support, qui n’est plus un manuel imprimé, mais un environnement virtuelle, mais prévaut le même genre de contenu.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARLLEY ANTONIO DE MELO SOUZA - TCC LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA FRANCESA 2017.pdfArlley Antonio de Melo Souza - TCC Letras - Língua Portuguesa e Língua Francesa CH 20171.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.