Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17909
Title: Reflexões sobre o fazer docente em uma sequência didática em situação de estágio.
Other Titles: Réflexions sur l'enseignement comme séquence d'enseignement en situation de stage.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Heloisa Costa de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RODRIGUES, Márcia Candeia.
Keywords: Prática docente;Sequência didática;Eixos de ensino de língua portuguesa;Estágio supervisionado - língua portuguesa;Planejamento e prática docente;Gêneros textuais - sequências didáticas;Pratique de l'enseignement - portugais;Teaching practice - portuguese;Práctica docente - portugués;Stage supervisé - langue portugaise;Supervised internship - Portuguese language;Pasantía supervisada - idioma portugués;Planificación y práctica docente;Planning and teaching practice;Planification et pratique de l'enseignement;Genres textuels - séquences didactiques;Textual genres - didactic sequences;Géneros textuales - secuencias didácticas;Secuencias didácticas;Didactic sequences;Séquences didactiques
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Heloisa Costa de. Reflexões sobre o fazer docente em uma sequência didática em situação de estágio. 2017. 78f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17909
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo teve como objetivos (I) refletir sobre o fazer docente em situação de estágio supervisionado, utilizando as noções de planejamento e de sequência didática que concretizam essa prática, além de (II) demonstrar como os estagiários articulam os eixos didáticos, a saber - leitura, escrita e análise linguística - na Sequência Didática elaborada pelos mesmos. Assim, essa pesquisa, qualitativa e de natureza interpretativista, elege o contexto de ensino de Língua Portuguesa como o locus de investigação e reflexão sobre o fazer docente e tem como corpus a sequência didática elaborada para um período de estágio supervisionado que dois estagiários do curso de Letras da Universidade Federal de Campina Grande – PB elaboraram para a ministração de suas aulas da disciplina Estágio de Língua Portuguesa: Ensino Fundamental. Esse estágio foi desenvolvido em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio situada na cidade de Campina Grande em uma turma do ensino fundamental I – 6o ano. Uma das vertentes a serem desenvolvidas no estágio se constitui na preparação dos alunos daquela escola para participarem das Olimpíadas de Língua Portuguesa que, no caso do 6o ano, o gênero trabalhado foi o poema. As reflexões obtidas para a elaboração desse trabalho monográfico foram fundamentadas a partir das contribuições teóricas e metodológicas de: Pimenta e Lima (2004) sobre estágio, Araújo e Kemiac (2010), Bezerra e Reinaldo (2010), Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Perrenoud (2002), Zabala (2010), Bunzen (2004), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Geraldi (1996, 1997, 2006), Mendonça (2006), Moita-Lopes (2006), Godoy (1995) e Lüdke e André (1986). Sobre os resultados obtidos da análise da SD, verificamos que a articulação dos eixos de ensino foi realizada de maneira satisfatória tendo em vista que eles agiram em consonância com os novos rumos pensados para o ensino-aprendizagem de uma LM.
Keywords: Prática docente
Sequência didática
Eixos de ensino de língua portuguesa
Estágio supervisionado - língua portuguesa
Planejamento e prática docente
Gêneros textuais - sequências didáticas
Pratique de l'enseignement - portugais
Teaching practice - portuguese
Práctica docente - portugués
Stage supervisé - langue portugaise
Supervised internship - Portuguese language
Pasantía supervisada - idioma portugués
Planificación y práctica docente
Planning and teaching practice
Planification et pratique de l'enseignement
Genres textuels - séquences didactiques
Textual genres - didactic sequences
Géneros textuales - secuencias didácticas
Secuencias didácticas
Didactic sequences
Séquences didactiques
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17909
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HELOISA COSTA DE OLIVEIRA - TCC LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA FRANCESA 2017.pdfHeloisa Costa de Oliveira - TCC Letras - Língua Portuguesa e Língua Francesa CH 2017570.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.