Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17909
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, H. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6615139269190455pt_BR
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, Márcia Candeia.-
dc.contributor.advisor1IDRODRIGUES, M. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9787353864767301pt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivos (I) refletir sobre o fazer docente em situação de estágio supervisionado, utilizando as noções de planejamento e de sequência didática que concretizam essa prática, além de (II) demonstrar como os estagiários articulam os eixos didáticos, a saber - leitura, escrita e análise linguística - na Sequência Didática elaborada pelos mesmos. Assim, essa pesquisa, qualitativa e de natureza interpretativista, elege o contexto de ensino de Língua Portuguesa como o locus de investigação e reflexão sobre o fazer docente e tem como corpus a sequência didática elaborada para um período de estágio supervisionado que dois estagiários do curso de Letras da Universidade Federal de Campina Grande – PB elaboraram para a ministração de suas aulas da disciplina Estágio de Língua Portuguesa: Ensino Fundamental. Esse estágio foi desenvolvido em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio situada na cidade de Campina Grande em uma turma do ensino fundamental I – 6o ano. Uma das vertentes a serem desenvolvidas no estágio se constitui na preparação dos alunos daquela escola para participarem das Olimpíadas de Língua Portuguesa que, no caso do 6o ano, o gênero trabalhado foi o poema. As reflexões obtidas para a elaboração desse trabalho monográfico foram fundamentadas a partir das contribuições teóricas e metodológicas de: Pimenta e Lima (2004) sobre estágio, Araújo e Kemiac (2010), Bezerra e Reinaldo (2010), Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Perrenoud (2002), Zabala (2010), Bunzen (2004), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Geraldi (1996, 1997, 2006), Mendonça (2006), Moita-Lopes (2006), Godoy (1995) e Lüdke e André (1986). Sobre os resultados obtidos da análise da SD, verificamos que a articulação dos eixos de ensino foi realizada de maneira satisfatória tendo em vista que eles agiram em consonância com os novos rumos pensados para o ensino-aprendizagem de uma LM.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleReflexões sobre o fazer docente em uma sequência didática em situação de estágio.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17909-
dc.date.accessioned2021-04-02T02:55:42Z-
dc.date.available2021-04-01-
dc.date.available2021-04-02T02:55:42Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectEixos de ensino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectEstágio supervisionado - língua portuguesapt_BR
dc.subjectPlanejamento e prática docentept_BR
dc.subjectGêneros textuais - sequências didáticaspt_BR
dc.subjectPratique de l'enseignement - portugaispt_BR
dc.subjectTeaching practice - portuguesept_BR
dc.subjectPráctica docente - portuguéspt_BR
dc.subjectStage supervisé - langue portugaisept_BR
dc.subjectSupervised internship - Portuguese languagept_BR
dc.subjectPasantía supervisada - idioma portuguéspt_BR
dc.subjectPlanificación y práctica docentept_BR
dc.subjectPlanning and teaching practicept_BR
dc.subjectPlanification et pratique de l'enseignementpt_BR
dc.subjectGenres textuels - séquences didactiquespt_BR
dc.subjectTextual genres - didactic sequencespt_BR
dc.subjectGéneros textuales - secuencias didácticaspt_BR
dc.subjectSecuencias didácticaspt_BR
dc.subjectDidactic sequencespt_BR
dc.subjectSéquences didactiquespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Heloisa Costa de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRéflexions sur l'enseignement comme séquence d'enseignement en situation de stage.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Heloisa Costa de. Reflexões sobre o fazer docente em uma sequência didática em situação de estágio. 2017. 78f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17909pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HELOISA COSTA DE OLIVEIRA - TCC LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA FRANCESA 2017.pdfHeloisa Costa de Oliveira - TCC Letras - Língua Portuguesa e Língua Francesa CH 2017570.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.