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dc.creator.IDOLIVEIRA, D. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1201546978512854pt_BR
dc.contributor.advisor1CRUZ, Neide de Fátima Cesar da.-
dc.contributor.advisor1IDCRUZ, N. F. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2508232872883509pt_BR
dc.contributor.referee1ALMEIDA, Normando de Brito.-
dc.description.resumoA expansão da língua inglesa no mundo, segundo Jenkins (2003), é discutida levando em consideração três grupos de usuários da referida língua: os falantes de Inglês como Língua Nativa (ILN), os falantes de Inglês como Segunda Língua (ISL), e os falantes de Inglês como Língua Estrangeira (ILE). A ausência de estudos em inteligibilidade do falar em inglês do brasileiro envolvendo ouvintes de ISL, bem como a presença de um aluno camaronês, falante de ISL, no curso de Letras/Inglês da Unidade Acadêmica de Letras (UAL) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), motivaram a realização do presente estudo, que tem os seguintes objetivos: (1) identificar na fala espontânea de graduandos de Letras/Inglês da UFCG os aspectos de pronúncia que caracterizam o falar em inglês do brasileiro; (2) investigar quais desses aspectos afetam a inteligibilidade da fala desses graduandos para dois ouvintes camaroneses de inglês: um familiarizado com o falar em inglês dos brasileiros e outro não familiarizado; e (3) investigar a influência da familiaridade (ou da falta dela) na inteligibilidade das amostras para ambos os ouvintes participantes do estudo. A fim de atingir nossos objetivos, utilizamos em nosso estudo o conceito de inteligibilidade de Smith e Nelson (1985); discutimos sobre as variáveis relacionadas ao ouvinte utilizando Field (2003); descrevemos as características do falar em inglês do brasileiro apoiados nas teorias de Mascherpe (1970), Lessa (1985), Lieff e Nunes (1993) Rebello (1997), Baptista (2001) e Silva (2005); e fizemos uso de Atechi (2004) para descrever alguns dos aspectos do inglês camaronês. A fim de coletar dados, graduandos brasileiros foram áudio-gravados falando livremente sobre dois tópicos selecionados pelos mesmos. Amostras de suas falas contendo aspectos de pronúncia que caracterizam o falar em inglês do brasileiro foram selecionadas e em seguida apresentadas a dois ouvintes camaroneses, que foram solicitados a escrever o que ouviram e identificar as palavras que consideraram difícil, muito difícil ou impossível de entender. Os resultados apontaram que, com base nas amostras analisadas, a acentuação de vocábulo foi o aspecto que mais afetou a inteligibilidade da fala dos graduandos brasileiros para os ouvintes camaroneses.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleInteligibilidade do falar inglês do brasileiro: um estudo com ouvintes camaroneses.pt_BR
dc.date.issued2017-09-05-
dc.description.abstractThe worldwide spread of the English language, according to Jenkins (2003), is discussed considering three groups of users: the speakers of English as a Native Language (ENL), the speakers of English as a Second Language (ESL), and the speakers of English as a Foreign Language (EFL). The absence of studies on intelligibility of the Brazilian way of speaking English involving ESL listeners, as well as the fact of having of a Cameroonian student, speaker of ESL, as an English major at UAL/UFCG led to the present study, which has the following objectives: (1) identify pronunciation aspects that characterize the Brazilian way of speaking English in spontaneous utterances of Brazilian English majors from UFCG; (2) investigate which of these aspect affects the speech of the English majors to two Cameroonian listeners, of which one is familiarized with the Brazilian way of speaking English and the other is not; (3) investigate the influence of the familiarity (or the lack of it) on the intelligibility of the speech of the Brazilians to both listeners who participated in this study. In order to reach our objectives, the concept of intelligibility by Smith and Nelson (1985) was used; variables related to the listener were discussed using Field (2003); the Brazilian way of speaking English was described using Mascherpe (1970), Lessa (1985), Lieff and Nunes (1993) Rebello (1997), Baptista (2001) and Silva (2005); and Atechi (2004) was used so as to describe some aspects of the Cameroonian English. In order to collect data, the undergraduates were audio-recorded talking freely about two topics of their choice. Samples of their utterances, which had pronunciation aspects that characterize the Brazilian way of speaking English, were selected and then introduced to the Cameroonian listeners, who were requested to write what they had heard, and identify the words that they considered hard, very hard, or impossible to understand. Considering the samples that were analyzed, the results showed that word stress was the aspect which hindered the most the utterances of the Brazilian undergraduates to the Cameroonian listeners.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17912-
dc.date.accessioned2021-04-03T20:34:32Z-
dc.date.available2021-04-03-
dc.date.available2021-04-03T20:34:32Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectInglês como segunda línguapt_BR
dc.subjectBrasileiros falando inglêspt_BR
dc.subjectInteligibilidade - inglês falado por brasileirospt_BR
dc.subjectLíngua inglesa por brasileirospt_BR
dc.subjectCamoroneses - compreensão do inglês dos brasileirospt_BR
dc.subjectInglês camaronês - acentuaçãopt_BR
dc.subjectFalante brasileiro do inglêspt_BR
dc.subjectInglês - falantes brasileirospt_BR
dc.subjectInglês como língua estrangeirapt_BR
dc.subjectFalar em inglês do brasileiropt_BR
dc.subjectOuvinte - língua inglesapt_BR
dc.subjectEnglish as a second languagept_BR
dc.subjectEnglish speaking Brazilianspt_BR
dc.subjectIntelligibility - English spoken by Brazilianspt_BR
dc.subjectEnglish language by Brazilianspt_BR
dc.subjectCamoroneses - understanding of the English of Brazilianspt_BR
dc.subjectCameroonian English - accentuationpt_BR
dc.subjectBrazilian English speakerpt_BR
dc.subjectEnglish - Brazilian speakerspt_BR
dc.subjectEnglish as a foreign languagept_BR
dc.subjectSpeak English in Brazilianpt_BR
dc.subjectListener - English languagept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Deywhildson Luiz de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeIntelligibility of English speaking Brazilian: a study with Cameroonian listeners.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Deywhildson Luiz de. Inteligibilidade do falar inglês do brasileiro: um estudo com ouvintes camaroneses. 2017. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17912pt_BR
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