Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17914
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCARNEIRO, J. T.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3108504777206211pt_BR
dc.contributor.advisor1MONTEIRO, Vivian.-
dc.contributor.advisor1IDMONTEIRO, V.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0044203978779488pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Cleydstone Chaves dos.-
dc.contributor.referee2LOPES, Sóstenes Carneiro.-
dc.description.resumoPor se tratar da língua franca atual, a língua inglesa está presente no cotidiano de pessoas de diversas nações do mundo, incluindo o Brasil. Ao observar o espaço urbano brasileiro, é possível identificar o inglês servindo a uma infinidade de propósitos, como para nomes de estabelecimentos comerciais e produtos, por exemplo. Um dos meios onde o inglês circula também é na pele sob a forma de tatuagens. Com isso, o presente trabalho se propõe a analisar o uso do inglês em tatuagens em contexto brasileiro através das justificativas dadas pelas pessoas tatuadas para a seguinte pergunta: “Por que você escolheu a língua inglesa para se tatuar?”, sendo responder a essa pergunta o objetivo geral deste trabalho. Através das respostas dadas pelos entrevistados, foi possível dividir o corpus em duas grandes categorias de análise: hegemonia da língua inglesa, cuja base teórica foi dada pelos autores Rajagopalan (2005), Dendrinos (2004) e Giblin (2005), e tradução enquanto prática “deformadora”, com os autores Ricoeur (2011) e Berman (2006). Além disto, é apresentado um panorama sobre a temática da tatuagem escrita, assim como também são apresentadas questões referentes a gêneros textuais e suporte, um breve histórico da tatuagem, e algumas ponderações sobre o uso de gêneros marginalizados em sala de aula. O trabalho inclui a descrição e análise de duas aulas de inglês instrumental, elaboradas com base em tatuagens em inglês, com o intuito de pôr em prática as concepções que haviam sido discutidas na fundamentação teórica e demonstrar como o trabalho com esse gênero pode ser proveitoso para o ensino de línguas. Ao propor um estudo pautado na análise de tatuagens, o presente trabalho busca apresentar como a tatuagem, enquanto um meio de expressão humana que atravessa fronteiras do tempo e do espaço, pode contribuir para que a sala de aula de línguas seja um espaço onde seja possível abranger as inúmeras maneiras que as pessoas se utilizam da linguagem no cotidiano, e, assim, expandir as concepções sobre o funcionamento da língua na sociedade. E, por se tratarem de tatuagens em língua inglesa, buscamos principalmente refletir sobre mais um meio de expressão verbal onde a língua inglesa está corriqueiramente presente em contexto brasileiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleA língua inglesa em contexto brasileiro: as tatuagens escritas.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.description.abstractSince it is the current lingua franca, the English language is present in the everyday life of people from many different nationalities around the world, including in Brazil. When we observe the Brazilian urban area, it is possible to identify English being used in different kinds of purposes, such as names of stores and products, for example. One of the places where English is also used is on people’s skin. Therefore, this study aims to analyze the use of English in Brazilian context through the reasons given by tattooed people to the following question: “Why did you choose English to your tattoo?”, and answering this question is the general objective of this study. Through the answers given by the interviewees, it was possible to divide the corpus of this study in two main categories: the hegemony of English, which is based on authors such as Rajagopalan (2005), Dendrinos (2004) and Giblin (2005), and translating taken as a distorting act, which is based on authors such as Ricoeur (2011) and Berman (2006). Besides, it is also presented an overview about the theme of written tattoos, and also topics that concern text genre and medium, a brief consideration of the tattoo history and some aspects related to the use of marginalized text genres in the classroom. This study also presents the description and analysis of two classes of English for Specific Purposes, which were performed to put in practice conceptions that were discussed in the theoretical background, demonstrating how the work with this genre can be interesting to a language class. By suggesting a study based on the analysis of tattoos, this work aims to demonstrate how tattoos, a means of human expression that crosses time and space boundaries, can contribute to the language classroom, since it is an environment where the teacher can encompass the many ways that people use language in their daily life, and, therefore, broaden notions about language function in society. And, since the tattoos are in English, we mainly seek to reflect upon one more means of verbal expression where the English language is commonly present in Brazilian context.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17914-
dc.date.accessioned2021-04-03T21:08:45Z-
dc.date.available2021-04-03-
dc.date.available2021-04-03T21:08:45Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLíngua inglesa no Brasilpt_BR
dc.subjectTatuagens escritaspt_BR
dc.subjectEnsino de línguas estrangeiraspt_BR
dc.subjectInglês - contexto brasileiropt_BR
dc.subjectEnsino de inglês no Brasilpt_BR
dc.subjectInglês como língua estrangeirapt_BR
dc.subjectCotidiano e língua inglesa - Brasilpt_BR
dc.subjectTatuagens e língua inglesapt_BR
dc.subjectInglês nas tatuagenspt_BR
dc.subjectEscolha da língua inglesa - tatuagenspt_BR
dc.subjectTatuagem escritapt_BR
dc.subjectHistórico da tatuagempt_BR
dc.subjectHegemonia da língua inglesa - Brasilpt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectEnglish language in Brazilpt_BR
dc.subjectTattoos writtenpt_BR
dc.subjectForeign language teachingpt_BR
dc.subjectEnglish - Brazilian contextpt_BR
dc.subjectEnglish teaching in Brazilpt_BR
dc.subjectEnglish as a foreign languagept_BR
dc.subjectDaily life and English language - Brazilpt_BR
dc.subjectTattoos and English languagept_BR
dc.subjectEnglish in tattoospt_BR
dc.subjectChoice of English language - tattoospt_BR
dc.subjectWritten tattoopt_BR
dc.subjectEnglish Language Hegemony - Brazilpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCARNEIRO, Jessica Torquato.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe English language in a Brazilian context: written tattoos.pt_BR
dc.identifier.citationCARNEIRO, Jessica Torquato. A língua inglesa em contexto brasileiro: as tatuagens escritas. 2015. 65f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17914pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JESSICA TORQUATO CARNEIRO - TCC LETRAS - LÍNGUA INGLESA 2015.pdfJessica Torquato Carneiro - TCC Letras - Língua Inglesa CH 20151.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.