Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1792
Title: Experiências individuais de envelhecimento: estigmas e a alfabetização na terceira idade.
Other Titles: Individual experiences of aging: stigmata and literacy in old age.
???metadata.dc.creator???: ROCHA, Elânia de Moura.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CABRAL, Benedita Edina da Silva Lima.
???metadata.dc.contributor.referee1???: GIBSON, Magnólia.
???metadata.dc.contributor.referee2???: EULÁLIO, Maria do Carmo Eulálio.
Keywords: Envelhecimento;Terceira idade;Alfabetização na terceira idade;Idoso;Educação de idosos;Aging;Old people;Education of the elderly
Issue Date: Dec-2007
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ROCHA, Elânia de Moura. Experiências individuais de envelhecimento: estigmas e a alfabetização na terceira idade. 2007. 116f. (Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1792
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho é o resultado de minha pesquisa sobre as experiências de alfabetização para idosos beneficiados por políticas de inclusão e participação em grupos para terceira idade. A metodologia etnográfica baseou-se em observação direta da prática pedagógica no projeto de Educação de Jovens e Adultos realizado no Centro Municipal de Convivência do Idoso da Prefeitura Municipal de Campina Grande - PB, no período de 2006. As conclusões permitem mostrar que mesmo tardiamente a educação é benéfica, trazendo resultados positivos para os idosos. Além disso, verificou-se que a alfabetização contribuiu para qualificar o idoso, tornando-o um novo cidadão, consciente de seus direitos, melhor sintonizado com as transformações sociais e mais determinados a lutar contra preconceitos.
Abstract: he present paper is the result of my research about the experiences of alphabetization for old people benefited by polities of inclusion and participation in groups for the third age. The ethnographie methodology is based on direct observation of pedagogie practice in the project of Young and Adults Education realized at Centro Municipal de Convivência do idoso in Campina Grande Council, in 2006. The conclusions permit to show that even lately the education is benefíc, bringing positive results for the old people. Besides, it was observed that alphabetization contributed to qualify old peoplo, making them new citizens. conscious of their rights, aware to the social transformations and more determined to fight against prejudices
Keywords: Envelhecimento
Terceira idade
Alfabetização na terceira idade
Idoso
Educação de idosos
Aging
Old people
Education of the elderly
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Sociais.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1792
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELÂNIA DE MOURA ROCHA - DISSERTAÇÃO PPGCS CH 2007.pdfElânia de Moura Rocha - Dissertação PPGCS CH 2007.20.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.