Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17920
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBARBOZA, L. M. O.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1684481142066315pt_BR
dc.contributor.advisor1ALVES, José Hélder Pinheiro.-
dc.contributor.advisor1IDALVES, J. H. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2352905993796166pt_BR
dc.contributor.referee1PINHEIRO-MARIZ , Josilene.-
dc.contributor.referee2MONTEIRO, Júlio César Neves.-
dc.description.resumoNesta pesquisa, apresentamos uma experiência de leitura com poemas de Sérgio Capparelli que têm o adolescente como eu lírico em uma turma da primeira série do ensino médio. Em um contexto de pouca produção poética voltada para leitores jovens (Pinheiro, 2018) e (Silva, 2009), a obra de Sérgio Capparelli destaca-se pela qualidade estética e pela temática. Para isso, apoiamo-nos em uma perspectiva metodológica mais interativa da relação entre o texto poético e o leitor, utilizando, principalmente, o método performático, sistematizado por Oliveira (2018) a partir dos estudos de performance de Zumthor (2018). Lançamos mão das reflexões de Jauss e Iser (1979) sobre a recepção de textos literários e nos apropriamos da concepção do método recepcional de Aguiar e Bordini (1988). Dessa forma, tivemos como objetivo geral analisar uma experiência de leitura utilizando o método performático, enquanto jogo vocal e corporal, com poemas juvenis de Sérgio Capparelli. Nossos objetivos específicos foram: discutir sobre a poesia juvenil na literatura brasileira; apresentar a obra poética de Sérgio Capparelli voltada para o jovem; refletir sobre os efeitos de vocalização e de movimentação corporal na descoberta de possíveis sentidos, a partir do encontro dos alunos com o texto poético enquanto jogo. Fundamentamo-nos ainda nos estudos de Antunes (2013), Cademartori (2012) e Souza (2001) sobre a literatura juvenil, assim como Salles (2012) e Machado (2012) ao refletirem sobre a poesia infantil e juvenil. Encontramos na abordagem performática uma aproximação com a poesia que foi bem vinda pelos alunos, os quais acolheram os textos poéticos em seus movimentos e discussões revelando assim que tiveram uma experiência estética condizente com aquilo que Jauss (1979) chama de poiesis, em que os leitores recriam os poemas como seus de acordo com suas vivências e reflexões.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguagempt_BR
dc.title“Eu não sabia que podia fazer isto”: poesia em performance na formação de leitores adolescentes.pt_BR
dc.date.issued2020-10-30-
dc.description.abstractIn this research, we present an experience of reading with poems by Sérgio Capparelli that has the teenager as the lyrical subject in a class of the first grade of high school. In a context of few poetic productions aimed at young readers (Pinheiro, 2018) and (Silva, 2009), Sérgio Capparelli's work stands out for its aesthetic quality and the theme. To that end, we rely on a more interactive methodological perspective of the relationship between the poetic text and the reader, using mainly the performance method, systematized by Oliveira (2018) based on Zumthor's (2018) performance studies. We used Jauss and Iser's (1979) reflections about the reception of literary texts, and we also appropriated the conception of the reception method by Aguiar and Bordini (1988). Thus, our main objective was to analyze a reading experience that uses the performance method, as a vocal and corporal game, with juvenile poems by Sérgio Capparelli. Our specific objectives were: to discuss juvenile poetry in Brazilian literature; to present Sérgio Capparelli's poetic piece aimed at young people; to reflect upon the effects of vocalization and body movement in the discovery of possible meanings of the poetic text, as a game, by the encounter of the students with it. We based on the studies of Antunes (2013), Cademartori (2012), and Souza (2001) about youth literature, as well as the reflections of Salles (2012) and Machado (2012) about children and juvenile poetry. We found in the performative approach a poetic approximation that was welcomed by the students, who entertained the poetic texts in their movements and discussions. Thus revealing they had a consistent aesthetic experience with what Jauss (1979) calls poiesis, in which readers recreate the poems as theirs according to their experiences and reflections.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17920-
dc.date.accessioned2021-04-05T14:09:46Z-
dc.date.available2021-04-05-
dc.date.available2021-04-05T14:09:46Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectPoesia Juvenilpt_BR
dc.subjectEnsino de Poesiapt_BR
dc.subjectPoesia em Performancept_BR
dc.subjectSérgio Capparellipt_BR
dc.subjectJuvenile Poetrypt_BR
dc.subjectPoetry Teachingpt_BR
dc.subjectPoetry in Performancept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARBOZA, Lívia Marbelle Oliveira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternative“I didn't know I could do this”: poetry in performance in the training of teen readers.pt_BR
dc.identifier.citationBARBOZA, L. M. O. “Eu não sabia que podia fazer isto”: poesia em performance na formação de leitores adolescentes. 2020. 118 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17920pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LÍVIA MARBELLE OLIVEIRA BARBOZA – DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2020.pdfLívia Marbelle Oliveira Barboza - Dissertação PPGLE CH 20201.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.