Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1792
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDROCHA, E. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9186148731092849pt_BR
dc.contributor.advisor1CABRAL, Benedita Edina da Silva Lima.-
dc.contributor.advisor1IDCABRAL, B. E. S. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7589519166746253pt_BR
dc.contributor.referee1GIBSON, Magnólia.-
dc.contributor.referee2EULÁLIO, Maria do Carmo Eulálio.-
dc.description.resumoO presente trabalho é o resultado de minha pesquisa sobre as experiências de alfabetização para idosos beneficiados por políticas de inclusão e participação em grupos para terceira idade. A metodologia etnográfica baseou-se em observação direta da prática pedagógica no projeto de Educação de Jovens e Adultos realizado no Centro Municipal de Convivência do Idoso da Prefeitura Municipal de Campina Grande - PB, no período de 2006. As conclusões permitem mostrar que mesmo tardiamente a educação é benéfica, trazendo resultados positivos para os idosos. Além disso, verificou-se que a alfabetização contribuiu para qualificar o idoso, tornando-o um novo cidadão, consciente de seus direitos, melhor sintonizado com as transformações sociais e mais determinados a lutar contra preconceitos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleExperiências individuais de envelhecimento: estigmas e a alfabetização na terceira idade.pt_BR
dc.date.issued2007-12-
dc.description.abstracthe present paper is the result of my research about the experiences of alphabetization for old people benefited by polities of inclusion and participation in groups for the third age. The ethnographie methodology is based on direct observation of pedagogie practice in the project of Young and Adults Education realized at Centro Municipal de Convivência do idoso in Campina Grande Council, in 2006. The conclusions permit to show that even lately the education is benefíc, bringing positive results for the old people. Besides, it was observed that alphabetization contributed to qualify old peoplo, making them new citizens. conscious of their rights, aware to the social transformations and more determined to fight against prejudicespt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1792-
dc.date.accessioned2018-09-24T19:33:10Z-
dc.date.available2018-09-24-
dc.date.available2018-09-24T19:33:10Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnvelhecimentopt_BR
dc.subjectTerceira idadept_BR
dc.subjectAlfabetização na terceira idadept_BR
dc.subjectIdosopt_BR
dc.subjectEducação de idosospt_BR
dc.subjectAgingpt_BR
dc.subjectOld peoplept_BR
dc.subjectEducation of the elderlypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorROCHA, Elânia de Moura.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeIndividual experiences of aging: stigmata and literacy in old age.pt_BR
dc.identifier.citationROCHA, Elânia de Moura. Experiências individuais de envelhecimento: estigmas e a alfabetização na terceira idade. 2007. 116f. (Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1792pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELÂNIA DE MOURA ROCHA - DISSERTAÇÃO PPGCS CH 2007.pdfElânia de Moura Rocha - Dissertação PPGCS CH 2007.20.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.