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Title: Poesia infantil e formação continuada: reverberações na sala de aula
Other Titles: Children's poetry and continuing education: reverberations in the classroom.
???metadata.dc.creator???: FÉLIX, Albaneide Maria da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALVES, José Hélder Pinheiro.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Márcia Tavares.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FARIA, Evangelina Maria Brito de.
???metadata.dc.contributor.referee3???: NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.
Keywords: Poesia infantil;Children's poetry;Formação continuada;Educación continua;Continuing education;Alfabetização;Literacy;Literatura;Ou isto ou aquilo;O esto o aquello;Or this or that
Issue Date: 26-Feb-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FÉLIX, A. M. da S. Poesia infantil e formação continuada: reverberações na sala de aula. 2021. 148 f. (Dissertação de Mestrado em Linguagem e Ensino), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17930
???metadata.dc.description.resumo???: A partir da constatação de que a abordagem do poema no ciclo de alfabetização enfrenta problemas dos mais diversos, realizamos uma pesquisa voltada para a formação de professores, tendo como foco a vivência com a poesia infantil com os referidos profissionais. Elegemos como objetivo geral: analisar as possíveis reverberações das práticas de leituras de poemas em salas de alfabetização a partir de uma experiência de formação continuada com os professores alfabetizadores do Município de Boa Vista – PB. Os objetivos específicos foram os seguintes: 1. Contextualizar os encontros de formações continuadas oferecidos aos professores do ciclo de alfabetização e discutir a abordagem predominante nas práticas desses profissionais, quanto ao ensino de poesia infantil. 2. Refletir, mais detidamente, sobre a obra Ou isto ou aquilo, observando os recursos expressivos, estéticos, bem como os temas mais recorrentes nos poemas; 3. Analisar o processo de transposição da vivência dos poemas infantis do espaço da formação continuada para a sala de aula do ciclo de alfabetização. A pesquisa é de natureza qualitativa, exploratória e levantamento bibliográfico. O percurso metodológico privilegiou a leitura oral dos poemas pelos professores e, consequentemente, das crianças. Trabalhou-se, no decorrer do experimento, com poemas do livro Ou isto ou aquilo, de Cecília Meireles (2012), bem como com poemas de diferentes autores(as). A fundamentação teórica esteve alicerçada nos estudos de Jauss (1979) da teoria da recepção; Tardif (2014) sobre os saberes docentes; Imbernón (2004) quanto à formação docente; Aguiar e Bordini (1988), sobre o método recepcional de ensino; Bordini (1986) trata da poesia infantil. Também nos guiou o pensamento de Freire (1996) e as reflexões teóricometodológicas de Pinheiro (2000 e 2018), dentre outros. Os resultados demonstram que um percurso formativo bem planejado, envolvendo os profissionais em seu contexto tem reflexos claros no cotidiano da sala de aula. Os dados da pesquisa revelaram que os professores fizeram, a seu modo, diferentes transposições didáticas do que estudaram e experimentaram na formação para a sala de aula.
Abstract: Based on the observation that the approach of the poem in the literacy cycle faces the most diverse problems, we performed a research aimed to teacher‟s education, focusing on the children's poetry experience with these professionals. We elected as a general objective: to analyze the possible reverberations of the poetry reading practices in literacy classes from an experience of continuing education with literacy teachers in the city of Boa Vista - PB. The specific objectives were as follows: 1. To contextualize the continuing education meetings offered to teachers in the literacy cycle and to discuss the predominant approach in the practices of these professionals regarding the teaching of children's poetry. 2. To reflect, more closely, upon the piece Ou Isto ou aquilo, observing the expressive and the aesthetic resources, as well as the most recurring themes in the poems; 3. To analyze the process of transposing the experience of children's poems from the space of continuing education to the classroom of the literacy cycle. The research is of a qualitative, exploratory, and bibliographic nature. The methodological path privileged the oral reading of the poems by the teachers and, consequently, by the children. During the experiment, we worked with poems from the book Ou isto ou aquilo, by Cecília Meireles (2012), as well as with poems by different authors. The theoretical foundation was based upon Jauss (1979) studies of reception theory; Tardif (2014) about teaching knowledges; Imbernón (2004) regarding teacher education; Aguiar and Bordini (1988) about reception teaching method; Bordini (1986) children‟s poetry. It also guided us the thoughts of Freire (1996) and the theoretical-methodological reflections from Pinheiro (2000 and 2018), among others. The results reveal that a well-planned educational path, involving professionals in their context, has clear reflexes in the daily classrooms. The research data revealed that the teachers did, in their own way, different didactic transpositions than the ones they studied and experienced in the classroom education.
Keywords: Poesia infantil
Children's poetry
Formação continuada
Educación continua
Continuing education
Alfabetização
Literacy
Literatura
Ou isto ou aquilo
O esto o aquello
Or this or that
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17930
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

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