Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17937
Title: A música como instrumento de aprendizagem de vocabulário em língua inglesa: experiência com uma sequência de atividades didáticas em uma turma do ensino médio.
Other Titles: Music as an instrument for learning vocabulary in English: experience with a sequence of didactic activities in a high school class.
???metadata.dc.creator???: FARIAS, Ana Paula Barbosa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MONTEIRO, Vivian.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NÓBREGA , Carmen Verônica de Almeida Ribeiro.
???metadata.dc.contributor.referee2???: COSTA, Marco Antônio Margarido.
Keywords: Música e ensino de inglês;Ensino de inglês;Música como recurso didático;Sequências didáticas - ensino de inglês;Música na sala de aula;Music and English teaching;Teaching English;Music as a teaching resource;Teaching sequences - teaching English;Music in the classroom
Issue Date: 10-Dec-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FARIAS, Ana Paula Barbosa. A música como instrumento de aprendizagem de vocabulário em língua inglesa: experiência com uma sequência de atividades didáticas em uma turma do ensino médio. 2020. 78f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17937http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17937
???metadata.dc.description.resumo???: Professores de inglês comumente adotam músicas em suas aulas, porém os alunos podem ter dificuldade de compreensão do vocabulário das canções; então, se as atividades que as envolvem não forem sistematizadas sob o alicerce de um embasamento teórico, correm o risco de enveredarem pelo caminho do ludismo, não proporcionando aprendizagem efetiva. Uma alternativa de sistematização das atividades de vocabulário para a compreensão da letra da canção é a sequência de atividades didáticas (SAD), oriunda do termo sequência didática (SD), cunhado por Schneuwly e Dolz (2004). A presente pesquisa, portanto, visa a investigar quais as possíveis contribuições de uma autorreflexão da prática docente de uma professora em formação durante a aplicação de uma SAD com a música Price Tag para a compreensão de vocabulário em língua inglesa por alunos do Ensino Médio de uma escola pública paraibana. Os principais autores do aporte teórico são Murphey (1990), Dantas e Félix (2006), Costa- Hübes e Simioni (2014), Oliveira (2015), Cani e Coscarelli (2016), entre outros. A abordagem desta pesquisa é qualitativa (GIL, 2002), pois houve na pesquisadora a preocupação de interpretar e compreender comportamentos e opiniões da população objeto da investigação. Como também quantitativa (GIL, op.cit.) pois a pesquisadora documentou parte dos dados obtidos em gráficos estatísticos. Trata-se de um estudo de caso porque volta-se para a investigação de um único objeto, no caso, uma SAD aplicada por uma estagiária em uma turma. Os resultados mostram que, em geral, a SAD envolveu questões pertinentes e não pertinentes ao aporte teórico que a fundamentava; as ações da estagiária demonstravam avanços e recuos em direção a um ensino de vocabulário mais contemporâneo e os alunos responderam positivamente à abordagem de ensino da estagiária, mesmo diante das dificuldades.
Abstract: English teachers commonly use songs in their classes; however, students may find it difficult to understand the vocabulary of the songs; so, if the activities that involve them are not systematized under a theoretical foundation, teachers are at risk of lecturing for entertainment, not providing effective learning. An alternative for systematizing vocabulary activities to understand the lyrics of the song is a Sequence of Didactic Activities (SDA), originating from the term Didactic Sequence (DS), coined by Schneuwly and Dolz (2004). The present research, therefore, aims to investigate the possible contributions of a self-reflection of the teaching practice of a teacher in training during the application of a SDA with a song called the Price Tag song to help high school students from a public school located in Paraíba understand vocabulary in English. The main authors of the theoretical foundation are Murphey (1990), Dantas and Félix (2006), Costa-Hübes and Simioni (2014), Oliveira (2015), Cani and Coscarelli (2016), among others. The approach of this research is qualitative (GIL, 2002), as there was a concern in the researcher to interpret and understand the behavior and opinions of the population object of the investigation. As well, it is quantitative (GIL, op.cit.) because the researcher documented part of the data obtained in statistical graphs. It is a case study because it focuses on the investigation of a single object, in this case, the SDA applied by an intern to a group of students. The results show that, in general, the SDA involved pertinent and nonpertinent questions according to the theory that supported it; the intern's actions showed advances and setbacks towards a more contemporary vocabulary teaching, and the students responded positively to the intern's teaching approach, even in the face of difficulties.
Keywords: Música e ensino de inglês
Ensino de inglês
Música como recurso didático
Sequências didáticas - ensino de inglês
Música na sala de aula
Music and English teaching
Teaching English
Music as a teaching resource
Teaching sequences - teaching English
Music in the classroom
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17937
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA PAULA BARBOSA FARIAS - TCC LETRAS - LÍNGUA INGLESA 2020.pdfAna Paula Barbosa Farias - TCC LETRAS- Língua Inglesa CH 2020.869.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.