Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17945
Title: O ensino de língua inglesa para crianças por meio de atividades lúdicas.
Other Titles: English language teaching to children through play activities.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Arthur Costa de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: COSTA, Marco Antônio Margarido.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALMEIDA, Normando de Brito de.
Keywords: Ensino de língua inglesa - crianças;Educação infantil - língua inglesa;Educação lúdica;Atividades lúdicas - ensino de inglês;Ensino de língua estrangeira - inglês;Ensino de inglês para crianças;Contação de histórias - ensino de inglês;Língua inglesa na educação infantil;Ludicidade - ensino de língua inglesa;Multiletramentos e multimodalidades;Estágio supervisionado em língua inglesa;Unidade Acadêmica de Educação Infantil - UAEI UFCG - Estágio;English Language Teaching - Children;Early childhood education - English language;Playful education;Playful activities - teaching English;Foreign Language Teaching - English;Teaching English to Children;Storytelling - teaching English;English language in early childhood education;Playfulness - English language teaching;Multi-tools and multimodalities;Supervised internship in English;Academic Unit of Early Childhood Education - UAEI UFCG - Internship
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Arthur Costa de. O ensino de língua inglesa para crianças por meio de atividades lúdicas. 2016. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17945
???metadata.dc.description.resumo???: O ensino de língua inglesa para crianças tem sido bastante discutido nos nossos dias. Alguns autores afirmam que estamos vivenciando o ressurgimento dessa área e que há uma pressão para que a aprendizagem de línguas ocorra na infância, uma vez que pode haver facilidade em aprender um novo idioma durante esta fase da vida. A facilidade que as crianças têm no aprendizado de línguas estrangeiras e a minha vivência no acompanhamento do planejamento das aulas da 1ª turma do “Estágio de Língua Inglesa: Educação Infantil e 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental”, assim como o nosso próprio interesse pelo ensino de inglês para crianças, motivou-nos a realizar esta pesquisa. Este estudo focaliza atividades com aspectos lúdicos em 18 planos de aulas e trechos de professores-estagiários retirados de três relatórios que foram elaborados em um estágio supervisionado no ano de 2013. Esta pesquisa tenciona responder a duas questões: (1) Quais atividades lúdicas são utilizadas por professores estagiários de Língua inglesa na Educação Infantil na UAEI e com que frequência essas atividades ocorrem? e (2) Qual é avaliação dos estagiários a respeito das atividades desenvolvidas durante o período de regência de aulas? Os resultados revelam que das 28 atividades que foram analisadas e classificadas como atividades lúdicas 17 são atividades com brincadeiras realizadas em sala de aula; 7 são atividades realizadas com músicas mostradas em vídeos com imagens e 4 são atividades realizadas com contação de histórias com o uso de fantoches ou cenário com imagens. Após esta categorização foi feita uma reflexão a partir dos excertos retirados dos três relatórios elaborados no estágio supervisionado e um dos resultados da análise é que a criança necessita da brincadeira e ela aprende brincando, pois se por um lado as crianças passam certo tempo interagindo entre si, ao mesmo tempo desenvolvem especificidades linguísticas no idioma em aprendizagem.
Abstract: The English language teaching for children has been widely discussed today. Some authors say that we are experiencing a resurgence of this area and that there is a pressure that language learning occurs in childhood, since it can be easy to learn a new language during this time of life. The facility that children have for learning foreign languages and my experience in monitoring the planning of the classes of the 1st class of the "English Language Training: Kindergarten and 1st and 2nd cycles of Basic Education", as well as our own interest in teaching English to children, motivated us to conduct this research. This study focuses on playful activities in 18 lesson plans and excerpts of teachers-trainees removed from three reports were drawn up in a supervised training in 2013. This research intends to answer two questions: (1) What playful activities are used by English-speaking teachers-treinee in kindergarten in UAEI and how often do these activities take place? and (2) What is the evaluation of trainees about the activities developed during the period of conducting classes? The results show that among 28 activities that were analyzed and classified as playful activities, 17 are activities with games performed in the classroom; 7 are activities with songs shown in videos with images and 4 are activities with storytelling using puppets or backdrop with images. After this categorization was made a reflection from the excerpts taken from the three reports prepared in supervised training and one of the test results is that the child needs the joke and she learns by playing, because if on one hand children spend some time interacting with each other, at the same time they develop linguistic specificities during the language learning.
Keywords: Ensino de língua inglesa - crianças
Educação infantil - língua inglesa
Educação lúdica
Atividades lúdicas - ensino de inglês
Ensino de língua estrangeira - inglês
Ensino de inglês para crianças
Contação de histórias - ensino de inglês
Língua inglesa na educação infantil
Ludicidade - ensino de língua inglesa
Multiletramentos e multimodalidades
Estágio supervisionado em língua inglesa
Unidade Acadêmica de Educação Infantil - UAEI UFCG - Estágio
English Language Teaching - Children
Early childhood education - English language
Playful education
Playful activities - teaching English
Foreign Language Teaching - English
Teaching English to Children
Storytelling - teaching English
English language in early childhood education
Playfulness - English language teaching
Multi-tools and multimodalities
Supervised internship in English
Academic Unit of Early Childhood Education - UAEI UFCG - Internship
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17945
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTHUR COSTA DE OLIVEIRA - TCC LETRAS - LÍNGUA INGLESA 2016.pdfArthur Costa de Oliveira - TCC LETRAS- Língua Inglesa 2016.339.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.