Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17945
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, A. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2240060632575284pt_BR
dc.contributor.advisor1COSTA, Marco Antônio Margarido.
dc.contributor.advisor1IDCOSTA, M. A. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7215425152123749pt_BR
dc.contributor.referee1ALMEIDA, Normando de Brito de.
dc.description.resumoO ensino de língua inglesa para crianças tem sido bastante discutido nos nossos dias. Alguns autores afirmam que estamos vivenciando o ressurgimento dessa área e que há uma pressão para que a aprendizagem de línguas ocorra na infância, uma vez que pode haver facilidade em aprender um novo idioma durante esta fase da vida. A facilidade que as crianças têm no aprendizado de línguas estrangeiras e a minha vivência no acompanhamento do planejamento das aulas da 1ª turma do “Estágio de Língua Inglesa: Educação Infantil e 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental”, assim como o nosso próprio interesse pelo ensino de inglês para crianças, motivou-nos a realizar esta pesquisa. Este estudo focaliza atividades com aspectos lúdicos em 18 planos de aulas e trechos de professores-estagiários retirados de três relatórios que foram elaborados em um estágio supervisionado no ano de 2013. Esta pesquisa tenciona responder a duas questões: (1) Quais atividades lúdicas são utilizadas por professores estagiários de Língua inglesa na Educação Infantil na UAEI e com que frequência essas atividades ocorrem? e (2) Qual é avaliação dos estagiários a respeito das atividades desenvolvidas durante o período de regência de aulas? Os resultados revelam que das 28 atividades que foram analisadas e classificadas como atividades lúdicas 17 são atividades com brincadeiras realizadas em sala de aula; 7 são atividades realizadas com músicas mostradas em vídeos com imagens e 4 são atividades realizadas com contação de histórias com o uso de fantoches ou cenário com imagens. Após esta categorização foi feita uma reflexão a partir dos excertos retirados dos três relatórios elaborados no estágio supervisionado e um dos resultados da análise é que a criança necessita da brincadeira e ela aprende brincando, pois se por um lado as crianças passam certo tempo interagindo entre si, ao mesmo tempo desenvolvem especificidades linguísticas no idioma em aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleO ensino de língua inglesa para crianças por meio de atividades lúdicas.pt_BR
dc.date.issued2016
dc.description.abstractThe English language teaching for children has been widely discussed today. Some authors say that we are experiencing a resurgence of this area and that there is a pressure that language learning occurs in childhood, since it can be easy to learn a new language during this time of life. The facility that children have for learning foreign languages and my experience in monitoring the planning of the classes of the 1st class of the "English Language Training: Kindergarten and 1st and 2nd cycles of Basic Education", as well as our own interest in teaching English to children, motivated us to conduct this research. This study focuses on playful activities in 18 lesson plans and excerpts of teachers-trainees removed from three reports were drawn up in a supervised training in 2013. This research intends to answer two questions: (1) What playful activities are used by English-speaking teachers-treinee in kindergarten in UAEI and how often do these activities take place? and (2) What is the evaluation of trainees about the activities developed during the period of conducting classes? The results show that among 28 activities that were analyzed and classified as playful activities, 17 are activities with games performed in the classroom; 7 are activities with songs shown in videos with images and 4 are activities with storytelling using puppets or backdrop with images. After this categorization was made a reflection from the excerpts taken from the three reports prepared in supervised training and one of the test results is that the child needs the joke and she learns by playing, because if on one hand children spend some time interacting with each other, at the same time they develop linguistic specificities during the language learning.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17945
dc.date.accessioned2021-04-06T18:32:34Z
dc.date.available2021-04-06
dc.date.available2021-04-06T18:32:34Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de língua inglesa - criançaspt_BR
dc.subjectEducação infantil - língua inglesapt_BR
dc.subjectEducação lúdicapt_BR
dc.subjectAtividades lúdicas - ensino de inglêspt_BR
dc.subjectEnsino de língua estrangeira - inglêspt_BR
dc.subjectEnsino de inglês para criançaspt_BR
dc.subjectContação de histórias - ensino de inglêspt_BR
dc.subjectLíngua inglesa na educação infantilpt_BR
dc.subjectLudicidade - ensino de língua inglesapt_BR
dc.subjectMultiletramentos e multimodalidadespt_BR
dc.subjectEstágio supervisionado em língua inglesapt_BR
dc.subjectUnidade Acadêmica de Educação Infantil - UAEI UFCG - Estágiopt_BR
dc.subjectEnglish Language Teaching - Childrenpt_BR
dc.subjectEarly childhood education - English languagept_BR
dc.subjectPlayful educationpt_BR
dc.subjectPlayful activities - teaching Englishpt_BR
dc.subjectForeign Language Teaching - Englishpt_BR
dc.subjectTeaching English to Childrenpt_BR
dc.subjectStorytelling - teaching Englishpt_BR
dc.subjectEnglish language in early childhood educationpt_BR
dc.subjectPlayfulness - English language teachingpt_BR
dc.subjectMulti-tools and multimodalitiespt_BR
dc.subjectSupervised internship in Englishpt_BR
dc.subjectAcademic Unit of Early Childhood Education - UAEI UFCG - Internshippt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Arthur Costa de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEnglish language teaching to children through play activities.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Arthur Costa de. O ensino de língua inglesa para crianças por meio de atividades lúdicas. 2016. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17945pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTHUR COSTA DE OLIVEIRA - TCC LETRAS - LÍNGUA INGLESA 2016.pdfArthur Costa de Oliveira - TCC LETRAS- Língua Inglesa 2016.339.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.