Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17950
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLIMA, E. M. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6531148454222559pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Cleydstone Chaves dos.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, C. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0225728973112649pt_BR
dc.contributor.referee1BRANCO, Sinara de Oliveira.-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como finalidade apresentar uma discussão sobre aquisição oral de segunda língua (L2) por crianças da pré-escola mediada por sua língua mãe (L1). Apresentaremos os pressupostos teóricos do nosso trabalho baseados nos estudo de Vygotsky (1984) e outros pesquisadores que estudam a língua mãe em contextos bilíngues ( Atkinson, 1987; Auerbach, 1993; Cook, 1999; Mello, 2004; Mello 2009). A análise será feita através de uma investigação a respeito da frequência do uso da L1 durante a aquisição de L2, levando em consideração dois aspectos importantes: com que propósitos a língua materna foi usada durante as interações ocorridas em sala de aula l2 e as implicações causadas por este uso. Os resultados obtidos através da análise corroboram com nossa hipótese que a L1, de forma positiva, interfere na aquisição de uma segunda língua de crianças que estão na pré-escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleO papel da L1 na aquisição de vocabulário de L2 na pré-escola.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.description.abstractThis research aims to present a discussion on oral acquisition of second language (L2) by preschool children mediated by their mother language (L1). We will present the theoretical assumptions of our work based on the studies of Vygotsky (1984) and other researchers who study the mother tongue in bilingual contexts (Atkinson, 1987; Auerbach, 1993; Cook, 1999; Mello, 2004; Mello 2009). The analysis will be made through an investigation regarding the frequency of the use of L1 during the acquisition of L2, taking into account two important aspects: for what purposes the mother tongue was used during the interactions that occurred in classroom l2 and the implications caused for this use. The results obtained through the analysis corroborate our hypothesis that L1, in a positive way, interferes with the acquisition of a second language of children who are in preschool.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17950-
dc.date.accessioned2021-04-06T20:04:32Z-
dc.date.available2021-04-06-
dc.date.available2021-04-06T20:04:32Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLíngua materna - importância para a segunda línguapt_BR
dc.subjectSegunda língua - aprendizadopt_BR
dc.subjectAquisição de vocabulário - segunda línguapt_BR
dc.subjectContextos bilíngues - aprendizagempt_BR
dc.subjectAquisição oral de segunda línguapt_BR
dc.subjectLíngua mãe em contextos bilínguespt_BR
dc.subjectTeoria da mediaçãopt_BR
dc.subjectDisposição de aprender - criançapt_BR
dc.subjectCriança e disposição de aprenderpt_BR
dc.subjectZona de Desenvolvimento Proximalpt_BR
dc.subjectLíngua inglesa como segunda línguapt_BR
dc.subjectInglês como língua estrangeirapt_BR
dc.subjectMother tongue - importance for the second languagept_BR
dc.subjectSecond language - learningpt_BR
dc.subjectVocabulary acquisition - second languagept_BR
dc.subjectBilingual contexts - learningpt_BR
dc.subjectOral acquisition of second languagept_BR
dc.subjectMother tongue in bilingual contextspt_BR
dc.subjectMediation theorypt_BR
dc.subjectWillingness to learn - childpt_BR
dc.subjectChild and willingness to learnpt_BR
dc.subjectProximal Development Zonept_BR
dc.subjectEnglish as a second languagept_BR
dc.subjectEnglish as a foreign languagept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Emmeline Milene Firmino de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe role of L1 in the acquisition of L2 vocabulary in preschool.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Emmeline Milene Firmino de. O papel da L1 na aquisição de vocabulário de L2 na pré-escola. 2010. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17950pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EMMELINE MILENE FIRMINO DE LIMA - TCC LETRAS - LÍNGUA INGLESA 2010.pdfEmmeline Milene Firmino de Lima - TCC LETRAS - Língua Inglesa CH 2010..5.73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.