Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17956
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDPEDROZA, I. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6483161948675949pt_BR
dc.contributor.advisor1ALMEIDA, Normando Brito de.-
dc.contributor.advisor1IDALMEIDA, N. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7086998010231073pt_BR
dc.contributor.referee1BRANCO, Sinara de Oliveira.-
dc.contributor.referee2SILVA, Suênio Stevenson Tomaz da.-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar quais as crenças mais recorrentes de professores de inglês de uma escola de idiomas da cidade de Campina Grande, no tocante a Abordagem Comunicativa no ensino/aprendizagem de Língua Inglesa, bem como relacionar essas crenças com as técnicas e estrategias de ensino desses professores. A Abordagem Comunicativa tem sido objeto de estudo de diversos trabalhos acadêmicos desde seu surgimento, visto que por se tratar de uma abordagem e não de um método, como as formas de ensino que a precederam, a Abordagem Comunicativa possui um conjunto de princípios que necessitam ser reconhecidos para que possa ser utilizada adequadamente. Esse trabalho é classificado como pesquisa descritiva, visto que a coleta de dados foi feita através de um questionário aplicado aos professores que foi elaborado com o objetivo de diagnosticar as crenças mais recorrentes com relação a AC por parte dos participantes da pesquisa. A fim de propiciar uma melhor compreensão acerca do que e" a Abordagem Comunicativa, esse trabalho apresenta os pressupostos teóricos e as principais características da referida abordagem, juntamente com uma breve contextualização a respeito do que são crenças no âmbito da Lingüística Aplicada. Ao realizar este trabalho, foi possível perceber que as crenças com relação a Abordagem Comunicativa e as técnicas e estrategias de ensino adotadas pelos professores em questão, em grande parte se harmonizam com os pressupostos teóricos dessa abordagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleCrenças dos professores acerca da Abordagem Comunicativa (AC).pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the most recurrent English teachers' beliefs in a language school located in Campina Grande, regarding the Communicative Approach and considering the teaching learning process of English, by relating these beliefs to the teachers' techniques and strategies of teaching. The Communicative Approach has been the object of study of a variety of academic projects since it has come up as an approach. By being an approach and not a method, unlike the forms of teaching that preceded it, the Communicative Approach has a number of principles which need to be recognized so that it can be used properly. This research is classified as descriptive because it was performed through a questionnaire applied to the teachers that was created to verify the most relevant teachers' beliefs who took part as volunteers about the AC. In order to enable a better understanding of what the Communicative Approach is, this work presents the theoretical assumptions and the main features of this approach, along with a brief description about beliefs in the context of Applied Linguistics. While doing this research, it was possible to notice that the beliefs related to the Communicative Approach, as well as the techniques and teaching strategies adopted by professors involved in this work to a great extent are in tune with the theoretical assumptions of this approach.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17956-
dc.date.accessioned2021-04-06T21:48:49Z-
dc.date.available2021-04-06-
dc.date.available2021-04-06T21:48:49Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCrenças de professorespt_BR
dc.subjectAbordagem comunicativapt_BR
dc.subjectEnsino de língua inglesapt_BR
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectTeachers' beliefspt_BR
dc.subjectCommunicative approachpt_BR
dc.subjectEnglish language teachingpt_BR
dc.subjectApplied Linguisticspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPEDROZA, Ithyara Meneses.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeachers' beliefs about the Communicative Approach (CA).pt_BR
dc.identifier.citationPEDROZA, Ithyara Meneses. Crenças dos professores acerca da Abordagem Comunicativa (AC). 2015. 60f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17956pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ITHYARA MENESES PEDROZA - TCC LETRAS - LÍNGUA INGLESA 2015.pdfIthyara Meneses Pedroza - TCC LETRAS - Língua Inglesa CH 2015.8.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.