Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17960
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, J. D. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3246652623899229pt_BR
dc.contributor.advisor1QUEIROZ, Amílcar Rabelo de.-
dc.contributor.advisor1IDQUEIROZ, A. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2539681588857036pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Alex de Albuquerque.-
dc.contributor.referee2BRITO, Francisco de Assis de.-
dc.description.resumoNesse trabalho temos por objetivo estudar e entender diversos conceitos relacionados a cosmologia padrão e a teoria de perturbação cosmológica. Nessa dissertação fornecemos uma base de fundamentos teóricos para esse estudo. Após revisarmos vários aspectos do modelo cosmológico padrão, estendemos nosso estudo em cosmologia para abordarmos os desvios da homogeneidade do Universo. Pequenas perturbações na homogeneidade podem-se desenvolver em determinados períodos e fases do nosso Universo e tais perturbações estão relacionadas à instabilidade gravitacional. O crescimento das inomogeneidades pode ser estudado através do formalismo de uma teoria perturbativa de primeira ordem. Tal mecanismo deu início a formação das estruturas que vemos no Universo nos dias atuais. Em nosso trabalho estudamos a dinâmica dessas perturbações tanto no contexto newtoniano quanto no da relatividade geral.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqFísicapt_BR
dc.subject.cnpqCosmologiapt_BR
dc.titleUm estudo sobre teoria de perturbação cosmológica.pt_BR
dc.date.issued2020-09-24-
dc.description.abstractIn this work we aim to study and understand several concepts related to standard cosmologyand the theory of cosmological perturbation . In this dissertation we provide a base of theoretical foundations for this study. After reviewing various aspects of the standard cosmological model, we extended our study in cosmology to address deviations from the universe’s homogeneity. Small perturbation in homogeneity can develop in certain periods and phases of our Universe and such perturbations are related to gravitational instability. The growth of in homogeneities can be studied through the formalism of a first order perturbative theory. This mechanism started the formation of the structures that we see in the Universe today. In our work we have studied the dynamics of these perturbation both in the Newtonian context and in that of general relativity.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17960-
dc.date.accessioned2021-04-07T13:12:10Z-
dc.date.available2021-04-07-
dc.date.available2021-04-07T13:12:10Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectCosmologypt_BR
dc.subjectEinstein’s equationspt_BR
dc.subjectFriedmann’s equationspt_BR
dc.subjectCosmologicalpt_BR
dc.subjectPerturbationspt_BR
dc.subjectCosmologiapt_BR
dc.subjectEquações de Einsteinpt_BR
dc.subjectEquações de Friedmannpt_BR
dc.subjectPerturbações cosmológicaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Joás Davi Lopes da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA study on cosmological disturbance theory.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationSILVA, J. D. L. da. Um estudo sobre teoria de perturbação cosmológica. 2020. 72 f. Dissertação (Mestrado em Física) – Programa de Pós-Graduação em Física, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17960pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Física.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOÁS DAVI LOPES DA SILVA – DISSERTAÇÃO (PPGF) CCT 2020.pdfJoás Davi Lopes da Silva– DISSERTAÇÃO (PPGF) CCT 20201.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.