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Title: Entre pássaros e humanos: humanização e tragicidade em contos de Oscar Wilde.
Other Titles: Between birds and humans: humanization and tragicity in Oscar Wilde's short stories.
???metadata.dc.creator???: PINTO, Jorge Alves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Suênio Stevenson Tomaz da.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: LIMA, Danielle Dayse Marques de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CALDAS, Viviane de.
Keywords: Literatura irlandesa;Oscar Wilde - contos;Tragicidade - literatura irlandesa;Humanização - literatura;Contos irlandeses;Contos de Orcar Wilde;Catarse;Era Vitoriana - literatura;Literatura como instrumento humanizador;Irish Literature;Oscar Wilde - Tales;Tragicity - Irish Literature;Humanization - Literature;Irish Tales;Tales of Orcar Wilde;Catharsis;Victorian Era - Literature;Literature as a humanizing instrument
Issue Date: 2-Dec-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PINTO, Jorge Alves. Entre pássaros e humanos: humanização e tragicidade em contos de Oscar Wilde. 2020. 74f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17970
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem como objetivo investigar os contos “O Príncipe Feliz”, “A Rouxinol e a Rosa” e “O Amigo Devotado”, de Oscar Wilde, sob a ótica do conceito de humanização empregado por Antonio Candido em “A Literatura e a formação do homem” (1999) e “O Direito à Literatura” (2005), a fim de entendermos como ocorre tal processo de humanização nos contos supracitados. Traçamos considerações acerca do contexto histórico e literário de Wilde, e para tal apoiamo-nos em autores como Greenblatt (2006), Hanson (2013), Litvack (2013) e Pater (1980). E para explicar a presença da literatura infantil na Era Vitoriana, utilizamos o texto de Roberts (2002). Nosso arcabouço teórico consta de Candido (1999; 2005), Shelley (2008) e Todorov (2009) para discutir o conceito de humanização, que norteia esta pesquisa, além da Poética de Aristóteles. Empregamos a Poética , pois consideramos os contos de Wilde como ações trágicas e o tratado aristotélico é uma valiosa ferramenta para os estudos do trágico, além de apresentar, em certa medida, conceitos flexíveis possíveis de serem aplicados ao gênero narrativo. Como forma de aprofundar os conceitos apresentados por Aristóteles, nos apoiamos em Luna (2005), em seus estudos sobre a ação trágica. Para a análise foram selecionados três contos de Oscar Wilde retirados do livro The Happy Prince and other Tales [(1888) 2018], [O Príncipe Feliz e outras histórias], nos quais é possível vislumbrar e discutir as noções aristotélicas de bondade, hamartia e hybris , catástrofe, terror e piedade. Diante da articulação desses conceitos com a noção de humanização, chegamos à constatação de que os contos de Wilde, enquanto ações trágicas, tendem a provocar a catarse na recepção. A catarse, por sua vez, potencializa o processo de humanização pela literatura, uma vez que na experiência trágica está inserida a noção humanizadora de boa disposição para com o próximo, por meio de uma identificação com a personagem que sofre os resultados da ação trágica.
Abstract: This work aims to investigate Oscar Wilde’s tales “The Happy Prince”, “The Nightingale and the Rose” and “The Devoted Friend” from the perspective of the concept of humanization employed by Antonio Candido in A Literatura e a formação do homem (1999) and O Direito à Literatura (2005). We seek to understand how this humanization process occurs in the aforementioned stories. We outline considerations on Wilde’s historical and literary context based on authors such as Greenblatt (2006), Hanson (2013), Litvack (2013) and Pater (1980). To explain the presence of children’s literature in the Victorian Era, we use Roberts’ (2002) text. Our theoretical framework consists of Candido (1999; 2005), Shelley (2008) and Todorov (2009) to discuss the concept of humanization, which guides this research, in addition to Aristotle's Poetics. We use the Poetics since we consider Wilde's tales as tragic actions and the Aristotelian treatise to be a valuable tool for the studies of the tragic, in addition to presenting, to a certain extent, flexible concepts that can be applied to the narrative genre. As a means of deepening the concepts presented by Aristotle, we support our reflections on Luna (2005) and her studies on the tragic action. For the analysis, three short stories by Oscar Wilde from the book The Happy Prince and Other Tales [(1888) 2018] were selected, in which it is possible to glimpse and discuss the Aristotelian notions of kindness, hamartia and hybris, catastrophe, terror and piety. Given the articulation of these concepts with the notion of humanization, we realize that Wilde's tales, as tragic actions, tend to cause catharsis in their reception. Catharsis, in turn, enhances the humanization process through literature, for in the tragic experience is inserted the humanizing notion of good disposition towards others, through an identification with the character who suffers the results of the tragic action.
Keywords: Literatura irlandesa
Oscar Wilde - contos
Tragicidade - literatura irlandesa
Humanização - literatura
Contos irlandeses
Contos de Orcar Wilde
Catarse
Era Vitoriana - literatura
Literatura como instrumento humanizador
Irish Literature
Oscar Wilde - Tales
Tragicity - Irish Literature
Humanization - Literature
Irish Tales
Tales of Orcar Wilde
Catharsis
Victorian Era - Literature
Literature as a humanizing instrument
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17970
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa - CH

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