Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17970
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDPINTO, J. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4817632965727076pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Suênio Stevenson Tomaz da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, S. S. T.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8518389612992874pt_BR
dc.contributor.advisor2LIMA, Danielle Dayse Marques de.-
dc.contributor.advisor2IDLIMA, D. D. M.-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9749512238325534-
dc.contributor.referee1CALDAS, Viviane de.-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo investigar os contos “O Príncipe Feliz”, “A Rouxinol e a Rosa” e “O Amigo Devotado”, de Oscar Wilde, sob a ótica do conceito de humanização empregado por Antonio Candido em “A Literatura e a formação do homem” (1999) e “O Direito à Literatura” (2005), a fim de entendermos como ocorre tal processo de humanização nos contos supracitados. Traçamos considerações acerca do contexto histórico e literário de Wilde, e para tal apoiamo-nos em autores como Greenblatt (2006), Hanson (2013), Litvack (2013) e Pater (1980). E para explicar a presença da literatura infantil na Era Vitoriana, utilizamos o texto de Roberts (2002). Nosso arcabouço teórico consta de Candido (1999; 2005), Shelley (2008) e Todorov (2009) para discutir o conceito de humanização, que norteia esta pesquisa, além da Poética de Aristóteles. Empregamos a Poética , pois consideramos os contos de Wilde como ações trágicas e o tratado aristotélico é uma valiosa ferramenta para os estudos do trágico, além de apresentar, em certa medida, conceitos flexíveis possíveis de serem aplicados ao gênero narrativo. Como forma de aprofundar os conceitos apresentados por Aristóteles, nos apoiamos em Luna (2005), em seus estudos sobre a ação trágica. Para a análise foram selecionados três contos de Oscar Wilde retirados do livro The Happy Prince and other Tales [(1888) 2018], [O Príncipe Feliz e outras histórias], nos quais é possível vislumbrar e discutir as noções aristotélicas de bondade, hamartia e hybris , catástrofe, terror e piedade. Diante da articulação desses conceitos com a noção de humanização, chegamos à constatação de que os contos de Wilde, enquanto ações trágicas, tendem a provocar a catarse na recepção. A catarse, por sua vez, potencializa o processo de humanização pela literatura, uma vez que na experiência trágica está inserida a noção humanizadora de boa disposição para com o próximo, por meio de uma identificação com a personagem que sofre os resultados da ação trágica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleEntre pássaros e humanos: humanização e tragicidade em contos de Oscar Wilde.pt_BR
dc.date.issued2020-12-02-
dc.description.abstractThis work aims to investigate Oscar Wilde’s tales “The Happy Prince”, “The Nightingale and the Rose” and “The Devoted Friend” from the perspective of the concept of humanization employed by Antonio Candido in A Literatura e a formação do homem (1999) and O Direito à Literatura (2005). We seek to understand how this humanization process occurs in the aforementioned stories. We outline considerations on Wilde’s historical and literary context based on authors such as Greenblatt (2006), Hanson (2013), Litvack (2013) and Pater (1980). To explain the presence of children’s literature in the Victorian Era, we use Roberts’ (2002) text. Our theoretical framework consists of Candido (1999; 2005), Shelley (2008) and Todorov (2009) to discuss the concept of humanization, which guides this research, in addition to Aristotle's Poetics. We use the Poetics since we consider Wilde's tales as tragic actions and the Aristotelian treatise to be a valuable tool for the studies of the tragic, in addition to presenting, to a certain extent, flexible concepts that can be applied to the narrative genre. As a means of deepening the concepts presented by Aristotle, we support our reflections on Luna (2005) and her studies on the tragic action. For the analysis, three short stories by Oscar Wilde from the book The Happy Prince and Other Tales [(1888) 2018] were selected, in which it is possible to glimpse and discuss the Aristotelian notions of kindness, hamartia and hybris, catastrophe, terror and piety. Given the articulation of these concepts with the notion of humanization, we realize that Wilde's tales, as tragic actions, tend to cause catharsis in their reception. Catharsis, in turn, enhances the humanization process through literature, for in the tragic experience is inserted the humanizing notion of good disposition towards others, through an identification with the character who suffers the results of the tragic action.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17970-
dc.date.accessioned2021-04-07T17:37:40Z-
dc.date.available2021-04-07-
dc.date.available2021-04-07T17:37:40Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLiteratura irlandesapt_BR
dc.subjectOscar Wilde - contospt_BR
dc.subjectTragicidade - literatura irlandesapt_BR
dc.subjectHumanização - literaturapt_BR
dc.subjectContos irlandesespt_BR
dc.subjectContos de Orcar Wildept_BR
dc.subjectCatarsept_BR
dc.subjectEra Vitoriana - literaturapt_BR
dc.subjectLiteratura como instrumento humanizadorpt_BR
dc.subjectIrish Literaturept_BR
dc.subjectOscar Wilde - Talespt_BR
dc.subjectTragicity - Irish Literaturept_BR
dc.subjectHumanization - Literaturept_BR
dc.subjectIrish Talespt_BR
dc.subjectTales of Orcar Wildept_BR
dc.subjectCatharsispt_BR
dc.subjectVictorian Era - Literaturept_BR
dc.subjectLiterature as a humanizing instrumentpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPINTO, Jorge Alves.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeBetween birds and humans: humanization and tragicity in Oscar Wilde's short stories.pt_BR
dc.identifier.citationPINTO, Jorge Alves. Entre pássaros e humanos: humanização e tragicidade em contos de Oscar Wilde. 2020. 74f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17970pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JORGE ALVES PINTO - TCC LETRAS - LÍNGUA INGLESA CH 2020.pdfJorge Alves Pinto TCC LETRAS- Língua Inglesa CH 2020.758.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.