Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17974
Title: Um estudo sobre algumas representações da língua inglesa nos cursos de extensão da UFCG.
Other Titles: A study on some representations of the English language in the UFCG extension courses.
???metadata.dc.creator???: LEITE, Juliana Cordeiro Farias.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: COSTA, Marco Antônio Margarido.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALMEIDA, Normando Brito de.
Keywords: Cursos de extensão em línguas - UFCG;Representações da língua inglesa - UFCG;Extensão universitária - línguas;Ensino de língua inglesa;Inglês como língua estrangeira;Estudo de percepção - língua inglesa;Opiniões de alunos - língua inglesa;Language extension courses - UFCG;English language representations - UFCG;University Extension - Languages;University Extension - Languages;English language teaching;English as a foreign language;Perception study - English language
Issue Date: 11-Dec-2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LEITE, Juliana Cordeiro Farias. Um estudo sobre algumas representações da língua inglesa nos cursos de extensão da UFCG. 2009. 36f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17974
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho de conclusão de curso foi idealizado com base numa vivencia em sala de aula na qual se viu a falta de vontade nos alunos de línguas estrangeiras em aprender a língua inglesa, mesmo o professor(a) mostrando-os toda influencia do inglês no mundo contemporâneo. Com as varias pesquisas que se baseiam na opinião dos professores, resolvemos explorar o tema na perspectiva dos alunos. Com isso nosso objetivo e contribuir com algumas formas de representação da língua inglesa nos cursos de extensão da Universidade Federal de Campina Grande, apresentando algumas opiniões dos aprendizes de outras línguas estrangeiras sobre a língua inglesa e explorando algumas possíveis causas que constituem algumas dessas opiniões. Aplicou-se um questionário a 20 alunos de línguas estrangeiras dos cursos de extensão da UFCG e por meio desses questionários se organizou quatro tipos de repostas para a analise, cada conjunto de respostas foi analisado em suas questões linguísticas, discursivas e com base no conceito de representação social observadas nessas respostas, encontrando-se na fundamentação teórica conceitos de representação social para ajudar nessa analise, de autores como Jovchelovitch (1994) e Sá (1993). Por fim, chega-se a conclusão que alguns alunos apresentam uma representação social negativa acerca na língua inglesa criando uma barreira a sua aprendizagem e a nossa possível contribuição como professores para inverter essa situação.
Abstract: This dissertation is designed on the basis of our experience in the classroom in which the unwillingness of the students of foreign languages in learning the English language was realized, even the teacher showing the influence of English throughout the contemporary world. We found in the searches for this work others of this theme that only base on the opinion of teachers, we decided to explore the issue from the perspective of the students. In order to contribute to some forms of representation of the English language in the extension courses at Universidade Federal de Campina Grande, with some opinions of other students of foreign languages on the English language and exploring some possible causes that contribute to some o f these reviews. We applied a questionnaire to 20 students o f foreign languages of the extension courses at UFCG and through these questionnaires four types of answers for analysis were organized, each set of responses was analyzed in its issues of linguistic, discursive and social representations observed in these responses, finding in the theoretical concepts of social representation to assist this analysis, of authors as Jovchelovitch (1994) and Sa (1993). Finally, one reaches the conclusion that some students have negative social representations about the English language by creating a barrier to their learning and our possible contribution as teachers to reverse this situation.
Keywords: Cursos de extensão em línguas - UFCG
Representações da língua inglesa - UFCG
Extensão universitária - línguas
Ensino de língua inglesa
Inglês como língua estrangeira
Estudo de percepção - língua inglesa
Opiniões de alunos - língua inglesa
Language extension courses - UFCG
English language representations - UFCG
University Extension - Languages
University Extension - Languages
English language teaching
English as a foreign language
Perception study - English language
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17974
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JULIANA CORDEIRO FARIAS LEITE - TCC LETRAS - LÍNGUA INGLESA 2009.pdfJuliana Cordeiro Farias Leite - TCC LETRAS - Língua Inglesa CH 2009.2.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.