Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17975
Title: O letramento e o livro didático Take Over: análise das seções de leitura.
Other Titles: Literacy and the textbook Take Over: analysis of reading sections.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Laryssa Barros
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MONTEIRO, Vivian.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALMEIDA, Normando Brito de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FILHO, Ricardo Rios Barreto.
Keywords: Ensino de língua inglesa;Língua inglesa - ensino;Livro didático de inglês;Letramento e livro didático - inglês;Análise de livro didático - inglês;Take Over - livro didático;Linguagem e letramento;Leitura em língua inglesa;English language teaching;English language - teaching;English textbook;Literacy and textbook - English;Textbook Analysis - English;Take Over - textbook;Language and literacy;English language reading
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Laryssa Barros. O letramento e o livro didático Take Over: análise das seções de leitura. 2016. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17975
???metadata.dc.description.resumo???: OCEM (Orientações Curriculares para o Ensino Médio) é um documento brasileiro oficial voltado para as práticas pedagógicas do ensino médio. Este sugere, no caso específico de língua estrangeira, que as habilidades de leitura, escrita e comunicação oral sejam desenvolvidas por meio das perspectivas das novas formas de linguagem e letramento. Todavia, durante as minhas práticas de estágio realizadas nos anos de 2015 e 2016, é possível perceber que a habilidade de leitura é mais utilizada que as outras, devido a inúmeros fatores, tais como falta de estrutura física, material pedagógico limitado, poucas aulas de língua inglesa, sendo, portanto, escolhida como objeto para esta investigação. Outro ponto notado durante os estágios de observação foi o fato de o livro didático ser uma fonte muita utilizada nas aulas de inglês, e, no que tange às escolas públicas, eles podem ser o único material que professor dispõe para o planejamento das aulas. Portanto, um livro didático que aborde os textos e atividades que auxiliem o trabalho de letramento possui um elevado grau de contribuição para que essas novas formas de ensino sejam inseridas, de fato, nas aulas de língua inglesa. Dessa forma, unindo a habilidade mais utilizada no âmbito de ensino de língua inglesa, com o material que é uma forte ferramenta nas aulas, o principal objetivo deste trabalho é analisar as seções in power, in action e further action do livro didático Take Over, com o intuito de verificar se estas dialogam com as propostas de letramentos abordadas na OCEM. Tais seções correspondem ao texto e suas atividades de compreensão. Para tal, nos basearemos nos autores Monteiro (2003), Koch e Elias (2011), Mattos (2011), Kleiman (2012),Tilio (2012) entre outros. Esta pesquisa é considerada qualitativa, pois é uma investigação detalhada sobre o conteúdo das seções, e documental, uma vez que o seu parâmetro investigador é um documento oficial. Os resultados mostraram que os temas dos textos e as seções further action do livro didático Take Over já dialogam com as propostas de letramento postas nas OCEM.
Abstract: OCEM (in English: Curriculum Guidelines for High School) is a Brazilian official document directed to pedagogical practices in high school. This suggests that, in foreign language (FL) classes, reading, writing and oral communication should be developed through the perspectives of new forms of language and literacy. However, during the teacher training period it was perceived that the reading skill is more used than the other skills, due to a lot of factors, and this is the reason why reading was chosen to be investigated in this research. Another issue observed during the teacher training period was that the textbook is probably the main source used in English classes, and, concerning to public schools, they may be the only source teachers have for planning their lessons. Therefore, a textbook that comprises its texts and activities in a literacy perspective seems to present a high level of contribution so that these new forms of teaching can be addressed in English classes. Thus, considering reading as the most used skill in the Brazilian setting of English language teaching, and the textbook as the strongest tool in English classes, the main objective of this study is to analyse the reading sections (called in power, in action and further action) of the textbook Take Over in order to verify whether they dialogue with the proposals of literacies suggested by OCEM or not. To do so, authors such as Monteiro (2003), Koch and Elias (2011), Mattos (2011), Kleiman (2012), Tilio (2012), among others were used to support the theoretical background. This research is considered qualitative, because it is a detailed research of the content of the sections, and documentary, since the analysis parameter is the official document. The results showed that the themes of the texts and the section entitled further action dialogue with the proposals presented by OCEM. Key
Keywords: Ensino de língua inglesa
Língua inglesa - ensino
Livro didático de inglês
Letramento e livro didático - inglês
Análise de livro didático - inglês
Take Over - livro didático
Linguagem e letramento
Leitura em língua inglesa
English language teaching
English language - teaching
English textbook
Literacy and textbook - English
Textbook Analysis - English
Take Over - textbook
Language and literacy
English language reading
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17975
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LARYSSA BARROS ARAÚJO - TCC LETRAS - LÍNGUA INGLESA CH 2016.pdfLaryssa Barros Araújo- TCC LETRAS- Língua Inglesa CH 2016.2.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.