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Title: A fossilização na produção oral de aprendizes de inglês língua estrangeira (ILE) do curso de Letras da UFCG.
Other Titles: Fossilization in the oral production of learners of English as a foreign language (ILE) from the UFCG Literature course.
???metadata.dc.creator???: BORBOREMA, Mariana Felipe.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALMEIDA, Normando Brito de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: COSTA, Marco Antônio Margarido.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CRUZ, Neide Fátima Cesar da.
Keywords: Inglês como língua estrangeira;Ensino de língua inglesa;Aprendizes de inglês;Produção oral - fossilização;Curso de Letras Inglês - UFCG;Desempenho linguístico cognitivo;Fossilização - línguas;English as a foreign language;English language teaching;English learners;Oral production - fossilization;English Language Course - UFCG;Cognitive linguistic performance;Fossilization - languages
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BORBOREMA, Mariana Felipe. A fossilização na produção oral de aprendizes de inglês língua estrangeira (ILE) do curso de Letras da UFCG. 2020. 46f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17981
???metadata.dc.description.resumo???: É importante que os aprendizes de inglês como língua estrangeira (ILE) tenham um bom desempenho na produção, pelo menos no nível intermediário, a fim de evitar desvios ocasionados pela “fossilização” que possam causar constrangimento ou falta de inteligibilidade. Esta pesquisa foi resultado de dados coletados através de um questionário, aplicado para conhecer o perfil dos participantes; uma gravação de áudio, conduzido através de duas atividades, uma com 5 perguntas trabalhadas em pairwork , com respostas livres, e outra com 16 frases que foram lidas de forma alternada pelos participantes. O termo “fossilização” foi, pela primeira vez, usado por Selinker em 1972. A fossilização, ou cristalização (SCHÜTZ, 2018), geralmente está presente na fala de aprendizes de ILE não-nativos, quer adolescentes quer adultos. Em crianças, as chances de tal fenômeno ocorrer é mais difícil, porque elas estão na fase de apropriação estrutural da língua materna. Ao refletirmos sobre isso, decidimos pesquisar o fenômeno da fossilização, pelo fato de ser um assunto de preocupação para professores de ILE. Para a realização deste trabalho de pesquisa, nos respaldamos nos conceitos teóricos de Selinker (1972), Sims (1989), Schütz (2018), Percegona (2005), MacWhinney(2008), Oliveira (2017, Souza (2009) e Peralta (2019), a fim de procurar compreender as causas e efeitos da fossilização no processo de aprendizagem de ILE. Selinker (1972) menciona que a fossilização se manifesta de duas formas: em grupo e individual. A fossilização em grupo geralmente ocorre em falantes de inglês como segunda língua (ISL) e a fossilização individual ocorre em falantes de ILE. Em ambas as formas, a fossilização apresenta algumas variações na produção oral dos aprendizes não-nativos. Por outro lado, Schütz (2018), define o fenômeno como sendo a persistência em desvios, ou erros, resultantes da interlíngua, termo este que se aplica à assimilação da língua estrangeira com a língua materna. No entanto, por mais próximas que duas línguas sejam, elas terão estruturas fonológica, morfológica, sintática, e semântica diferentes uma da outra. Os resultados desta pesquisa constataram que o informante 2 apresentou mais evidências de fossilização em relação aos resultados coletados do informante 1.
Abstract: It is important that learners of English as a foreign language (EFL) perform well in production, at least at the intermediate level, in order to avoid deviations caused by “fossilization,” which may cause embarrassment or lack of intelligibility. This research was the result of data collected through a questionnaire, applied to know the profile of the participants; an audio recording, conducted through two activities, one of 5 questions worked in pairwork with free answers and the other with 16 phrases that were read alternately by the participants. The term “fossilization” was first used by Selinker in 1972. Fossilization, or crystallization (Schütz, 2018), is often present in the speech of non-native EFL learners, whether adolescents or adults. In children, the chances of such a phenomenon occurring are more difficult, because they are in the phase of structural appropriation of the mother tongue. As we reflected on this, we decided to research the phenomenon of fossilization, as it is a matter of concern for EFL teachers. To carry out this research work, we rely on the theoretical concepts of Selinker (1972), Sims (1989), Schütz (2018), Percegona (2005), MacWhinney (2008), Oliveira (2017, Souza (2009) and Peralta ( 2019) in order to try to understand the causes and effects of fossilization in the ILE learning / acquisition process.Selinker (1972) mentions that fossilization manifests itself in a group and in an individual way. Group fossilization usually occurs in English speakers as a second language (ESL) and individual fossilization occurs in EFL speakers. In both forms, fossilization presents some variations in the oral production of non-native learners. On the other hand, Schütz (2018) defines the phenomenon as persistence in deviations and errors resulting from interlanguage, a term that applies to the assimilation of the foreign language with the mother tongue. Yet, however close the two languages are, they will have phonological, morphological, syntactic, and semantic structures different from each other. Thus, we found that informant 2 presented more evidence of fossilization in relation to the results collected from informant 1.
Keywords: Inglês como língua estrangeira
Ensino de língua inglesa
Aprendizes de inglês
Produção oral - fossilização
Curso de Letras Inglês - UFCG
Desempenho linguístico cognitivo
Fossilização - línguas
English as a foreign language
English language teaching
English learners
Oral production - fossilization
English Language Course - UFCG
Cognitive linguistic performance
Fossilization - languages
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17981
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