Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17985
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, M. A. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8231559979669731pt_BR
dc.contributor.advisor1ROLDÃO, Michelle Melo Gurjão.-
dc.contributor.advisor1IDROLDÃO, M. M. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9572390067161871pt_BR
dc.contributor.advisor2MONTEIRO, Vivian.-
dc.contributor.advisor2IDMONTEIRO, V.pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0044203978779488pt_BR
dc.contributor.referee1SAÚDE, Conceição de Maria Costa.-
dc.contributor.referee2SILVA, Suênio Stevenson Tomaz da.-
dc.description.resumoO presente trabalho é um estudo de caso sobre a temática "Desafios e possibilidades do ensino de língua inglesa escrita para surdos", cuja pesquisa de campo realizou-se em uma escola pública voltada para alunos surdos, localizada na cidade de Campina Grande- PB. O objetivo da investigação é analisar o ensino de língua inglesa na modalidade escrita destinada a alunos surdos por uma professora ouvinte. No primeiro capítulo, discutem-se os pressupostos teóricos da pesquisa, tendo como principais autores: Medeiros (2011), Sousa (2014 e 2015) Alves (2014), Sousa e Silveira (2016) e carvalho (2014). Os assuntos abordados de ensino; Estratégias metodológicas de ensino ao aluno surdo; Ensino e aprendizagem de língua estrangeira para surdos; Abordagem comunicativa no ensino de Língua Inglesa; O ensino da escrita em Língua Inglesa para surdos; Desafios do ensino de Língua Inglesa para surdos. Na metodologia, apresenta-se: a classificação da pesquisa; o contexto e os participantes; o corpus; o processo de geração de dados; e o processo de análise dos dados. Utiliza-se como instrumentos desta pesquisa a entrevista e um questionário com o objetivo de identificar e descrever os procedimentos metodológicos usados na sala de aula pela professora a fim de investigar as dificuldades encontradas por ela no que a professora se esforça para trazer metodologias e abordagens adequadas ao lecionar, como a utilização de dinâmicas, jogos e materiais visuais, bem como utilização da abordagem comunicativa e a pedagogia surda; porém, as barreiras físicas, como falta de materiais e instrumentos, e a dificuldade de conhecimento de mundo dos alunos foram alguns dos fatores que dificultaram o êxito das aulas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleDesafios e possibilidades do ensino de língua inglesa escrita para surdos: um estudo de caso.pt_BR
dc.date.issued2020-12-09-
dc.description.abstractThis paper is a case study on the topic "Challenges and possibities of teaching English in written form for deaf people". The research was carried out in a public school for the deaf, located in the city of Campina Grande - PB. The aim of this research is to analyze the teaching of English in the written form for deaf students by a hearing teacher. The first chapter discusses the theoretical assumptions of the research, with the main authors: Medeiros (2011), Sousa (2014 and 2015) Alves (2014), Sousa and Silveira (2016) and Carvalho (2014). The subjects covered are: The context of deaf education in Brazil; Trajectory of deaf education and teaching and teaching approaches; Methodological strategies for teachinh deaf students; Foreign language teaching and learning for the deaf. Communicative approach in English language teaching of English language in written form for the deaf; Challenges of Teaching English for the Deaf. The topics covered in the methodology are: Research classification; context and participants; corpus; data generation process; and the process of data analysis. The interview and questionnaire are used as instruments of this research seeking at identifying and describing the methodological procedures used in the clasroom by the teacher in order to investigate the difficulties encountered by her with regard to her teaching and student learnig. The results reveal that the teacher managed to use appropriate methodologies and approaches to teach students, such as the use of dynamics, games and visual materials, as well as the use of communicative approach and deaf pedagogy, but physical barriers, such as lack of materials and instruments, and the limited world knowledge of the students were some of the factors that hindered the sucess of the classes.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17985-
dc.date.accessioned2021-04-07T21:20:40Z-
dc.date.available2021-04-07-
dc.date.available2021-04-07T21:20:40Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectSurdos - ensino de língua inglesapt_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectEducação especial - surdospt_BR
dc.subjectEnsino de língua inglesa para surdospt_BR
dc.subjectSurdez e aprendizagem de língua estrangeirapt_BR
dc.subjectInglês escrito para surdospt_BR
dc.subjectEnsino de língua inglesa escrita - surdospt_BR
dc.subjectAbordagens de ensino - inglêspt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagem de sursos - língua inglesapt_BR
dc.subjectDeaf - English Language Teachingpt_BR
dc.subjectDeaf educationpt_BR
dc.subjectSpecial Education - Deafpt_BR
dc.subjectEnglish language teaching for the deafpt_BR
dc.subjectDeafness and foreign language learningpt_BR
dc.subjectEnglish written for the deafpt_BR
dc.subjectTeaching English Language Writing - Deaf Peoplept_BR
dc.subjectTeaching approaches - Englishpt_BR
dc.subjectTeaching and learning of deaf people - English languagept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Maria Aline da Conceição.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeChallenges and possibilities of teaching written English to deaf people: a case study.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Aline da Conceição. Desafios e possibilidades do ensino de língua inglesa escrita para surdos: um estudo de caso. 2020. 61f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17985pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA ALINE DA CONCEIÇÃO SANTOS - TCC LETRAS - LÍNGUA INGLESA 2020.pdfMaria Aline da Conceição Santos - TCC LETRAS - Língua Inglesa CH 2020882.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.