Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17985
Title: Desafios e possibilidades do ensino de língua inglesa escrita para surdos: um estudo de caso.
Other Titles: Challenges and possibilities of teaching written English to deaf people: a case study.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Maria Aline da Conceição.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ROLDÃO, Michelle Melo Gurjão.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: MONTEIRO, Vivian.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SAÚDE, Conceição de Maria Costa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Suênio Stevenson Tomaz da.
Keywords: Surdos - ensino de língua inglesa;Educação de surdos;Educação especial - surdos;Ensino de língua inglesa para surdos;Surdez e aprendizagem de língua estrangeira;Inglês escrito para surdos;Ensino de língua inglesa escrita - surdos;Abordagens de ensino - inglês;Ensino e aprendizagem de sursos - língua inglesa;Deaf - English Language Teaching;Deaf education;Special Education - Deaf;English language teaching for the deaf;Deafness and foreign language learning;English written for the deaf;Teaching English Language Writing - Deaf People;Teaching approaches - English;Teaching and learning of deaf people - English language
Issue Date: 9-Dec-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Maria Aline da Conceição. Desafios e possibilidades do ensino de língua inglesa escrita para surdos: um estudo de caso. 2020. 61f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17985
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho é um estudo de caso sobre a temática "Desafios e possibilidades do ensino de língua inglesa escrita para surdos", cuja pesquisa de campo realizou-se em uma escola pública voltada para alunos surdos, localizada na cidade de Campina Grande- PB. O objetivo da investigação é analisar o ensino de língua inglesa na modalidade escrita destinada a alunos surdos por uma professora ouvinte. No primeiro capítulo, discutem-se os pressupostos teóricos da pesquisa, tendo como principais autores: Medeiros (2011), Sousa (2014 e 2015) Alves (2014), Sousa e Silveira (2016) e carvalho (2014). Os assuntos abordados de ensino; Estratégias metodológicas de ensino ao aluno surdo; Ensino e aprendizagem de língua estrangeira para surdos; Abordagem comunicativa no ensino de Língua Inglesa; O ensino da escrita em Língua Inglesa para surdos; Desafios do ensino de Língua Inglesa para surdos. Na metodologia, apresenta-se: a classificação da pesquisa; o contexto e os participantes; o corpus; o processo de geração de dados; e o processo de análise dos dados. Utiliza-se como instrumentos desta pesquisa a entrevista e um questionário com o objetivo de identificar e descrever os procedimentos metodológicos usados na sala de aula pela professora a fim de investigar as dificuldades encontradas por ela no que a professora se esforça para trazer metodologias e abordagens adequadas ao lecionar, como a utilização de dinâmicas, jogos e materiais visuais, bem como utilização da abordagem comunicativa e a pedagogia surda; porém, as barreiras físicas, como falta de materiais e instrumentos, e a dificuldade de conhecimento de mundo dos alunos foram alguns dos fatores que dificultaram o êxito das aulas.
Abstract: This paper is a case study on the topic "Challenges and possibities of teaching English in written form for deaf people". The research was carried out in a public school for the deaf, located in the city of Campina Grande - PB. The aim of this research is to analyze the teaching of English in the written form for deaf students by a hearing teacher. The first chapter discusses the theoretical assumptions of the research, with the main authors: Medeiros (2011), Sousa (2014 and 2015) Alves (2014), Sousa and Silveira (2016) and Carvalho (2014). The subjects covered are: The context of deaf education in Brazil; Trajectory of deaf education and teaching and teaching approaches; Methodological strategies for teachinh deaf students; Foreign language teaching and learning for the deaf. Communicative approach in English language teaching of English language in written form for the deaf; Challenges of Teaching English for the Deaf. The topics covered in the methodology are: Research classification; context and participants; corpus; data generation process; and the process of data analysis. The interview and questionnaire are used as instruments of this research seeking at identifying and describing the methodological procedures used in the clasroom by the teacher in order to investigate the difficulties encountered by her with regard to her teaching and student learnig. The results reveal that the teacher managed to use appropriate methodologies and approaches to teach students, such as the use of dynamics, games and visual materials, as well as the use of communicative approach and deaf pedagogy, but physical barriers, such as lack of materials and instruments, and the limited world knowledge of the students were some of the factors that hindered the sucess of the classes.
Keywords: Surdos - ensino de língua inglesa
Educação de surdos
Educação especial - surdos
Ensino de língua inglesa para surdos
Surdez e aprendizagem de língua estrangeira
Inglês escrito para surdos
Ensino de língua inglesa escrita - surdos
Abordagens de ensino - inglês
Ensino e aprendizagem de sursos - língua inglesa
Deaf - English Language Teaching
Deaf education
Special Education - Deaf
English language teaching for the deaf
Deafness and foreign language learning
English written for the deaf
Teaching English Language Writing - Deaf People
Teaching approaches - English
Teaching and learning of deaf people - English language
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17985
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA ALINE DA CONCEIÇÃO SANTOS - TCC LETRAS - LÍNGUA INGLESA 2020.pdfMaria Aline da Conceição Santos - TCC LETRAS - Língua Inglesa CH 2020882.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.