Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17988
Title: Hipermídia e autonomia na aprendizagem de inglês língua estrangeira (ILE): um estudo de caso.
Other Titles: Hypermedia and autonomy in learning English as a foreign language (ILE): a case study.
???metadata.dc.creator???: ALMEIDA, Vanessa Alves de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALMEIDA, Normando Brito de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: COSTA, Marco Antônio Margarido.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Suênio Stevenson Tomaz da.
Keywords: Hipermídia e estudo de língua estrangeira;Ensino aprensizagem de inglês;Ensino de língua inglesa;Letramento digital;Aplicativo Wlingua;Autonomia da aprendizagem - inglês;Inglês por aplicativo;App de inglês;Digital literacy;Hypermedia;Autonomy in learning;Aprendizagem e-eletronica e m-learning;Hypermedia and foreign language study;Teaching English learning;English language teaching;Digital literacy;Wlingua app;Learning autonomy - English;English by application;English app;E-electronic learning and m-learning
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALMEIDA, Vanessa Alves de. Hipermídia e autonomia na aprendizagem de inglês língua estrangeira (ILE): um estudo de caso. 2020. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17988
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho monográfico constitui-se de um estudo realizado com uma adolescente de escola privada em Campina Grande, a qual tem vivido a experiência de inclusão digital, como aprendiz de inglês através de aplicativo, e exercendo sua autonomia em aprimorar sua competência na Língua Inglesa. A opção por esse estudo surgiu a partir do nosso interesse de investigar os efeitos na aprendiz provenientes dos diversos recursos oferecidos pela hipermídia através da Internet. Primeiro, traçamos um percurso histórico para demonstrar que a tecnologia e o ensino de língua têm uma relação conjunta, contribuindo para a otimização do ensino à distância, com o auxílio de aparelhos eletrônicos, abrindo portas para que cada vez mais as pessoas utilizem tais aparelhos e tenham a acessibilidade na palma da mão. Em segundo lugar, construímos o aporte teórico respaldado nos seguintes conceitos: a importância da inclusão digital na educação do indivíduo (COSCARELLI, 2007); o conceito de hipermídia (GOSCIOLA , 2003); a reflexão de como a linguagem e o pensamento estabelecem uma relação de múltiplos significados dentro da hipermídia (LÉVY, 1993) ; a descrição do Sistema de Hipermídia Adaptativo Educacional, tomando por base o aplicativo W língua, através dos estudos de Leiva (2003) e Palazzo (2000); o conceito de aprendiz autônomo citado por Dickinson (1987) e o relato a respeito da aprendizagem autônoma segundo Paiva (2009). A pesquisa é de cunho qualitativo, descritivo e exploratório, nos termos de Richardson (1999). Ao finalizarmos a análise, constatamos que a aprendiz apresentou aspectos de autonomia, assiduidade no ambiente digital e interesse de expandir seus conhecimentos da língua inglesa.
Abstract: This monographic work consists of a study carried out with a teenager from a private school in Campina Grande, who has lived the experience of digital inclusion, as an English learner through an application, and exercising her autonomy in improving her English language competence.The choice for this study arose from our interest in investigating the effects on the learner from the various resources offered by hypermedia through the internet. First, we trace a historical path to demonstrate that technology and language teaching have a joint relationship, contributing to the optimization of distance learning, with the aid of electronic devices, opening doors for more and more people to use such devices and have accessibility in the palm of their hands. Second, we built the theoretical support on the following concepts: the importance of digital inclusion in the education of the individual (COSCARELLI, 2007); the concept of hypermedia (GOSCIOLA, 2003); the reflection of how language and thought establish a relationship of multiple meanings within hypermedia (LÉVY, 1993); the description of the Educational Adaptive Hypermedia System, based on the Wlingua application, through the studies of Leiva (2003) and Palazzo (2000); the concept of autonomous apprentice cited by Dickinson (1987) and the account of autonomous learning according to Paiva (2009). The research is qualitative, descriptive and exploratory, in the terms of Richardson (1999). At the end of the analysis, we found that the learner presented aspects of autonomy, a constant presence in the digital environment and interest in expanding her knowledge of the E nglish language.
Keywords: Hipermídia e estudo de língua estrangeira
Ensino aprensizagem de inglês
Ensino de língua inglesa
Letramento digital
Aplicativo Wlingua
Autonomia da aprendizagem - inglês
Inglês por aplicativo
App de inglês
Digital literacy
Hypermedia
Autonomy in learning
Aprendizagem e-eletronica e m-learning
Hypermedia and foreign language study
Teaching English learning
English language teaching
Digital literacy
Wlingua app
Learning autonomy - English
English by application
English app
E-electronic learning and m-learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17988
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VANESSA ALVES DE ALMEIDA - TCC LETRAS - LÍNGUA INGLESA 2020.pdfVanessa Alves de Almeida - TCC LETRAS - Língua Inglesa CH 2020.1.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.