Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17988
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALMEIDA, V. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1ALMEIDA, Normando Brito de.-
dc.contributor.advisor1IDALMEIDA, N. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7086998010231073pt_BR
dc.contributor.referee1COSTA, Marco Antônio Margarido.-
dc.contributor.referee2SILVA, Suênio Stevenson Tomaz da.-
dc.description.resumoEste trabalho monográfico constitui-se de um estudo realizado com uma adolescente de escola privada em Campina Grande, a qual tem vivido a experiência de inclusão digital, como aprendiz de inglês através de aplicativo, e exercendo sua autonomia em aprimorar sua competência na Língua Inglesa. A opção por esse estudo surgiu a partir do nosso interesse de investigar os efeitos na aprendiz provenientes dos diversos recursos oferecidos pela hipermídia através da Internet. Primeiro, traçamos um percurso histórico para demonstrar que a tecnologia e o ensino de língua têm uma relação conjunta, contribuindo para a otimização do ensino à distância, com o auxílio de aparelhos eletrônicos, abrindo portas para que cada vez mais as pessoas utilizem tais aparelhos e tenham a acessibilidade na palma da mão. Em segundo lugar, construímos o aporte teórico respaldado nos seguintes conceitos: a importância da inclusão digital na educação do indivíduo (COSCARELLI, 2007); o conceito de hipermídia (GOSCIOLA , 2003); a reflexão de como a linguagem e o pensamento estabelecem uma relação de múltiplos significados dentro da hipermídia (LÉVY, 1993) ; a descrição do Sistema de Hipermídia Adaptativo Educacional, tomando por base o aplicativo W língua, através dos estudos de Leiva (2003) e Palazzo (2000); o conceito de aprendiz autônomo citado por Dickinson (1987) e o relato a respeito da aprendizagem autônoma segundo Paiva (2009). A pesquisa é de cunho qualitativo, descritivo e exploratório, nos termos de Richardson (1999). Ao finalizarmos a análise, constatamos que a aprendiz apresentou aspectos de autonomia, assiduidade no ambiente digital e interesse de expandir seus conhecimentos da língua inglesa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleHipermídia e autonomia na aprendizagem de inglês língua estrangeira (ILE): um estudo de caso.pt_BR
dc.date.issued2020-
dc.description.abstractThis monographic work consists of a study carried out with a teenager from a private school in Campina Grande, who has lived the experience of digital inclusion, as an English learner through an application, and exercising her autonomy in improving her English language competence.The choice for this study arose from our interest in investigating the effects on the learner from the various resources offered by hypermedia through the internet. First, we trace a historical path to demonstrate that technology and language teaching have a joint relationship, contributing to the optimization of distance learning, with the aid of electronic devices, opening doors for more and more people to use such devices and have accessibility in the palm of their hands. Second, we built the theoretical support on the following concepts: the importance of digital inclusion in the education of the individual (COSCARELLI, 2007); the concept of hypermedia (GOSCIOLA, 2003); the reflection of how language and thought establish a relationship of multiple meanings within hypermedia (LÉVY, 1993); the description of the Educational Adaptive Hypermedia System, based on the Wlingua application, through the studies of Leiva (2003) and Palazzo (2000); the concept of autonomous apprentice cited by Dickinson (1987) and the account of autonomous learning according to Paiva (2009). The research is qualitative, descriptive and exploratory, in the terms of Richardson (1999). At the end of the analysis, we found that the learner presented aspects of autonomy, a constant presence in the digital environment and interest in expanding her knowledge of the E nglish language.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17988-
dc.date.accessioned2021-04-07T21:46:42Z-
dc.date.available2021-04-07-
dc.date.available2021-04-07T21:46:42Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectHipermídia e estudo de língua estrangeirapt_BR
dc.subjectEnsino aprensizagem de inglêspt_BR
dc.subjectEnsino de língua inglesapt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectAplicativo Wlinguapt_BR
dc.subjectAutonomia da aprendizagem - inglêspt_BR
dc.subjectInglês por aplicativopt_BR
dc.subjectApp de inglêspt_BR
dc.subjectDigital literacypt_BR
dc.subjectHypermediapt_BR
dc.subjectAutonomy in learningpt_BR
dc.subjectAprendizagem e-eletronica e m-learningpt_BR
dc.subjectHypermedia and foreign language studypt_BR
dc.subjectTeaching English learningpt_BR
dc.subjectEnglish language teachingpt_BR
dc.subjectDigital literacypt_BR
dc.subjectWlingua apppt_BR
dc.subjectLearning autonomy - Englishpt_BR
dc.subjectEnglish by applicationpt_BR
dc.subjectEnglish apppt_BR
dc.subjectE-electronic learning and m-learningpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALMEIDA, Vanessa Alves de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeHypermedia and autonomy in learning English as a foreign language (ILE): a case study.pt_BR
dc.identifier.citationALMEIDA, Vanessa Alves de. Hipermídia e autonomia na aprendizagem de inglês língua estrangeira (ILE): um estudo de caso. 2020. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17988pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VANESSA ALVES DE ALMEIDA - TCC LETRAS - LÍNGUA INGLESA 2020.pdfVanessa Alves de Almeida - TCC LETRAS - Língua Inglesa CH 2020.1.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.