Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18017
Title: La democracia cantada por María Elena Walsh en las classes de ELE.
Other Titles: A democracia cantada por María Elena Walsh em aulas de espanhol como língua estrangeira.
???metadata.dc.creator???: SOUZA, Anna Cecília Alves de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MILREU, Isis.
???metadata.dc.contributor.referee1???: COSTA JÚNIOR, José Veranildo Lopes
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, Leandra de Farias Ribeiro.
Keywords: Poema canción em aulas de espanhol;Propoesta didáctica;Enseñanza de Español;Espanhol língua estrangeira;Literatura e historia latinoamericanas;Poema canção;Proposta didática;Ensino de espanhol;Maria Elena Walsh;Escritoras argentinas;Democracia e ensino de espanhol;Poema Cancion en clases de español;Propuesta didáctica;Ensino de espanhol;Español como lengua extranjera;Literatura e historia latinoamericanas;Poema de la canción;Propuesta didáctica;María Elena Walsh;Literatura argentina;Democracia y enseñanza del español;Cancion poem in Spanish classes;Didactic proposal;Spanish teacher;Spanish as a foreign language;Latin American Literature and History;Song poem;Didactic proposal;Spanish teaching;Maria Elena Walsh;Argentine Literature;Argentine Writers;Democracy and Spanish teaching
Issue Date: 9-Aug-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUZA, Anna Cecília Alves de. La democracia cantada por María Elena Walsh en las classes de ELE. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18017
???metadata.dc.description.resumo???: A poesia canção é uma grande fonte de aprendizagens para o ensino de um idioma e o autoconhecimento, uma vez que a partir da sua leitura podemos refletir sobre o mundo ao nosso redor. De acordo com vários pesquisadores, em geral, a presença da literatura em aulas de língua estrangeira é limitada e, muitas vezes, inexistente. É importante ressaltar que isso também ocorre no ensino da língua materna, segundo alguns estudiosos. Por isso, sentimos a necessidade de abordar esta temática, considerando que os poemas canções possibilitam a prática do pensamento crítico, e podem facilitar a compreensão de elementos históricos e culturais. Para realizar este trabalho, escolhemos analisar e elaborar uma proposta didática com o poema canção “Como a Cigarra”, de María Elena Walsh, o qual se tornou o hino de muitos exilados e militantes progressistas argentinos durante a última ditadura argentina. Inicialmente, apresentaremos a biografia de Walsh, as características de seus poemas canções para adultos e o seu contexto histórico. A seguir, discutimos algumas questões sobre o ensino de literatura e da história latino americana nas aulas de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE), analisamos o poema canção “Como a cigarra” e propomos uma sequência didática para ser aplicada em aulas de língua espanhola no Ensino Médio. O objetivo principal deste estudo é promover a leitura literária e a discussão de importantes acontecimentos históricos ocorridos no nosso continente nas aulas de ELE. Também objetivamos identificar e mostrar o papel de María Elena Walsh e sua canção “Como a cigarra” na luta pela democracia na Argentina. Outra meta do nosso trabalho é a divulgação da produção de Walsh para o público adulto em nosso país. Nosso suporte teórico está baseado em NASCIMENTO; TROUCHE (2008), ALMARÁ (2011), ZANI (2015) e GONZÁLEZ (2015), entre outros. Esperamos contribuir com o ensino de ELE a partir de nossa proposta didática, provocando reflexões sobre as possibilidades de abordagem dos poemas canções e sua relação com a história latino-americana.
???metadata.dc.description.resumen???: La poesía canción es una gran fuente de aprendizajes para la enseñanza de un idioma y el autoconocimiento, una vez que a partir de su lectura podemos reflexionar sobre el mundo a nuestro alrededor. De acuerdo con varios investigadores, en general, la presencia de la literatura en clases de lengua extranjera es limitada y, muchas veces, inexistente. Es importante resaltar que eso también ocurre en la enseñanza de lengua materna, según algunos estudiosos. Por eso, sentimos la necesidad de abordar esta temática, considerando que los poemas canciones posibilitan la práctica del pensamiento crítico y pueden facilitar la comprensión de elementos históricos y culturales. Para realizar este trabajo, elegimos analizar y elaborar una propuesta didáctica con el poema canción “Como la cigarra”, de María Elena Walsh, lo cual se tornó el himno de muchos exiliados y militantes progresistas argentinos durante la última dictadura argentina. Inicialmente, presentamos la biografía de Walsh, las características de sus poemas canciones para los adultos y su contexto histórico. A seguir, discutimos algunas cuestiones sobre la enseñanza de literatura y de la historia latinoamericana en clases de Español Lengua Extranjera (ELE), analizamos el poema canción “Como la cigarra” y proponemos una secuencia didáctica para ser aplicada en clases de lengua española en la Enseñanza Media. El objetivo principal de este estudio es promover la lectura literaria y la discusión de importantes acontecimientos históricos ocurridos en nuestro continente en clases de ELE. También objetivamos identificar y mostrar el papel de María Elena Walsh y su canción “Como la cigarra” en la lucha por la democracia en Argentina. Otra meta de nuestro trabajo es divulgar la producción de Walsh para el público adulto en Brasil. Nuestro aporte teórico se basa en NASCIMENTO; TROUCHE (2008), ALMARÁ (2011), ZANI (2015) yGONZÁLEZ (2015), entre otros. Esperamos contribuir con la enseñanza de ELE a partir de nuestra propuesta didáctica, provocando reflexiones sobre las posibilidades de abordaje de los poemas canciones y su relación con la historia latinoamericana.
Keywords: Poema canción em aulas de espanhol
Propoesta didáctica
Enseñanza de Español
Espanhol língua estrangeira
Literatura e historia latinoamericanas
Poema canção
Proposta didática
Ensino de espanhol
Maria Elena Walsh
Escritoras argentinas
Democracia e ensino de espanhol
Poema Cancion en clases de español
Propuesta didáctica
Ensino de espanhol
Español como lengua extranjera
Literatura e historia latinoamericanas
Poema de la canción
Propuesta didáctica
María Elena Walsh
Literatura argentina
Democracia y enseñanza del español
Cancion poem in Spanish classes
Didactic proposal
Spanish teacher
Spanish as a foreign language
Latin American Literature and History
Song poem
Didactic proposal
Spanish teaching
Maria Elena Walsh
Argentine Literature
Argentine Writers
Democracy and Spanish teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18017
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANNA CECÍLIA ALVES DE SOUZA - TCC LETRAS - LÍNGUA ESPANHOLA 2018 (1)_1.pdfAnna Cecília Alves de Souza - TCC Letras - Língua Espanhola CH 2018414.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.