Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18017
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1MILREU, Isis.-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8660552379109188pt_BR
dc.contributor.referee1COSTA JÚNIOR, José Veranildo Lopes-
dc.contributor.referee2SOUSA, Leandra de Farias Ribeiro.-
dc.description.resumoA poesia canção é uma grande fonte de aprendizagens para o ensino de um idioma e o autoconhecimento, uma vez que a partir da sua leitura podemos refletir sobre o mundo ao nosso redor. De acordo com vários pesquisadores, em geral, a presença da literatura em aulas de língua estrangeira é limitada e, muitas vezes, inexistente. É importante ressaltar que isso também ocorre no ensino da língua materna, segundo alguns estudiosos. Por isso, sentimos a necessidade de abordar esta temática, considerando que os poemas canções possibilitam a prática do pensamento crítico, e podem facilitar a compreensão de elementos históricos e culturais. Para realizar este trabalho, escolhemos analisar e elaborar uma proposta didática com o poema canção “Como a Cigarra”, de María Elena Walsh, o qual se tornou o hino de muitos exilados e militantes progressistas argentinos durante a última ditadura argentina. Inicialmente, apresentaremos a biografia de Walsh, as características de seus poemas canções para adultos e o seu contexto histórico. A seguir, discutimos algumas questões sobre o ensino de literatura e da história latino americana nas aulas de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE), analisamos o poema canção “Como a cigarra” e propomos uma sequência didática para ser aplicada em aulas de língua espanhola no Ensino Médio. O objetivo principal deste estudo é promover a leitura literária e a discussão de importantes acontecimentos históricos ocorridos no nosso continente nas aulas de ELE. Também objetivamos identificar e mostrar o papel de María Elena Walsh e sua canção “Como a cigarra” na luta pela democracia na Argentina. Outra meta do nosso trabalho é a divulgação da produção de Walsh para o público adulto em nosso país. Nosso suporte teórico está baseado em NASCIMENTO; TROUCHE (2008), ALMARÁ (2011), ZANI (2015) e GONZÁLEZ (2015), entre outros. Esperamos contribuir com o ensino de ELE a partir de nossa proposta didática, provocando reflexões sobre as possibilidades de abordagem dos poemas canções e sua relação com a história latino-americana.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleLa democracia cantada por María Elena Walsh en las classes de ELE.pt_BR
dc.date.issued2018-08-09-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18017-
dc.date.accessioned2021-04-09T17:56:49Z-
dc.date.available2021-04-09-
dc.date.available2021-04-09T17:56:49Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPoema canción em aulas de espanholpt_BR
dc.subjectPropoesta didácticapt_BR
dc.subjectEnseñanza de Españolpt_BR
dc.subjectEspanhol língua estrangeirapt_BR
dc.subjectLiteratura e historia latinoamericanaspt_BR
dc.subjectPoema cançãopt_BR
dc.subjectProposta didáticapt_BR
dc.subjectEnsino de espanholpt_BR
dc.subjectMaria Elena Walshpt_BR
dc.subjectEscritoras argentinaspt_BR
dc.subjectDemocracia e ensino de espanholpt_BR
dc.subjectPoema Cancion en clases de españolpt_BR
dc.subjectPropuesta didácticapt_BR
dc.subjectEnsino de espanholpt_BR
dc.subjectEspañol como lengua extranjerapt_BR
dc.subjectLiteratura e historia latinoamericanaspt_BR
dc.subjectPoema de la canciónpt_BR
dc.subjectPropuesta didácticapt_BR
dc.subjectMaría Elena Walshpt_BR
dc.subjectLiteratura argentinapt_BR
dc.subjectDemocracia y enseñanza del españolpt_BR
dc.subjectCancion poem in Spanish classes-
dc.subjectDidactic proposal-
dc.subjectSpanish teacher-
dc.subjectSpanish as a foreign language-
dc.subjectLatin American Literature and History-
dc.subjectSong poem-
dc.subjectDidactic proposal-
dc.subjectSpanish teaching-
dc.subjectMaria Elena Walsh-
dc.subjectArgentine Literature-
dc.subjectArgentine Writers-
dc.subjectDemocracy and Spanish teaching-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Anna Cecília Alves de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languagespapt_BR
dc.title.alternativeA democracia cantada por María Elena Walsh em aulas de espanhol como língua estrangeira.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Anna Cecília Alves de. La democracia cantada por María Elena Walsh en las classes de ELE. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18017pt_BR
dc.description.resumenLa poesía canción es una gran fuente de aprendizajes para la enseñanza de un idioma y el autoconocimiento, una vez que a partir de su lectura podemos reflexionar sobre el mundo a nuestro alrededor. De acuerdo con varios investigadores, en general, la presencia de la literatura en clases de lengua extranjera es limitada y, muchas veces, inexistente. Es importante resaltar que eso también ocurre en la enseñanza de lengua materna, según algunos estudiosos. Por eso, sentimos la necesidad de abordar esta temática, considerando que los poemas canciones posibilitan la práctica del pensamiento crítico y pueden facilitar la comprensión de elementos históricos y culturales. Para realizar este trabajo, elegimos analizar y elaborar una propuesta didáctica con el poema canción “Como la cigarra”, de María Elena Walsh, lo cual se tornó el himno de muchos exiliados y militantes progresistas argentinos durante la última dictadura argentina. Inicialmente, presentamos la biografía de Walsh, las características de sus poemas canciones para los adultos y su contexto histórico. A seguir, discutimos algunas cuestiones sobre la enseñanza de literatura y de la historia latinoamericana en clases de Español Lengua Extranjera (ELE), analizamos el poema canción “Como la cigarra” y proponemos una secuencia didáctica para ser aplicada en clases de lengua española en la Enseñanza Media. El objetivo principal de este estudio es promover la lectura literaria y la discusión de importantes acontecimientos históricos ocurridos en nuestro continente en clases de ELE. También objetivamos identificar y mostrar el papel de María Elena Walsh y su canción “Como la cigarra” en la lucha por la democracia en Argentina. Otra meta de nuestro trabajo es divulgar la producción de Walsh para el público adulto en Brasil. Nuestro aporte teórico se basa en NASCIMENTO; TROUCHE (2008), ALMARÁ (2011), ZANI (2015) yGONZÁLEZ (2015), entre otros. Esperamos contribuir con la enseñanza de ELE a partir de nuestra propuesta didáctica, provocando reflexiones sobre las posibilidades de abordaje de los poemas canciones y su relación con la historia latinoamericana.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANNA CECÍLIA ALVES DE SOUZA - TCC LETRAS - LÍNGUA ESPANHOLA 2018 (1)_1.pdfAnna Cecília Alves de Souza - TCC Letras - Língua Espanhola CH 2018414.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.