Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18018
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCABRAL, J. R. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1MILREU, Isis.-
dc.contributor.advisor1IDMILREU, I.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8660552379109188pt_BR
dc.contributor.referee1NASCIMENTO, Allyson Raonne Soares do.-
dc.contributor.referee2VIANA , Júlio César.-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo principal analisar a presença do conto nos três volumes da coleção Síntesis - Curso de Lengua Española, escrita por Ivan Martin, publicada em 2010 pela editora Ática e selecionada pelo Programa Nacional de Livro Didático (PNLD). Assim, verificamos se a referida coleção apresenta uma pluralidade cultural significativa através do levantamento da nacionalidade dos contistas. Também examinamos as propostas didáticas sobre os contos discutindo se promovem a competência leitora ou se estão relacionadas a exercícios gramaticais. Inicialmente, apresentamos um breve panorama sobre a história do ensino de espanhol e do livro didático de língua espanhola em nosso país. Depois discutimos alguns tópicos das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) e do PNLD no que diz respeito aos objetivos do ensino de espanhol. A seguir, fazemos algumas considerações sobre o conto e analisamos como o relato breve está presente na coleção Síntesis. Para realizar este trabalho nos apoiamos em alguns teóricos como Guimarães e Freitas (2018), os quais fazem um levantamento bibliográfico do livro didático para o ensino de Espanhol no Brasil; Paraquett (2018) que apresenta dados sobre a produção de pesquisas na área de materiais didáticos de língua espanhola e da formação de professores no país, e Silva (2018), a qual reflete sobre os desafios à entrada do livro didático de Espanhol no PNLD, entre outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleA presença do gênero conto na Coleção Síntesis.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18018-
dc.date.accessioned2021-04-09T18:09:15Z-
dc.date.available2021-04-09-
dc.date.available2021-04-09T18:09:15Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de literatura - aulas de espanholpt_BR
dc.subjectEspanhol como língua estrangeirapt_BR
dc.subjectOrientações Curriculares para o Ensino Médiopt_BR
dc.subjectLivro didático de espanhol no Brasilpt_BR
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didáticopt_BR
dc.subjectPluralidade cultural - ensino de espanholpt_BR
dc.subjectConto - gênero literáriopt_BR
dc.subjectGênero literário - contopt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectEnsino de língua espanholapt_BR
dc.subjectOrientaciones Curriculares para la Enseñanza Media - Brasilpt_BR
dc.subjectPrograma Nacional del Libro Didáctico PNLD - Brasilpt_BR
dc.subjectEnseñanza del idioma españolpt_BR
dc.subjectLectura literariapt_BR
dc.subjectEnseñanza de ELEpt_BR
dc.subjectElectrical Engineering Internshippt_BR
dc.subjectEnseñanza de la literatura - lecciones de españolpt_BR
dc.subjectEspañol como lengua extranjerapt_BR
dc.subjectPautas curriculares para la escuela secundariapt_BR
dc.subjectLibro de texto de español en Brasilpt_BR
dc.subjectPrograma Nacional de Libros de Textopt_BR
dc.subjectPluralidad cultural - Enseñanza del españolpt_BR
dc.subjectCuento corto - género literariopt_BR
dc.subjectGénero literario - cuento cortopt_BR
dc.subjectLectura literariapt_BR
dc.subjectEnseñanza del idioma españolpt_BR
dc.subjectLineamientos curriculares para Enseñanza Media - Brasilpt_BR
dc.subjectPrograma Nacional del Libro Didáctico del PNLD - Brasilpt_BR
dc.subjectLectura literariapt_BR
dc.subjectHE educaciónpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCABRAL, José Roberto da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLa presencia del genero cuento en la Colecction Síntesis.pt_BR
dc.identifier.citationCABRAL, José Roberto da Silva. A presença do gênero conto na Coleção Síntesis. 2018. 27f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18018pt_BR
dc.description.resumenEsta investigación tiene por objetivo principal analizar la presencia del cuento en los tres volúmenes de la colección Síntesis - Curso de Lengua Española, escrita por Ivan Martin, publicada en 2010 por la editorial Ática y seleccionada por el Programa Nacional del Libro Didáctico (PNLD). Así, verificamos si la referida colección presenta una pluralidad cultural significativa a través de la relación de la nacionalidad de los cuentistas. También examinamos las propuestas didácticas sobre los cuentos discutiendo si promueven la competencia lectora o si están relacionadas a ejercicios gramaticales. Inicialmente, presentamos un breve panorama sobre la historia de la enseñanza del español y del libro didáctico de lengua española en nuestro país. Después discutimos algunos tópicos de las Orientaciones Curriculares para la Enseñanza Media (2006) y del PNLD en lo que se refiere a los objetivos de la enseñanza de español. A continuación, hacemos algunas consideraciones sobre el cuento y analizamos cómo el relato breve está presente en la colección Síntesis. Para realizar este trabajo nos apoyamos en algunos teóricos como Guimarães y Freitas (2018), los cuales hacen un levantamiento bibliográfico del libro didáctico para la enseñanza de Español en Brasil; Paraquett (2018) quien presenta datos sobre la producción de investigaciones en el área de materiales didácticos de lengua española y de la formación de profesores en el país, y Silva (2018) quien reflexiona sobre los desafíos por la entrada del libro didáctico del Español en el PNLD, entre otros.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ ROBERTO DA SILVA CABRAL - TCC LETRAS - LÍNGUA ESPANHOLA 2018.pdfJosé Roberto da Silva Cabral - TCC LETRAS- Língua Espanhola CH 2018.294.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.