Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18022
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAÚJO, M. J. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1ARTOS, Secundino Vigón.-
dc.contributor.advisor1IDARTOS, S. V.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9777041327467174pt_BR
dc.contributor.referee1FARIAS, Aline Carolina Ferreira.-
dc.contributor.referee2VIANA, Júlio Cesar Vasconcelos.-
dc.description.resumoEsta investigação tem como objetivo discutir e analisar a grande relevância que as canções desempenham no ensino-aprendizagem de ELE. As canções têm suscitado grande interesse, uma vez que se apresentam como um material legítimo de características linguísticas e culturais da língua meta. O objetivo geral será apresentar duas propostas didáticas destinadas a estudantes brasileiros de ELE, centradas no gênero textual canção. Também verificaremos a importância dada ao texto musicado em trabalhos anteriores, trabalhos estes que nos direcionam ao ensino lúdico, como em CERROLLAZA (1997); NEVADO FUENTES (2008); enfoque baseado em gêneros textuais:); ou outros como BORDINI; CARLOS (2012); MARCHUSCHI(2008).Apoiaremo-nos também em outros teóricos que destacam a importância do gênero canção para o ensino de línguas: LOPES (2011); OLIVEIRA (2010); Além disso, também verificaremos como e tratado este gênero nos principais documentos oficiais que orientam o ensino, em particular, o ensino de línguas como os PCNs, as OCEM, o PCIC e o MCER. Também descreveremos e analisaremos a presença de nosso objeto de estudo em dois manuais de espanhol aprovados pelo PNLD (2015-2017). E por último, para intensificar ainda mais a grande relevância do gênero canção em aulas de ELE, propuseremos uma série de explorações didáticas com canções nos diferentes níveis linguísticos, focalizando os aspectos léxico/gramatical e cultural, desde uma perspectiva com fins comunicativos de ensino de línguas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleLas canciones como género textual: propuestas de explotación didáctica para la classe de ELE.pt_BR
dc.date.issued2018-04-05-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18022-
dc.date.accessioned2021-04-09T20:44:05Z-
dc.date.available2021-04-09-
dc.date.available2021-04-09T20:44:05Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino lúdico de espanholpt_BR
dc.subjectGênero textual - cançãopt_BR
dc.subjectCompetência comunicativapt_BR
dc.subjectManual didácticopt_BR
dc.subjectExplotación didáctica con cancionespt_BR
dc.subjectGuía de los Libros Didácticos - lengua extranjera moderna - PNLD 2015pt_BR
dc.subjectCanções no ensino aprendizagempt_BR
dc.subjectMúsica na educaçãopt_BR
dc.subjectEspanhol como língua estrangeirapt_BR
dc.subjectCanção - gênero textualpt_BR
dc.subjectManual didáticopt_BR
dc.subjectPlayful Spanish teachingpt_BR
dc.subjectTextual genre - songpt_BR
dc.subjectCommunicative competencept_BR
dc.subjectDidactic manualpt_BR
dc.subjectDidactic exploitation with songspt_BR
dc.subjectDidactic Books Guide - modern foreign language - PNLD 2015pt_BR
dc.subjectSongs in teaching learningpt_BR
dc.subjectMusic in educationpt_BR
dc.subjectSpanish as a foreign languagept_BR
dc.subjectSong - textual genrept_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectEnseñanza de español lúdicapt_BR
dc.subjectGénero textual - canciónpt_BR
dc.subjectCompetencia comunicativapt_BR
dc.subjectCanciones en la enseñanza del aprendizajept_BR
dc.subjectMúsica en la educaciónpt_BR
dc.subjectEspañol como lengua extranjerapt_BR
dc.subjectCanción - género textualpt_BR
dc.subjectLibro de textopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Maria José Ramos de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languagespapt_BR
dc.title.alternativeSongs as textual genre: proposals for didactic exploitation for the ELE class.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Maria José Ramos de. Las canciones como género textual: propuestas de explotación didáctica para la classe de ELE. 2018. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18022pt_BR
dc.description.resumenEsta investigación tiene como objetivo discutir y analizar la gran relevancia que las canciones desempeñan para la enseñanza y aprendizaje de ELE. Las canciones han suscitado gran interés, una vez que se presentan como un material legítimo de rasgos lingüísticos y culturales de la lengua meta. El objetivo general será presentar dos propuestas didácticas destinadas a estudiantes brasileños de ELE, centradas en el género textual canción. También verificaremos la importancia dada al texto musicado en trabajos anteriores, trabajos estos que nos dirigen a la enseñanza lúdica, como en CERROLLAZA (1997); NEVADO FUENTES (2008); enfoque basado en géneros textuales: BORDINI; CARLOS (2012); Marchuschi (2008). Nos apoyaremos también en otros teóricos que destacan la importancia del género canción para la enseñanza de lenguas: LOPES (2011) OLIVEIRA (2010); Además de eso, por otro lado verificaremos como es tratado este género en los principales documentos oficiales que orientan la enseñanza, en particular, la enseñanza de lenguas como los PCNs, Las OCEM, el PCIC y el MCER. También describiremos y analizaremos la presencia de nuestro objeto de estudio en dos manuales de español aprobados por el PNLD (2015-2017). Y por último, para intensificar aún más la gran relevancia del género canción en clases de ELE, propondremos una serie de explotaciones didácticas con canciones en los diferentes niveles lingüísticos, focalizando los aspectos léxico/gramatical y cultural, desde una perspectiva con fines comunicativos de enseñanza de lenguas.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA JOSÉ RAMOS DE ARAÚJO - TCC LETRAS - LÍNGUA ESPANHOLA 2018.pdfMaria José Ramos de Araújo - TCC LETRAS - Língua Espanhola CH 2018.1.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.