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dc.creator.IDARRUDA, A. J. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1310537897086097pt_BR
dc.contributor.advisor1LEITE, José Cleidimário Araújo.-
dc.contributor.advisor1IDLEITE, José Cleidimário Araújo.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7938270564009075pt_BR
dc.contributor.referee1MACHADO, Érica Cristine Medeiros.-
dc.contributor.referee2SOUSA, Thâmara Martins Ismael de.-
dc.description.resumoNeste trabalho, teve-se como objetivo identificar e analisar os impactos ambientais causados pela rodovia PB-400: trecho de Conceição-PB a Santa Inês-PB. A metodologia teve como base pesquisas bibliográficas, visitas in loco, fotodocumentação, visitas a órgãos competentes, uso de ferramentas de geoprocessamento e de métodos de avaliação de impacto ambiental. Inicialmente, foram descritas as atividades de implementação da rodovia nas fases de planejamento, implantação e operação. O diagnóstico ambiental simplificado foi elaborado por meio de visitas de campo, utilização de fotografias digitais e dados espaciais fornecidos pelos institutos de pesquisas e órgãos públicos. Para identificação e análise dos impactos ambientais do empreendimento foram utilizados os métodos Ad Hoc, Check List e Matriz de Interação. A partir dos resultados, foram obtidas 27 atividades, identificados 37 aspectos ambientais e 99 impactos ambientais distribuídos nas três fases de implementação do empreendimento. Na fase de implantação obtiveram-se 67,34% dos impactos ambientais, 17,34% na fase de operação e 15,30% na fase de planejamento, respectivamente. A fase de implantação também foi a que mais apresentou impactos negativos significativos. Foram propostas medidas de controle do tipo preventiva, mitigadora e compensatória para os impactos negativos e de maximização para os positivos. As medidas mais importantes foram: realocar a população para ambientes com uma melhor qualidade de vida; evitar a retirada desnecessária de material e realizar o reflorestamento da área afetada; recuperar a drenagem natural após a conclusão da obra; evitar desmatamentos desnecessários, principalmente em Áreas de Proteção Permanente (APPs); e contratar técnicos e engenheiro de segurança do trabalho para fiscalizar e implantar projetos para redução de riscos de acidentes na obra. Os principais planos e programas foram: Programa de prevenção de acidentes; Programa de recuperação dos recursos naturais; Programa de educação ambiental; e Plano de restauração da via. A partir dos resultados obtidos nesse estudo, espera-se que as medidas de controle e os planos e programas ambientais possam ser aplicados para prevenir ou reduzir os impactos significativos na área de influência da rodovia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqRecursos Florestais e Engenharia Florestal.pt_BR
dc.titleIdentificação e Análise dos Impactos Ambientais Causados Pela Rodovia PB-400: trecho de Conceição-PB a Santa Inês-PB.pt_BR
dc.date.issued2017-03-24-
dc.description.abstractIn this study, the objective was to identify and analyze the environmental impacts caused by the highway PB-400: from Conceição-PB to Santa Inês-PB city. The methodology implemented in study, consisting of bibliographical researches, site visits, photo documentation, visits to responsible organs, use of geoprocessing tools and environmental impact assessment methods. The activities in each implementation phase (planning, implantation and operation) have been described to the highway. The simplified environmental diagnosis was elaborated through field visits, the use of digital photographs and spatial data. For the identification and analysis of the environmental impacts of the highway, three methods were used: Ad Hoc, Check List, Matrix of Interaction. From the results, 27 activities were obtained, identifying 37 environmental aspects and 99 environmental impacts distributed in the three phases of implementation of the project. In the implantation phase, 68,34% of the environmental impacts were obtained, with 17,34% in the operation phase and 15,30% in the planning phase, respectively. The implantation phase was also the one that obtained the most of the significant. Preventive, mitigating and compensatory control measures were proposed for the negative impacts and maximization measures for the positive impacts. The most important measures were: reallocate the population to environments with a better quality of life; avoid unnecessary removal of material and reforest the affected area; recover a natural drainage after conclusion of the work; avoid unnecessary deforestation, especially in Permanent Protection Areas; and hire technicians and labor safety engineer to supervise and implement projects to reduce the risk of accidents at work. The main plans and programs were: Accident prevention program; Natural resources recovery program; Environmental education program; and Road restoration plan. From the results obtained in this study, it is expected that the control measures and the environmental plans and programs can be applied to prevent or reduce the significant impacts in the area of influence of the highway.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18072-
dc.date.accessioned2021-04-14T11:21:55Z-
dc.date.available2021-04-14-
dc.date.available2021-04-14T11:21:55Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAvaliação de impacto ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental impact assessmentpt_BR
dc.subjectMedidas de controle ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental control measurespt_BR
dc.subjectMeio ambiente – Impactos ambientaispt_BR
dc.subjectEnvironment - environmental impactspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARRUDA, Alex Júnior Rodrigues.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental Impacts Assessment in the Highway PB-400: section from Conceição-PB to Santa Inês-PB.pt_BR
dc.identifier.citationARRUDA, A. J. R. Identificação e Análise dos Impactos Ambientais Causados Pela Rodovia PB-400: trecho de Conceição-PB a Santa Inês-PB. 2017. 111 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) - Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental - CCTA

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ALEX JÚNIOR RODRIGUES ARRUDA - TCC - BACHARELADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL 2017.pdfAlex Júnior Rodrigues Arruda - TCC - Bacharelado em Engenharia Ambiental 2017.3.02 MBAdobe PDFView/Open


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