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dc.creator.IDALENCAR, L. I. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1218735374861479pt_BR
dc.contributor.advisor1NOGUEIRA, Virgínia de Fátima Bezerra-
dc.contributor.advisor1IDBEZERRA NOGUEIRA, V. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8421288987001547pt_BR
dc.contributor.referee1DANTAS, Jussara Silva.-
dc.contributor.referee2SILVA, Elisângela Maria da.-
dc.description.resumoExistem muitas substâncias maléficas ao meio ambiente que são emitidas na atmosfera por veículos automotores, principalmente devido ao processo de queima dos combustíveis fósseis. A pesquisa pretende conscientizar sobre a importância da utilização do ARLA-32 na redução de gases poluentes provenientes de motores automotivos à diesel. Os pressupostos teóricos que fundamentaram este estudo foram a consulta em literatura específica sobre o tema: o uso do agente redutor líquido automotivo (ARLA 32) em motores à diesel, bem como as normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente e do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). A pesquisa possui caráter fundamentalmente teórico e não pretende esgotar o tema, e sim servir como fonte de consulta para estudos e análises sobre os efeitos nocivos das emissões de gases poluentes de um motor à diesel para o meio ambiente. Na revisão de literatura abordou-se diversos temas, como por exemplo: A Crescente Frota de Veículos e o Aspecto Ambiental, Principais Poluentes Veiculares e Efeitos na Saúde Humana, Legislações sobre Poluição Atmosférica Veicular, Motor Diesel, Óxidos de Nitrogênio + Amônia, PROCONVE, Fase P-7 e Limites de Emissões, Sistema SCR, ARLA-32, Ureia e Água para ARLA-32, Possíveis Problemas na Implantação do PROCONVE P-7. Além do uso do sistema, é necessária a adoção de outras medidas em conjunto com a PROCONVE P-7, como ações restritivas de circulação de caminhões em centros urbanos, incentivo ao uso de locomoção em bicicletas, entre outras. Somente desse modo é possível ter um ambiente com melhor qualidade de vida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqRecursos Florestais e Engenharia Florestal.pt_BR
dc.titleImportância da utilização do ARLA-32 na redução das emissões atmosféricas de um motor a diesel.pt_BR
dc.date.issued2017-03-24-
dc.description.abstractThere are many substances harmful to the environment that are emitted into the atmosphere by automotive vehicles, mainly due to the process of burning fossil fuels. The research intends to raise awareness about the importance of using ARLA-32 in the reduction of gaseous pollutants from automotive diesel engines. The theoretical assumptions underlying this study were the consultation in specific literature on the subject: the use of the automotive liquid reducing agent (ARLA 32) in diesel engines, as well as the norms of the National Council of the Environment and the National Institute of Metrology, Quality and Technology (INMETRO). The research has a theoretical nature and does not intend to exhaust the theme, but rather to serve as a source for research and analysis on the harmful effects of emissions of pollutants from a diesel engine to the environment. In the literature review, several themes were discussed, such as: The Growing Vehicle Fleet and Environmental Aspect, Major Vehicle Pollutants and Human Health Effects, Legislation on Vehicular Air Pollution, Diesel Engine, Nitrogen Oxides + Ammonia, PROCONVE, Phase P-7 and Emission Limits, SCR System, ARLA-32, Urea and Water for ARLA-32, Possible Problems in the Implementation of PROCONVE P-7. In addition to the use of the system, it is necessary to adopt other measures in conjunction with PROCONVE P-7, such as restrictions on the movement of trucks in urban centers, incentives for the use of locomotion on bicycles, among others. Only in this way is it possible to have an environment with a better quality of life.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18081-
dc.date.accessioned2021-04-14T14:20:54Z-
dc.date.available2021-04-14-
dc.date.available2021-04-14T14:20:54Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPoluiçãopt_BR
dc.subjectPollutionpt_BR
dc.subjectPROCONVEpt_BR
dc.subjectUréiapt_BR
dc.subjectUreiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALENCAR, Laura Isabele da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeImportance of using ARLA-32 to reduce the atmospheric emissions of a diesel engine.pt_BR
dc.identifier.citationALENCAR, L. I. S. Importância da utilização do ARLA-32 na redução das emissões atmosféricas de um motor a diesel. 2017. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) - Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental - CCTA

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LAURA ISABELE DA SILVA ALENCAR - TCC - BACHARELADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL 2017.pdfLaura Isabele da Silva Alencar - TCC - Bacharelado em Engenharia Ambiental 2017.1.23 MBAdobe PDFView/Open


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