Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1814
Title: O menino que carregava água na peneira: da leitura do texto à experiência em sala de aula.
Other Titles: The boy who carried water in the sieve: from reading the text to the experience in the classroom.
???metadata.dc.creator???: GOMES, Massilania Ferreira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALVES, José Hélder Pinheiro.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA, Andrey Pereira de.
Keywords: Literatura Infantil;Prática de Leitura;Poesia Infantil;Qualidades Textuais;Qualidades Imagéticas;Manoel de Barros - Poeta;Texto Poético;Crianças e Poesia;Sensibilização de Crianças - Poesia;Reading Practice;Children's Poetry;Child Sensitization - Poetry
Issue Date: Mar-2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GOMES, Massillania Ferreira. O menino que carregava água na peneira: da leitura do texto à experiência em sala de aula. 2008. 155f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1814
???metadata.dc.description.resumo???: Nesta dissertação, buscou-se refletir a respeito de uma experiência com o livro Exercícios de ser criança (1999), de Manoel de Barros, realizada com alunos de uma 4a série do Ensino Fundamental, numa escola pública da cidade de Campina Grande. Neste trabalho, foram analisados os caminhos percorridos, tanto pela pesquisadora quanto pelo poeta, para proporcionar às crianças uma experiência sensível com a narrativa "O menino que carregava água na peneira". Primeiramente, observou-se o modo como o autor faz uso, em sua poesia infantil, de várias características de sua obra para adultos - a exemplo da valorização da inventividade do ser-poeta. encontrado nas crianças, o gosto por coisas miúdas, além do uso peculiar que é atribuído à água, à imaginação, à brincadeira a partir de brinquedos, etc. Como bases teóricas foram utilizadas, por exemplo, teorias de Bachelard (2002), Kishimoto (1999), Held (1990), Camargo (1990), Bosi (2000), que auxiliaram na análise das qualidades textuais e imagéticas do livro. As leituras de Cosson (2006) e Pinheiro (2000, 2002 e 2003) apontaram para a necessidade de não se exigir estritamente dos alunos que fizessem interpretações do texto do poeta Manoel de Barros, o que atendeu à perspectiva poética do autor. Já leituras de textos como os de Iser (1979) e Jauss (1979) auxiliaram na elaboração de uma sequência de leitura que levasse em conta as experiências de mundo do aluno, sua criatividade, elementos estes que contribuem para uma leitura ao mesmo tempo individual e coletiva do texto poético. A partir desse trabalho sensível com a poesia, põde-se observar o quão necessário se faz o texto poético para a formação humana dos alunos.
Abstract: Due to the necessity to do some work on Manoel de Barros' poetry in Júnior High School, we have attempted, in this dissertation, to reflect on an experiment with the book "Exercícios de ser criança" (1999) ( Exercises on being a child ), performed with some 4th grade students, at a public school in the city of Campina Grande. In this work, we analysed the routes taken by both the researcher and the poet, in order to provide children with a sensitive experience involving the narrative "O menino que carregava água na peneira" (The boy who carried water on the sieve). We observed the way the author uses, in his children's poetry, several characteristics of his work for adults, as for example, the valuation of the poet being found in the child, the appreciation of tiny things, besides the peculiar use which is attributed to water, to imagination, to toy play, and so on. As a theoretical background, we used the theories from Bachelard (2002), Kishimoto (1999), Held (1990), Camargo (1990), Bosi (2000), which helped with the analysis of the textual and imagetic qualities of the book. Readings from Cosson (2006) and Pinheiro (2000, 2002 and 2003) pointed to the need for not strictly requiring of the students that they interpret the texts by the poet Manoel de Barros, something which fulfils the autho^s poetic perspective. Now, readings from Iser ( 1979 ) and Jauss ( 1979 ) helped in producing a reading sequence which would take into account the studenfs world experience, his/her creativity, elements which contribute to the reading of the poetic text which is at the same time individual and collective. From this sensitive work on poetry, we could perceive how necessary the poetic text is for the students' humane education.
Keywords: Literatura Infantil
Prática de Leitura
Poesia Infantil
Qualidades Textuais
Qualidades Imagéticas
Manoel de Barros - Poeta
Texto Poético
Crianças e Poesia
Sensibilização de Crianças - Poesia
Reading Practice
Children's Poetry
Child Sensitization - Poetry
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação Infantil.
Literatura.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1814
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MASSILLANIA FERREIRA GOMES - DISSERTAÇÃO POSLE CH 2008.pdfMassilania Ferreira Gomes - Dissertação POSLE CH 200810.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.