Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18143
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, K. M. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.-
dc.contributor.advisor1IDARAÚJO, B. M. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8199691841936178pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.-
dc.contributor.referee2SILVA, Walberto Barbosa da.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.52446/PROFSOCIOCDSA.2021.D.SANTOS2-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2023.dissertacao.santos-
dc.description.resumoNa pós-modernidade, novos valores fundamentam as formas sociais de existir e de transformar o mundo. Esses valores estão presentes na escola enquanto Instituição social que (re)produz normas, significados e ações que direcionam o agir, o sentir e o pensar dos sujeitos na pós-modernidade. Nesse sentido, uma das formas de existência na escola, assim como na sociedade pós-moderna, é dada pela mediação das tecnologias. Essa mediação constrói sentidos outros de se perceber, perceber o outro e estar no mundo. Chamamos essa mediação de aparelhamento digital, onde os sujeitos existem e produzem sentidos de mundo através do uso de tecnologias digitais da informação e comunicação. Em sala de aula, o aparelhamento digital nos leva a questionar os processos de ensino e de aprendizagem. Assim, como problema de pesquisa, trouxemos: quais as implicações do aparelhamento digital para o ensino de Sociologia no Ensino Médio? Nosso objetivo foi compreender quais as implicações do aparelhamento digital para o ensino de Sociologia no Ensino Médio. Propomos, enquanto caminho teórico-metodológico, o uso da Análise Sociológica do Discurso, visto que entendemos os discursos enquanto formas sociais que são internalizados e são modulados pela realidade social, pela construção dos sentidos e significados que estruturam a existência social e que são apreendidos pelos sujeitos nos processos de subjetivação e de socialização. Nosso objeto de pesquisa foi ganhando contornos a partir das contribuições teóricas de Zygmunt Bauman (2001; 2007; 2009), Pierre Bourdieu (1998; 2000; 2011) e Pierre Lévy (1989; 1998). Pelos constructos sociológicos de tais autores, percebemos a necessidade de investigar os processos de aprendizagem no ensino de Sociologia, no Ensino Médio, através do aparelhamento digital. A pesquisa permitiu perceber a necessidade de discutir as implicações do aparelhamento digital no ensino de Sociologia, visto que o que está em evidência é a própria formação humana.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.programMESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleInterface digital: a sociologia das tecnologias digitais de informação e comunicação na escola.pt_BR
dc.date.issued2021-03-16-
dc.description.abstractIn postmodernity, new values underlie the social ways of existing and transforming the world. These values are present at school as a social institution that (re) produces norms, meanings and actions that guide the actions, feelings and thinking of subjects in postmodernity. In this sense, one of the forms of existence at school, as well as in postmodern society, is given by the mediation of technologies. This mediation builds other meanings of perceiving oneself, perceiving the other and being in the world. We call this mediation digital apparatus, where subjects exist and produce meanings of the world through the use of digital technologies of information and communication. In the classroom, digital equipment leads us to question the teaching and learning processes. So, as a research problem, we bring: what are the implications of digital equipment for the teaching of Sociology in High School? Our objective was to understand the implications of digital equipment for the teaching of Sociology in High School. We propose, as a theoretical-methodological path, the use of Sociological Discourse Analysis, since we understand discourses as social forms that are internalized and are modulated by social reality, by the construction of the senses and meanings that structure social existence and that are apprehended by subjects in the processes of subjectivation and socialization. Our research object was gaining contours from the theoretical contributions of Zygmunt Bauman (2001; 2007; 2009), Pierre Bourdieu (1998; 2000; 2011) and Pierre Lévy (1989; 1998). Through the sociological constructs of such authors, we perceive the need to investigate the learning processes in the teaching of Sociology, in High School, through digital equipment. The research made it possible to perceive the need to discuss the implications of digital equipment in the teaching of Sociology, since what is in evidence is the human formation itself.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18143-
dc.date.accessioned2021-04-16T16:53:54Z-
dc.date.available2021-04-16-
dc.date.available2021-04-16T16:53:54Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Sociologia – Ensino Médiopt_BR
dc.subjectMetodologias de ensino de sociologiapt_BR
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectSociologia das comunicações digitaispt_BR
dc.subjectRedes sociais e ensino de sociologiapt_BR
dc.subjectAparelhamento digital – escolaspt_BR
dc.subjectTecnologia e educaçãopt_BR
dc.subjectSociology Teaching - High Schoolpt_BR
dc.subjectSociology teaching methodologiespt_BR
dc.subjectInformation and communication technologiespt_BR
dc.subjectSociology of digital technologiespt_BR
dc.subjectSocial networks and sociology teachingpt_BR
dc.subjectDigital devices - schoolspt_BR
dc.subjectTechnology and educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Kátia Maria de Oliveira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDigital interface: the sociology of digital information and communication technologies at school.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Kátia Maria de Oliveira. Interface digital: a sociologia das tecnologias digitais de informação e comunicação na escola. 2021. 145f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18143pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA - DISSERTAÇÕES

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KÁTIA MARIA DE OLIVEIRA SANTOS - DISSERTAÇÃO PROFSOCIO CDSA 2021.pdfKátia Maria de Oliveira Santos - Dissertação PROFSOCIO CDSA 20211.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.