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Title: Planejamento do ensino de língua portuguesa no estágio supervisionado de letras: as articulações entre os eixos.
Other Titles: Portuguese language teaching planning in the supervised letter training: the articulations between the axes.
???metadata.dc.creator???: ALMEIDA, Larissa Marcelly Farias.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: XAVIER, Manassés Morais.
???metadata.dc.contributor.referee2???: RODRIGUES, Linduarte Pereira.
Keywords: Planejamento de Ensino;Eixos do Ensino de Língua Portuguesa;Estágio Supervisionado;Teaching Planning;Axes of Portuguese Language Teaching;Supervised Internship
Issue Date: 23-Feb-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALMEIDA, L. M. F. Planejamento do ensino de língua portuguesa no estágio supervisionado de letras: as articulações entre os eixos. 2021. 112 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18163
???metadata.dc.description.resumo???: As competências de ler, produzir textos e analisar a língua têm sido foco de muitos estudos no âmbito da educação principalmente no ensino de línguas. Isso porque a dimensão do ensinar e do aprender é complexa e singular. Para dar conta dessas duas dimensões, é no estágio supervisionado que o graduando deve associar os conhecimentos teóricos com a vivência em sala de aula. A fim de organizar as ações e objetivos, além de buscar prever particularidades para minimizar os imprevistos, o estagiário deve elaborar o planejamento, atividade por meio da qual se estabelecem os parâmetros, metas e métodos de um período de ensino. Nesta dissertação discute-se sobre a importância do ensino de Língua Portuguesa com foco no gênero e nas articulações entre os eixos de leitura, análise linguística e escrita. As questões norteadoras da pesquisa foram: 1) Como os licenciandos em estágio compreendem planejamento de ensino? 2) Como planejam o trabalho de ensino de língua portuguesa? 3) De que modo se dá a articulação entre os eixos desse ensino? O objetivo geral da pesquisa foi investigar a articulação entre os eixos de ensino de língua em planos de aula elaborados por discentes em estágio supervisionado do curso de Letras – Língua Portuguesa. Como objetivos específicos, a pesquisa pretendeu: 1) Confrontar a(s) concepção(ões) de planejamento de ensino subjacente(s) aos dizeres desses estagiários nos planos de ensino e nos relatórios por eles redigidos. 2) Comparar a(s) concepção(ões) de ensino dos eixos de Língua Portuguesa subjacente(s) aos dizeres desses estagiários, nos respectivos planos de ensino e relatórios. 3) Verificar nos planos se há articulação e como ela se dá entre os eixos de ensino. As bases teóricas são interdisciplinares, e estão constituídas por dois campos: 1. campo educacional, reunindo contribuições dos estudos de didática geral, com destaque para noção de planejamento de ensino (VASCONCELLOS, 2002, LUCKESI, 2011, LIBÂNEO, 2013; MENEGOLLA; SANT‘ANNA, 2014), e dos estudos sobre formação inicial de professores, com ênfase no estágio supervisionado, componente curricular da licenciatura (FILHO, 2001, DIDONE, 2007); 2. campo dos estudos aplicados com destaque para a didática de línguas (DOLZ, 2016; RAFAEL, 2019) e para o ensino de Língua Portuguesa na educação básica (FRANCHI, 1987, GERALDI, 1997, TRAVAGLIA, 2001, BEZERRA; REINALDO, 2019). Os procedimentos metodológicos para coleta e geração de dados foram entrevistas semiestruturadas com três licenciandos de Letras – Língua Portuguesa, matriculados no componente curricular Estágio Supervisionado; recolha dos planos de ensino e dos relatórios individuais de estágio supervisionado. Os resultados das análises mostram que, embora os colaboradores pertençam a uma mesma instituição formadora, apresentam visão diferente sobre a relevância do planejamento enquanto escrita praxiológica, revelando certa incoerência entre a concepção de planejamento manifestada na entrevista e a manifestada nos planos e relatórios. Os resultados mostram a tendência dos estagiários a se aproximarem das práticas da leitura e da análise linguística, e se distanciarem da prática da escrita e sua articulação com a análise linguística.
Abstract: The competences of reading, producing texts and analyzing language have been the focus of many studies in education, especially in language teaching. This is because the teaching and learning dimensions are complex and unique. In order to deal with these two dimensions, it is in the supervised internship that the student must associate theoretical knowledge with classroom experience. In order to organize the actions and objectives, in addition to trying to predict particularities to minimize the unforeseen events, the trainee must prepare the planning, an activity through which the parameters, goals and methods of a teaching period are established. In this Thesis discusses the importance of teaching Portuguese Language with a focus on genre and on the articulations between the axes of reading, linguistic analysis, and writing. The guiding questions of the research were: 1) How do undergraduate students in internship understand the planning of teaching? 2) How do they plan the work of teaching Portuguese? 3) How is the articulation between the axes of this teaching? The general objective of the research was to investigate the articulation between the axes of language teaching in lesson plans developed by students in supervised internship in the course of Letras - Portuguese Language. As specific objectives, the research intended to: 1) Confront the conception(s) of teaching planning underlying the words of these trainees in the teaching plans and reports they wrote. 2) Compare the conception(s) of teaching of the axes of the Portuguese Language underlying the words of these trainees in their respective teaching plans and reports. 3) To verify if there is articulation in the plans and how it occurs among the teaching axes. The theoretical bases are interdisciplinary, and are constituted by two fields: 1. the educational field, bringing together contributions from general didactic studies, with emphasis on the notion of teaching planning (VASCONCELLOS, 2002, LUCKESI, 2011, LIBÂNEO, 2013; MENEGOLLA; SANT'ANNA, 2014), and from studies on initial teacher training, with emphasis on the supervised internship, a curricular component of the undergraduate degree (FILHO, 2001, DIDONE, 2007); 2. field of applied studies with emphasis on language didactics (DOLZ, 2016; RAFAEL, 2019) and on the teaching of Portuguese Language in basic education (FRANCHI, 1987, GERALDI, 1997, TRAVAGLIA, 2001, BEZERRA; REINALDO, 2019). The methodological procedures for data collection and generation were semi-structured interviews with three undergraduates of Letras - Portuguese Language, enrolled in the curricular component Supervised Internship; collection of teaching plans and individual reports of supervised internship. The results of the analysis show that, although the collaborators belong to the same educational institution, they have different views about the relevance of planning as a praxeological writing, revealing a certain incoherence between the conception of planning expressed in the interview and the one manifested in the plans and reports. The results show the tendency of the trainees to approach the practices of reading and linguistic analysis, and to distance themselves from the practice of writing and its articulation with linguistic analysis.
Keywords: Planejamento de Ensino
Eixos do Ensino de Língua Portuguesa
Estágio Supervisionado
Teaching Planning
Axes of Portuguese Language Teaching
Supervised Internship
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18163
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