Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18265
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | SANTOS, A. A. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | MIRANDA, M. C. G. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3255658356923420 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. | - |
dc.contributor.referee2 | TOSCANO, Geovânia da Silva. | - |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.52446/PROFSOCIOCDSA.2021.D.SANTOS1 | - |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.52446/PROFSOCIOCDSA.2021.D.SANTOS1 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa é voltada para a investigação sobre o que é ser pessoa com deficiência no Ensino Médio. Se essa etapa de ensino produz certos ritos de passagem para uma outra fase de vida social, pessoal e de escolarização, então pressupomos que os sujeitos que vivenciam o Ensino Médio acabam elaborando certas sociabilidades que revelam visões de mundo. Quando discutimos esse fato contextualizando para as pessoas com deficiência nos deparamos com sentidos e significados de (in)visibilidades que são produzidas dentro da escola. O ensino de Sociologia torna-se um instrumento de análise sociológica capaz de desvelar, denunciar e propor formas de sociabilidades, haja visto que ele é, em si mesmo, uma potência de formação crítica e social de sujeitos. Assim, o objetivo deste trabalho é conhecer como o ensino de Sociologia na escola regular influencia as sociabilidades das pessoas com deficiência no contexto da sala de aula no ensino Médio. Propomos enquanto metodologia a revisão bibliográfica. A partir das reflexões acerca da deficiência em Erving Goffman (1980), vamos percebendo a construção social do estigma. Em Pierre Bourdieu (1984) encontramos a escola como uma instituição posicionada e localizada, ideologicamente. Desse modo, torna-se importante disputar o espaço escolar enquanto potencializador da diversidade humana. As contribuições de Boaventura de Sousa Santos (2002) sobre a sociologia das ausências e das emergências nos possibilitam repensar a pessoa com deficiência no Ensino Médio a partir da produção de sua inviabilização. Ao estamos em um movimento de pesquisa social comprometida com a luta anticapacitista, nos deparamos com a emergência das sociabilidades das pessoas com deficiências no Ensino Médio. Vamos encontrar em Simmel (1983) o suporte teórico para compreender como essas sociabilidades são produzidas. Por fim, somos levados a pensar em uma sociologia das deficiências enquanto uma contribuição para o campo sociológico e também para a área de ensino. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA | pt_BR |
dc.publisher.program | MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | Sociologia das deficiências: o que é ser pessoa com deficiência no ensino médio? | pt_BR |
dc.date.issued | 2021-03-16 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18265 | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-22T20:40:58Z | - |
dc.date.available | 2021-04-22 | - |
dc.date.available | 2021-04-22T20:40:58Z | - |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject | Sociologia das deficiências | pt_BR |
dc.subject | Sociabilidades na escola | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Sociologia | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Políticas de inclusão | pt_BR |
dc.subject | Inclusão na educação | pt_BR |
dc.subject | Invisibilidade – pessoa com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Deficiência no contexto escolar | pt_BR |
dc.subject | Portadores de Necessidades Especiais – Educação | pt_BR |
dc.subject | Sociology of Disabilities | pt_BR |
dc.subject | Sociabilities at school | pt_BR |
dc.subject | Sociology Teaching | pt_BR |
dc.subject | Inclusive education | pt_BR |
dc.subject | Special education | pt_BR |
dc.subject | Inclusion policies | pt_BR |
dc.subject | Inclusion in education | pt_BR |
dc.subject | Invisibility - disabled person | pt_BR |
dc.subject | Disability in the school context | pt_BR |
dc.subject | People with Special Needs - Education | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SANTOS, Alan Araújo dos. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Sociology of disabilities: what does it mean to be a person with disabilities in high school? | pt_BR |
dc.identifier.citation | SANTOS, Alan Araújo dos. Sociologia das deficiências: o que é ser pessoa com deficiência no ensino médio? 2021. 121f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18265 | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA - DISSERTAÇÕES |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ALAN ARAÚJO DOS SANTOS - DISSERTAÇÃO PROFSOCIO CDSA 2021.pdf | Alan Araújo dos Santos - Dissertação PROFSOCIO CDSA 2021 | 1.39 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.