Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18265
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, A. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.-
dc.contributor.advisor1IDMIRANDA, M. C. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3255658356923420pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.contributor.referee2TOSCANO, Geovânia da Silva.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.52446/PROFSOCIOCDSA.2021.D.SANTOS1-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.52446/PROFSOCIOCDSA.2021.D.SANTOS1-
dc.description.resumoA presente pesquisa é voltada para a investigação sobre o que é ser pessoa com deficiência no Ensino Médio. Se essa etapa de ensino produz certos ritos de passagem para uma outra fase de vida social, pessoal e de escolarização, então pressupomos que os sujeitos que vivenciam o Ensino Médio acabam elaborando certas sociabilidades que revelam visões de mundo. Quando discutimos esse fato contextualizando para as pessoas com deficiência nos deparamos com sentidos e significados de (in)visibilidades que são produzidas dentro da escola. O ensino de Sociologia torna-se um instrumento de análise sociológica capaz de desvelar, denunciar e propor formas de sociabilidades, haja visto que ele é, em si mesmo, uma potência de formação crítica e social de sujeitos. Assim, o objetivo deste trabalho é conhecer como o ensino de Sociologia na escola regular influencia as sociabilidades das pessoas com deficiência no contexto da sala de aula no ensino Médio. Propomos enquanto metodologia a revisão bibliográfica. A partir das reflexões acerca da deficiência em Erving Goffman (1980), vamos percebendo a construção social do estigma. Em Pierre Bourdieu (1984) encontramos a escola como uma instituição posicionada e localizada, ideologicamente. Desse modo, torna-se importante disputar o espaço escolar enquanto potencializador da diversidade humana. As contribuições de Boaventura de Sousa Santos (2002) sobre a sociologia das ausências e das emergências nos possibilitam repensar a pessoa com deficiência no Ensino Médio a partir da produção de sua inviabilização. Ao estamos em um movimento de pesquisa social comprometida com a luta anticapacitista, nos deparamos com a emergência das sociabilidades das pessoas com deficiências no Ensino Médio. Vamos encontrar em Simmel (1983) o suporte teórico para compreender como essas sociabilidades são produzidas. Por fim, somos levados a pensar em uma sociologia das deficiências enquanto uma contribuição para o campo sociológico e também para a área de ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.programMESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleSociologia das deficiências: o que é ser pessoa com deficiência no ensino médio?pt_BR
dc.date.issued2021-03-16-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18265-
dc.date.accessioned2021-04-22T20:40:58Z-
dc.date.available2021-04-22-
dc.date.available2021-04-22T20:40:58Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectSociologia das deficiênciaspt_BR
dc.subjectSociabilidades na escolapt_BR
dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectPolíticas de inclusãopt_BR
dc.subjectInclusão na educaçãopt_BR
dc.subjectInvisibilidade – pessoa com deficiênciapt_BR
dc.subjectDeficiência no contexto escolarpt_BR
dc.subjectPortadores de Necessidades Especiais – Educaçãopt_BR
dc.subjectSociology of Disabilitiespt_BR
dc.subjectSociabilities at schoolpt_BR
dc.subjectSociology Teachingpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectInclusion policiespt_BR
dc.subjectInclusion in educationpt_BR
dc.subjectInvisibility - disabled personpt_BR
dc.subjectDisability in the school contextpt_BR
dc.subjectPeople with Special Needs - Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Alan Araújo dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSociology of disabilities: what does it mean to be a person with disabilities in high school?pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Alan Araújo dos. Sociologia das deficiências: o que é ser pessoa com deficiência no ensino médio? 2021. 121f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18265pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA - DISSERTAÇÕES

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALAN ARAÚJO DOS SANTOS - DISSERTAÇÃO PROFSOCIO CDSA 2021.pdfAlan Araújo dos Santos - Dissertação PROFSOCIO CDSA 20211.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.