Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1827
Title: Estudo de precipitação no Estado da Paraíba: Regimes pluviais e caracterização de anos secos e chuvosos.
Other Titles: Precipitation study in the State of Paraíba: Rainfall regimes and characterization of dry and rainy years.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Bernardo Barbosa da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NITZSCHE, Margrit Henriette.
???metadata.dc.contributor.referee1???: REIS, Antonio Carlos de Sousa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: AZEVEDO, Pedro Vieira de.
Keywords: Precipitação - Estado da Paraíba;Paraíba - Estudo de Precipitação;Regimes pluviais - Paraíba;Caracterização de anos secos;Caracterização de anos chuvosos;Precipitation study
Issue Date: 28-Mar-1985
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Bernardo Barbosa da. Estudo de precipitação no Estado da Paraíba: Regimes pluviais e caracterização de anos secos e chuvosos. 1985. 112f. (Dissertação de Mestrado em Meteorologia), Curso de Mestrado em Meteorologia, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba - Campina Grande - Brasil, 1985.
???metadata.dc.description.resumo???: Analisando-se os totais pluviométricos diários de 32 postos do estado da Paraíba (Brasil), referentes ao período de 19^0 a 1977, identificam-se quatro regimes de precipitação. Determinam-se o número máximo e o número mínimo de dias chuvosos esperados no trimestre mais chuvoso de cada posto pluviométrico, ao nível de 80% de probabilidade, utilizando-se a técnica dos "quintis". Adota-se uma técnica, com base na média e desvio-padrão dos totais anuais de precipitação, para classificar os anos em "secos", "normais" e "chuvosos". Servindo-se dessas informações determinam-se as características pluviométricas de anos "secos" e "chuvosos" e pro põe-se um método para avaliar, no início do ano civil, se este será "seco ou normal" (SL), ou, "normal ou chuvoso" (CL), comparando-se o total pluviométrico observado e um valor limite (L), correspondentes a um mês de referência (M.), em cada posto. Valores de L e M., bem como as probabilidades de ocorrência de anos SL ou CL, associados às situações possíveis (P _< L e P > L, no mês M.) incluem-se no texto. Por újtimo, apresenta-se um método, também utilizando-se a técnica dos "quintis", visando determinar as quantidades — máxima e mínima de chuva — esperadas após o "dia de Sao José", em função do total pluviométrico observado até essa data, com probabilidade de 80%.
Keywords: Precipitação - Estado da Paraíba
Paraíba - Estudo de Precipitação
Regimes pluviais - Paraíba
Caracterização de anos secos
Caracterização de anos chuvosos
Precipitation study
???metadata.dc.subject.cnpq???: Meteorologia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1827
Appears in Collections:Mestrado em Meteorologia.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BERNARDO BARBOSA DA SILVA - DISSERTAÇÃO PPGMet 1985..pdfBernardo Barbosa da Silva - Dissertação PPGMet 1985.15.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.