Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18294
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBERNARDO, L. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3252800162710715pt_BR
dc.contributor.advisor1FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer
dc.contributor.advisor1IDFERREIRA JÚNIOR, NELSON ELIEZERpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4132315893586224pt_BR
dc.contributor.referee1QUEIROGA, Marcílio Garcia de
dc.contributor.referee2CASTRO, Luciana Paranaíba de
dc.description.resumoO propósito desse TCC é apontar, em três dos episódios da série Black Mirror (Queda Livre, Odiados pela Nação e Arkangel), características de controle e monitoramento vinculadas ao gênero de narrativas distópicas. Para tanto, foise utilizado como base teórica, os escritos do sociólogo polonês Zygmunt Bauman (2001 e 2014) referentes às questões de liquidez na modernidade e na vigilância, do escritor e filósofo italiano Umberto Eco (1986 e 1994) que tratam dos temas ficção científica e verossimilhança, de escritores, como Queiroga e Liebig (2008) e Hilário (2013), os quais auxiliam na delimitação das características referentes à distopia, além de outras produções culturais, as quais estabeleceram ligações com o tema, como Jogos Vorazes (COLLINS, 2010), 1984 (ORWELL, 2003), etc. Nesse quesito, o conceito de modernidade líquida, de Bauman, funciona como ferramenta analítica, a qual viabiliza um olhar mais amplo sobre as pontes verossímeis presentes em ficções científicas, como é o caso da produção Black Mirror. Além disso, os estudos relacionados a mecanismos de vigilância, controle e seu exponencial processo de propagação são de suma importância para destacar a crítica presente nos episódios. Desse modo, depreende-se, através das análises realizadas, que existe nas narrativas pontos nos quais elas convergem (a presença de ferramentas que viabilizam a vigilância e o controle do indivíduo, por exemplo), porém sem necessariamente reproduzir o mesmo olhar sobre eles. Por fim, faz-se mister salientar a dimensão do caráter crítico dos episódios, que apresentam, ao longo de suas narrativas, esses mecanismos de vigilância e controle – alguns baseados em mecanismo já existentes– e suas consequências, tanto para a sociedade, quanto para o indivíduo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Inglesa.pt_BR
dc.titleControle e monitoramento: as amarras distópicas na série Black Mirror.pt_BR
dc.date.issued2021-12-04
dc.description.abstractThe focus of this TCC is to point out, in three of the episodes of the Black Mirror series (Nosedive, Hated in the Nation and Arkangel), control and monitoring characteristics linked to the genre of dystopian narratives. Therefore, were used as a theoretical basis, the writings of the Polish sociologist Zygmunt Bauman (2001 and 2014) referring to the issues of liquidity in modernity and surveillance, of the Italian writer and philosopher Umberto Eco (1986 and 1994), which deal with the themes of science fiction and verisimilitude, by writers such as Queiroga and Liebig (2008) and Hilário (2013), which assist in the delimitation of characteristics related to dystopia, in addition to other cultural productions, that established links with the theme, such as Hunger Games (COLLINS, 2010), 1984 (ORWELL, 2003), etc. Concerning this, Bauman's concept of liquid modernity works as an analytical tool, which enables a broader look at the credible bridges present in science fiction, such as the Black Mirror production. Furthermore, studies related to surveillance, control mechanisms and their exponential propagation process are of paramount importance to highlight the criticism present in the episodes. For that reason, it appears, through the analyzes carried out, that there are points in the narratives in which they converge (the presence of tools that enable the individual's surveillance and control, for example), but without necessarily reproducing the same look on them. At last, it is necessary to emphasize the dimension of the critical character of the episodes, which present, throughout their narratives, these surveillance and control mechanisms some based on existing mechanisms and their consequences, both for society and for the individual.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18294
dc.date.accessioned2021-04-25T00:47:05Z
dc.date.available2021-04-24
dc.date.available2021-04-25T00:47:05Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectBlack Mirrorpt_BR
dc.subjectDistopiapt_BR
dc.subjectModernidade líquidapt_BR
dc.subjectVigilância líquidapt_BR
dc.subjectDystopiapt_BR
dc.subjectLiquid modernitypt_BR
dc.subjectLiquid surveillancept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBERNARDO, Lucas Alves
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeControl and monitoring: dystopian ties in the Black Mirror series.pt_BR
dc.identifier.citationBERNARDO, Lucas Alves. Controle e monitoramento: as amarras distópicas na série Black Mirror. 2020. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCAS ALVES BERNARDO.TCC.LICENCIATURA EM LETRAS-LÍNGUA INGLESA.2020.pdfLucas Alves Bernardo. TCC. Licenciatura em Letras-Língua Inglesa. 2020.1.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.