Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1830
Title: Um estudo das anomalias de precipitação no Panamá associadas aos episódios El Niño/Oscilação do Sul dos anos 1969, 1972, 1976 e 1982.
Other Titles: A study of precipitation anomalies in Panama associated with the El Niño / Southern Oscillation episodes of 1969, 1972, 1976 and 1982.
???metadata.dc.creator???: MARTÍNEZ, Alberto Smith.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ARAGÃO, José Oribe Rocha de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARAGÃO, Maria Regina da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: KAYANO, Mary Toshie.
Keywords: Anomalias de precipitação;Precipitação - meteorologia;Panamá Precipitação;El Niño Oscilação do Sul;Precipitation anomalies;Precipitação do Panamá
Issue Date: 19-Dec-1990
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MARTÍNEZ, Alberto Smith. Um estudo das anomalias de precipitação no Panamá associadas aos episódios El Niño/Oscilação do Sul dos anos 1969, 1972, 1976 e 1982. 1990. 95f. (Dissertação de Mestrado em Meteorologia), Pós-Graduação em Meteorologia, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba - Campina Grande - PB - Brasil, 1990.
???metadata.dc.description.resumo???: O re 1 ac ionamrnt o entre o fenómeno El Niño/Oscilação do Sul (FNSO) e a precipitação no Panamá foi estudado para o período de 1967 a 1986 mediante a utilização de dados de totais mensais e de anomalias de precipitação, cartas de anomalias de precipitação, dados e composições da anomalia da temperatura da superfície do mar (TSM) na costa do Peru e proximidades, e por uma análise estatística simples. Os resultados indicam que durante os anos ENSO a precipitação ap resen t a-se, em média, IP, 7'/. abaixo do normal. Porém, há regiões com anomalias negativas de até 50% devido á considerável variabilidade espacial de precipitação. A estação chuvosa (abri1-novembro) é interrompida por desvios negativos predominantes nos meses de julho e agosto ocasionando uma significativa redução de precipitação durante a estação. Correlações efetuadas indicam uma estreita relação negativa entre a precipitação P O sinal do FNSO, com os mais altos Índices para os atrasos ("lag") de 3 meses, sugerindo que a precipitação total de um mês pode spr prevista com antecedência através dos dados da TSM. Mediante os resultados obtidos neste estudo e pelas descrições do comportamento do sistema oceano-atmos fera durante o ENSO apresentadas por vários pesquisadores conclue-se que é o deslocamento anómalo da 7ona de Convergência Intertropical (ITCZ), principal fator de precipitação no Panamá, o maior responsável pelas anomalias de precipitação apresentadas no pais durante o evento.
Keywords: Anomalias de precipitação
Precipitação - meteorologia
Panamá Precipitação
El Niño Oscilação do Sul
Precipitation anomalies
Precipitação do Panamá
???metadata.dc.subject.cnpq???: Meteorologia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1830
Appears in Collections:Mestrado em Meteorologia.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALBERTO SMITH MARTÍNEZ - DISSERTAÇÃO PPGMet 1990..pdfAlberto Smith Martínez - Dissertação PPGMet 1990.13.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.