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Title: Arcabouço de software para a aquisição de dados de saúde através de jogos eletrônicos.
Other Titles: A software framework for the acquisition of health data through electronic games.
???metadata.dc.creator???: SANTOS JÚNIOR, Antônio Dias dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PERKUSICH, Angelo.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: ALMEIRA, Hyggo Oliveira de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Leandro Dias da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MORAIS, Marcos Ricardo Alcântara.
Keywords: Jogos eletrônicos;Assistência médica pervasiva;Computação pervasiva;Dados de saúde - monitoramento;Jogabilidade;Dados de saúde - sensores;Video Games in health care;Serious Game;Jogos sérios;Arcabouço de aplicação pervasiva;Arcabouço de software;Desenvolvimento de jogos eletrônicos;Pinball word;Catch the Spheres;Health data - sensors;Software framework;Pervasive medical assistance
Issue Date: 15-Mar-2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS JÚNIOR, Antônio Dias dos. Arcabouço de software para a aquisição de dados de saúde através de jogos eletrônicos. 2013. 71f. (Dissertação de Mestrado em Ciência da Computação) Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraiba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1838
???metadata.dc.description.resumo???: Os avanços alcançados na área de tecnologia da informação e comunicação trouxeram a possibilidade de realizar em casa o monitoramento da saúde, o que antes só podia ser feito em locais especializados, como clínicas e hospitais. O monitoramento realizado no conforto da casa dos indivíduos permite prover serviços para um maior número de pessoas, otimizando o uso de recursos humanos e financeiros. Porém, este sistema de monitoramento enfrenta problemas, sendo o principal deles a dificuldade de uso e a falta de motivação dos usuários. Embora já exista a possibilidade e viabilidade em usar sensores para monitoramento, essa é uma atividade que ainda não está integrada ao cotidiano das pessoas. Para resolver o problema de falta de motivação nos usuários, jogos eletrônicos vêm sendo fortemente utilizados como ferramenta motivadora. Entretanto, os jogos que tentam motivar o jogador a exercitar-se ou a ser monitorado geralmente requerem que o jogador habitue-se com um estilo de jogo que não é parte de seu cotidiano. As ações realizadas dentro do jogo não são parte de seus jogos preferidos. Neste trabalho apresenta-se um arcabouço de software para monitorar dados de saúde através de jogos eletrônicos. Sua forma de captura de dados permite criar jogos para monitoramento ainda mantendo a jogabilidade. A validação do arcabouço se deu com o desenvolvimento de dois jogos, os quais foram testados com 18 pessoas na faixa de idade de 19 a 27 anos do Laboratório Embedded, da Universidade Federal de Campina Grande, e do Instituto Federal de Alagoas. Os resultados indicaram que os jogos foram considerados divertidos pela maioria das pessoas, que também declararam que os incluiriam em sua rotina diária. Além disso, foi possível coletar os dados de saúde de maneira a utilizá-los para a detecção de doenças motoras.
Abstract: Health monitoring, which could only be done in specialized places, such as clinics and hospitais, can now be performed at home thanks to the advances in Information and Communication Technologies. Monitoring health data in the comfort of one's homes allows the provision of services to a greater number of people, optimizing human and financial resources. However, this system faces problems such as difficulty of use and lack of motivation in users. Although it is feasible to use sensors to monitor people, this is still something not easy to integrate to their daily lives. To tackle the lack of motivation among people who need to be monitored, electronic games have been extensively used as a motivational tool. However, games that intend to motivate the player to exercise or to be monitored usually have a different gameplay than what the player would enjoy. This work presents a software framework to monitor health data through electronic games, allowing it to be acquired while keeping the playability. The framework was used for the development of two games, tested by 18 people with ages ranging from 19 to 27, from the Embedded Laboratory at the Federal University of Campina Grande, and Federal Institute of Alagoas. Results showed that most people found the games to be funny, and also stated that they would include the games in their daily routine. Also, it was possible to collect health data to be used in the detection of motor diseases.
Keywords: Jogos eletrônicos
Assistência médica pervasiva
Computação pervasiva
Dados de saúde - monitoramento
Jogabilidade
Dados de saúde - sensores
Video Games in health care
Serious Game
Jogos sérios
Arcabouço de aplicação pervasiva
Arcabouço de software
Desenvolvimento de jogos eletrônicos
Pinball word
Catch the Spheres
Health data - sensors
Software framework
Pervasive medical assistance
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciência da Computação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1838
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