Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18396
Title: Música e ensino de história.
Other Titles: Music and history teaching.
???metadata.dc.creator???: QUARESMA, Benício Duarte.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Israel Soares de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAMILO, Janaína Valéria Pinto.
???metadata.dc.contributor.referee2???: NASCIMENTO, Uelba Alexandre do.
Keywords: História;Ensino de história;Música;Relações sociais;Atividades pedagógicas;Construção da identidade;Agente histórico;Ambiente educativo;Linguagem musical;History;History teaching;Song;Social relationships;Pedagogical activities;Identity construction;Historical agent;Educational environment;Musical language
Issue Date: 4-Dec-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: QUARESMA, Benício Duarte. Música e ensino de história. 2020. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020.
???metadata.dc.description.resumo???: O referido trabalho tem como tema a relação entre ensino de História e Música e foi desenvolvido com a finalidade de discutir suas possibilidades e limitações. Compreendemos que pode haver um melhor entendimento da relação existente entre passado/presente e do que é ensinado em sala de aula, a partir da construção de pontes com a música. Com isso, vale mencionar que as letras das músicas podem proporcionar ao educando uma melhor contextualização em relação aos elementos indicados mediante o período histórico trabalhado em aula. Partimos do pressuposto que o ambiente educativo é um campo de desafios para o andamento do ofício de professor. Diante desse desafio, propomos um trabalho que refletisse questões relacionadas à relação ensino de História e música e buscamos assim, contextualizar como a música surgiu e influenciou nas relações sociais e históricas; discutir questões teóricas que apontam limitações e possibilidades do uso da música no ensino e propor atividades pedagógicas para o uso da música no ensino de História. Assim, esta pesquisa é de suma importância para refletirmos a construção da identidade do aluno que atuam na nossa sociedade como agente histórico crítico-reflexivo, tendo da mesma forma o saber de que a escola se torna o lugar de descoberta e significado, e o conhecimento ocorre de fora para dentro facilitando a formação dos alunos mediante uma relação contínua, esclarecida por meio de discussões fundamentadas em função de circunstâncias determinadas.
Abstract: This work has as its theme the relationship between History and Music teaching and was developed with the purpose of discussing its possibilities and limitations. We understand that there may be a better understanding of the relationship between past / present and what is taught in the classroom, based on the construction of bridges with music. Thus, it is worth mentioning that the lyrics of the songs can provide the student with a better context in relation to the elements indicated through the historical period worked in class. We start from the assumption that the educational environment is a field of challenges for the progress of the teaching profession. Faced with this challenge, we propose a work that reflects issues related to the relationship between history and music teaching and we seek, in this way, to contextualize how music emerged and influenced social and historical relations; discuss theoretical issues that point out limitations and possibilities of using music in teaching and propose pedagogical activities for the use of music in history teaching. Thus, this research is of paramount importance to reflect the construction of the student's identity who work in our society as a criticalreflective historical agent, having in the same way the knowledge that the school becomes the place of discovery and meaning, and the knowledge it occurs from the outside in, facilitating the training of students through a continuous relationship, clarified through reasoned discussions based on determined circumstances
Keywords: História
Ensino de história
Música
Relações sociais
Atividades pedagógicas
Construção da identidade
Agente histórico
Ambiente educativo
Linguagem musical
History
History teaching
Song
Social relationships
Pedagogical activities
Identity construction
Historical agent
Educational environment
Musical language
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18396
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BENÍCIO DUARTE QUARESMA. TCC. LICENCIATURA EM HISTÓRIA. 2020.pdfBenício Duarte Quaresma. TCC. Licenciatura em História. 2020. 457.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.