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Title: Canções e tensões apocalípticas: banda conspiração apocalipse e a eclosão do rock ‘n’ roll em Cajazeiras-PB (1989-2005).
Other Titles: Apocalyptic songs and tensions: apocalypse conspiracy band and the emergence of rock 'n' roll in Cajazeiras-PB (1989-2005).
???metadata.dc.creator???: ALBUQUERQUE JUNIOR, Francisco Didier Guedes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SALES NETO, Francisco Firmino.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MELO, Rosilene Alves de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Laércio Teodoro da.
Keywords: Canção Popular;Rock ‘n’ roll;Contracultura;Conspiração Apocalipse;Cultura underground;Música;Cajazeiras-PB;Popular song;Rock n Roll;Counterculture;Apocalypse Conspiracy;Underground culture;Song;Cajazeiras-PB
Issue Date: 4-Dec-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALBUQUERQUE JUNIOR, Francisco Didier Guedes. Canções e tensões apocalípticas: banda conspiração apocalipse e a eclosão do rock ‘n’ roll em Cajazeiras-PB (1989-2005). 2020. 120f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho monográfico busca problematizar a emergência histórica do rock ‘n’ roll na cidade de Cajazeiras, Paraíba, em finais do século XX. Investigamos a trajetória e as circunstâncias do rock ‘n’ roll na sociedade cajazeirense, observando mais especificamente a atuação e a produção cultural da banda Conspiração Apocalipse, entre 1989 (ano de fundação da banda) e 2005 (ano em que a banda deu uma pausa temporária em seus trabalhos). Fruto da complexa realidade sociocultural do Alto Sertão paraibano, a contrapelo da cultura regionalmente estabelecida, a banda Conspiração Apocalipse instrumentalizou a eclosão de uma cultura underground que estabeleceu pontos de diálogo e de distinções com a contracultura. Refletiremos, portanto, o fazer contracultural desse grupo musical, buscando compreender os mecanismos pelos quais a banda produziu novas representações culturais marcadas por posicionamentos sociais e políticos de crítica e resistência, sobretudo através do disco Trágica lógica do absurdo, lançado no ano de 2003, do qual analisaremos as canções e o projeto visual. Utilizaremos como fontes, ainda, outros registros relacionados à banda, tais como: vídeos das performances, publicações em blogs, panfletos de divulgação, matérias em jornais, registros fotográficos e entrevistas realizadas com os próprios integrantes da banda. Do ponto de vista teórico, a análise será ancorada nos conceitos de Canção Popular, instrumentalizado por Marcos Napolitano (2002) e Luiz Tatit (2012); rock ‘n’ roll, amplificado por Paulo Chacon (1982) e Elton John da S. Farias (2013); contracultura, estabelecido pelos historiadores Theodore Roszak (1972) e Carlos A. Messeder Pereira (1986). Além das investigações historiográficas que pensam as visualidades presentes nas capas e contracapas dos discos, discutidas por Heron Vargas, Mozahir Bruck (2018) e Heloísa de Araújo D. Valente (2013).
Abstract: This monographic work seeks to problematize the historical emergence of rock 'n' roll in the city of Cajazeiras, Paraíba, at the end of the 20th century. We will investigate the trajectory and circumstances of rock 'n' roll in Cajazeirense society, observing more specifically the performance and cultural production of the band Conspiração Apocalipse, between 1989 (the band's founding year) and 2005 (the year the band took a break temporary in their work). As a result of the complex sociocultural reality of Alto Sertão in Paraíba, in contrast to the regionally established culture, the band Conspiração Apocalipse instrumentalized the emergence of an underground culture that established points of dialogue and distinctions with the counterculture. We will reflect, therefore, the countercultural work of this musical group, seeking to understand the mechanisms by which the band produced new cultural representations marked by social and political positions of criticism and resistance, especially through the album Trágica lógica do absurdo, released in 2003, from which we will analyze the songs and the visual project. We will also use as sources, other records related to the band, such as: videos of the performances, publications in blogs, dissemination pamphlets, articles in newspapers, photographic records and interviews with the members of the band. From a theoretical point of view, the analysis will be anchored in the concepts of Popular Song, instrumentalized by Marco s Napolitano (2002) and Luiz Tatit (2012); Rock ‘n’ Roll, amplified by Paulo Chacon (1982) and Elton John da S. Farias (2013); Counterculture, established by historians Theodore Roszak (1972) and Carlos A. Messeder Pereira (1986). In addition to the historiographical investigations that think of the visualities present on the covers and back covers of the records, discussed by Heron Vargas, Mozahir Bruck (2018) and Heloísa de Araújo D. Valente (2013).
Keywords: Canção Popular
Rock ‘n’ roll
Contracultura
Conspiração Apocalipse
Cultura underground
Música
Cajazeiras-PB
Popular song
Rock n Roll
Counterculture
Apocalypse Conspiracy
Underground culture
Song
Cajazeiras-PB
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18404
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

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