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dc.creator.IDALBUQUERQUE JUNIOR, F. D. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2284531670321279pt_BR
dc.contributor.advisor1SALES NETO, Francisco Firmino.
dc.contributor.advisor1IDSALES NETO, F. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3836760295812952pt_BR
dc.contributor.referee1MELO, Rosilene Alves de.
dc.contributor.referee2SILVA, Laércio Teodoro da.
dc.description.resumoO presente trabalho monográfico busca problematizar a emergência histórica do rock ‘n’ roll na cidade de Cajazeiras, Paraíba, em finais do século XX. Investigamos a trajetória e as circunstâncias do rock ‘n’ roll na sociedade cajazeirense, observando mais especificamente a atuação e a produção cultural da banda Conspiração Apocalipse, entre 1989 (ano de fundação da banda) e 2005 (ano em que a banda deu uma pausa temporária em seus trabalhos). Fruto da complexa realidade sociocultural do Alto Sertão paraibano, a contrapelo da cultura regionalmente estabelecida, a banda Conspiração Apocalipse instrumentalizou a eclosão de uma cultura underground que estabeleceu pontos de diálogo e de distinções com a contracultura. Refletiremos, portanto, o fazer contracultural desse grupo musical, buscando compreender os mecanismos pelos quais a banda produziu novas representações culturais marcadas por posicionamentos sociais e políticos de crítica e resistência, sobretudo através do disco Trágica lógica do absurdo, lançado no ano de 2003, do qual analisaremos as canções e o projeto visual. Utilizaremos como fontes, ainda, outros registros relacionados à banda, tais como: vídeos das performances, publicações em blogs, panfletos de divulgação, matérias em jornais, registros fotográficos e entrevistas realizadas com os próprios integrantes da banda. Do ponto de vista teórico, a análise será ancorada nos conceitos de Canção Popular, instrumentalizado por Marcos Napolitano (2002) e Luiz Tatit (2012); rock ‘n’ roll, amplificado por Paulo Chacon (1982) e Elton John da S. Farias (2013); contracultura, estabelecido pelos historiadores Theodore Roszak (1972) e Carlos A. Messeder Pereira (1986). Além das investigações historiográficas que pensam as visualidades presentes nas capas e contracapas dos discos, discutidas por Heron Vargas, Mozahir Bruck (2018) e Heloísa de Araújo D. Valente (2013).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleCanções e tensões apocalípticas: banda conspiração apocalipse e a eclosão do rock ‘n’ roll em Cajazeiras-PB (1989-2005).pt_BR
dc.date.issued2020-12-04
dc.description.abstractThis monographic work seeks to problematize the historical emergence of rock 'n' roll in the city of Cajazeiras, Paraíba, at the end of the 20th century. We will investigate the trajectory and circumstances of rock 'n' roll in Cajazeirense society, observing more specifically the performance and cultural production of the band Conspiração Apocalipse, between 1989 (the band's founding year) and 2005 (the year the band took a break temporary in their work). As a result of the complex sociocultural reality of Alto Sertão in Paraíba, in contrast to the regionally established culture, the band Conspiração Apocalipse instrumentalized the emergence of an underground culture that established points of dialogue and distinctions with the counterculture. We will reflect, therefore, the countercultural work of this musical group, seeking to understand the mechanisms by which the band produced new cultural representations marked by social and political positions of criticism and resistance, especially through the album Trágica lógica do absurdo, released in 2003, from which we will analyze the songs and the visual project. We will also use as sources, other records related to the band, such as: videos of the performances, publications in blogs, dissemination pamphlets, articles in newspapers, photographic records and interviews with the members of the band. From a theoretical point of view, the analysis will be anchored in the concepts of Popular Song, instrumentalized by Marco s Napolitano (2002) and Luiz Tatit (2012); Rock ‘n’ Roll, amplified by Paulo Chacon (1982) and Elton John da S. Farias (2013); Counterculture, established by historians Theodore Roszak (1972) and Carlos A. Messeder Pereira (1986). In addition to the historiographical investigations that think of the visualities present on the covers and back covers of the records, discussed by Heron Vargas, Mozahir Bruck (2018) and Heloísa de Araújo D. Valente (2013).pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18404
dc.date.accessioned2021-04-28T18:16:10Z
dc.date.available2021-04-28
dc.date.available2021-04-28T18:16:10Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCanção Popularpt_BR
dc.subjectRock ‘n’ rollpt_BR
dc.subjectContraculturapt_BR
dc.subjectConspiração Apocalipsept_BR
dc.subjectCultura undergroundpt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectCajazeiras-PBpt_BR
dc.subjectPopular songpt_BR
dc.subjectRock n Rollpt_BR
dc.subjectCounterculturept_BR
dc.subjectApocalypse Conspiracypt_BR
dc.subjectUnderground culturept_BR
dc.subjectSongpt_BR
dc.subjectCajazeiras-PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALBUQUERQUE JUNIOR, Francisco Didier Guedes.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeApocalyptic songs and tensions: apocalypse conspiracy band and the emergence of rock 'n' roll in Cajazeiras-PB (1989-2005).pt_BR
dc.identifier.citationALBUQUERQUE JUNIOR, Francisco Didier Guedes. Canções e tensões apocalípticas: banda conspiração apocalipse e a eclosão do rock ‘n’ roll em Cajazeiras-PB (1989-2005). 2020. 120f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

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