Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18415
Title: “Somos todos África”: vivências pedagógicas da lei 10.639/03 na educação básica do distrito de Cuncas -Barro- Ceará.
Other Titles: “We are all Africa”: pedagogical experiences of Law 10.639 / 03 in basic education in the district of Cuncas -Barro- Ceará.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Francisco Diogo da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Israel Soares de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LÔBO, Isamarc Gonçalves.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CEBALLOS, Viviane Gomes de.
Keywords: Lei 10.639/03;Cultura Afro-brasileira;Identidade negra;Currículo;Preconceito racial;Senzala;Legislação educacional;Law 10.639 / 03;Afro-Brazilian Culture;Black identity;Resume;Racial prejudice;Senzala;Educational legislation
Issue Date: 23-Nov-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Francisco Diogo da. “ Somos todo África “: vivências pedagógicas da lei 10.639/03 na educação básica do distrito de Cuncas -Barro Ceará. 2020. 156f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta monografia tem como objetivo analisar as limitações, possibilidades e ganhos do estudo da história e cultura africanas e afro-brasileira na escola municipal EEIEF Professora Catarina Tavares, no Distrito de Cuncas – Barro – Ceará. Nosso ponto de partida se deu a partir das inquietações acerca da (não) aplicação da Lei Federal nº 10.639/03 1 . Tivemos como principal fonte de dados o desenvolvimento e vivência de um projeto pedagógico posto em prática no ambiente escolar com os estudantes do Ensino Fundamental II da referida escola. Para além da análise teórica, reforçamos o conhecimento, bem como a valorização da cultura e identidade negra no cotidiano escolar. Nossos objetivos específicos buscaram contextualizar a trajetória de lutas e resistências do povo negro na sociedade brasileira; desde as senzalas ao direito de acesso à educação; discutir construção da identidade negra brasileira e suas diversas concepções no contexto histórico e social. Nossa pesquisa teve caráter participante, por ser realizada envolvendo os sujeitos no próprio movimento de produção das fontes, o que foi feito pela aplicação e análise de um Projeto Pedagógico, intitulado “Eu, tu & nós: somos todos África”; depois, analisamos as falas dos alunos sobre suas experiências no referido Projeto. No nosso caso específico, a partir da pesquisa desenvolvida, constatou-se que a Lei 10.639/03 não tinha sido implantada efetivamente no currículo escolar, antes do desenvolvimento e da culminância da realização do Projeto. Para respaldar teoricamente o trabalho, dialogamos com o Munanga (1994), Gomes (2003), Mattos (2004), Hall (2006) e Serva (2012), entre outros que contribuíram teoricamente para nosso trabalho. Concluímos que, depois da vivência que a escola presenciou com o projeto, professores e gestão escolar perceberam a necessidade e relevância da lei para a construção do conhecimento sobre a África com os estudantes, dando-lhe maior atenção aos conteúdos sobre a temática, para que assim, ultrapasse as paredes da escola, levando o conhecimento a comunidade escolar e à sociedade em geral, como também, ajudar no combate ao preconceito racial.
Abstract: This monograph aims to analyze the limitations, possibilities and gains of the study of African and Afro-Brazilian history and culture at the municipal school EEIEF Professor Catarina Tavares, in the District of Cuncas - Barro - Ceará. Our starting point was based on concerns about the (non) application of Federal Law No. 10,639 / 03. We had as the main source of data the development and experience of a pedagogical project put into practice in the school environment with the students of Elementary School II of that school. In addition to the theoretical analysis, we reinforce knowledge, as well as the appreciation of black culture and identity in school daily life. Our specific objectives sought to contextualize the trajectory of struggles and resistance of the black people in Brazilian society; from slave quarters to the right of access to education; discuss the construction of Brazilian black identity and its diverse conceptions in the historical and social context. Our research had a participatory character, as it was carried out involving the subjects in the movement of production of the sources, which was done through the application and analysis of a Pedagogical Project, entitled “Me, you & us:all of them Africa''; then, we analyze the students' statements about their experiences in the referred Project. In our specific case, from the developed research, it was found that Law 10.639 / 03 had not been effectively implemented in the school curriculum, before the development and culmination of the Project. To theoretically support the work, we spoke with Munanga 1994), Gomes (2003), Mattos (2004), Hall (2006) and Serva (2012), among others who contributed theoretically to our work. We conclude that, after the experience that the school witnessed with the project, teachers and school management realized the need and relevance of the law for the construction of knowledge about Africa with students, giving it more attention to the contents on the subject, so that thus, go beyond the walls of the school, bringing knowledge to the school community and society in general, as well as helping to combat racial prejudice.
Keywords: Lei 10.639/03
Cultura Afro-brasileira
Identidade negra
Currículo
Preconceito racial
Senzala
Legislação educacional
Law 10.639 / 03
Afro-Brazilian Culture
Black identity
Resume
Racial prejudice
Senzala
Educational legislation
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18415
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCO DIOGO DA SILVA.TCC. LICENCIATURA EM HISTÓRIA. 2020.pdf Francisco Diogo da Silva. TCC. Licenciatura em História. 2020.79.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.