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Title: Estudo e proposição de solução para segmento crítico na rodovia BR-230/PB com aplicação do novo método de dimensionamento de pavimentos asfálticos - MeDiNa.
Other Titles: Study and proposal for a solution for a critical segment on the BR-230/PB highway with the application of the new method for dimensioning asphalt pavements - MeDiNa.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Conrado César Vitorino Pereira da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RODRIGUES, John Kennedy Guedes.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: CAVALCANTE, Fabiano Pereira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FARIAS, Márcio Muniz de.
Keywords: Método de Dimensionamento de Pavimentos Asfálticos - MeDiNa;Métodos de Dimensionamento de Pavimento;Avaliação Estrutural;Sizing Method for Asphalt Pavements - MeDiNa;Floor Sizing Methods;Structural Evaluation
Issue Date: 26-Feb-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, C. C. V. P. da. Estudo e proposição de solução para segmento crítico na rodovia BR-230/PB com aplicação do novo método de dimensionamento de pavimentos asfálticos - MeDiNa. 2021. 170 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18428
???metadata.dc.description.resumo???: O dimensionamento de pavimentos no Brasil está passando por um momento de transição do método empírico para o mecanístico-empírico por meio da implementação do novo Método de Dimensionamento Nacional (MeDiNa). Nesta perspectiva, esta pesquisa objetivou a proposição de soluções de reforço e de reconstrução do pavimento existente do trecho compreendido entre os km 71,0 e o km 85,0 da rodovia BR 230/PB. A escolha de tal trecho experimental deu-se por conta de sua importância como ligação entre o litoral e o interior do estado da Paraíba, bem como pelo mesmo visualmente apresentar ritmo de deterioração superior aos demais segmentos da rodovia. Por meio de avaliação funcional e estrutural do pavimento existente, verificou-se que a causa principal da deterioração é a incompatibilidade de rigidez da estrutura, principalmente entre base e sub-base. A proposição de solução de reforço pelo MeDiNa se mostrou ineficiente, tendo em vista que a espessura dimensionada atingiu o limite em 90% dos segmentos homogêneos estudados e as espessuras obtidas por meio das metodologias DNIT-PRO 269/94 e PRO 11/79 também se mostraram muito elevadas, inviabilizando a intervenção de reforço. Do ponto de vista de solução de reconstrução, a proposta dimensionada utilizando-se do MeDiNa mostrou-se 50,8% mais econômica que a proposta de dimensionamento pelo ainda vigente método do DNIT, ainda que mantendo igual ou superior desempenho. Verificou-se, contudo, que a variação da umidade de camadas granulares de sub-base e subleito influenciam diretamente no dimensionamento pelo MeDiNa, podendo-se observar variações de até 120% na espessura de revestimento dimensionada de acordo com a umidade das referidas camadas.
Abstract: Paving design in Brazil is going through a transition moment from empirical to mechanistic-empirical methods. Through implementation of the new National Dimensioning Method (MeDiNa). In this light, this research aimed to propose solutions for reinforcement and reconstruction of existing pavement of the passage between Km 71.0 and Km 85.0 of the BR-230 / PB highway. The choice of such an experimental passagem was due to its importance as a link between the coast and the interior of the state of Paraíba, as well as because it visually deteriorates faster than other segments of the highway. Through functional and structural assessment of existing pavement, it was found that the main cause of deterioration is the incompatibility of structure's stiffness, mainly between base and sub-base. The proposition of reinforcement solution by MeDiNa proved to be inefficient, considering that design thickness reached the limit in 90% of the homogeneous analyzed segments and the thicknesses, obtained through DNIT PRO 269/94 and PRO 11/79 methodologies were also shown very high, making reinforcement intervention unviable. From the point of view of reconstruction solutions, the design proposal using MeDiNa proved to be 50.8% more economical than the design proposal by current DNIT method, athough maintaining equal or superior performance. However, it was found that variation in the moisture of granular layers of sub-base and sub-grade directly influence the design by MeDiNa, with variations of up to 120% in coating thickness, which was observed according to the moisture of those layers.
Keywords: Método de Dimensionamento de Pavimentos Asfálticos - MeDiNa
Métodos de Dimensionamento de Pavimento
Avaliação Estrutural
Sizing Method for Asphalt Pavements - MeDiNa
Floor Sizing Methods
Structural Evaluation
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Civil
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18428
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental.

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