Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1844
Title: Avaliação identitária de produtos com atributos locais, a partir de um modelo multicritério.
???metadata.dc.creator???: COSTA, Rafael Gomes da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SCHRAMM, Fernando.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Itamar Ferreira da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: GONÇALVES, Helen Silva.
Keywords: Avaliação identitária;Modelo multicritério;Design;Cultura;Identidade local;(MCDM);Produtos;Products;Identity assessment;Multicriteria model;Culture;Local Identity
Issue Date: 31-Jul-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, R. G. da. Avaliação identitária de produtos com atributos locais, a partir de um modelo multicritério. 2018. 122 f. Dissertação (Mestrado em Design), Programa de Pós-graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Em face de transformações socioeconómicas apresentadas nas últimas décadas, mais precisamente pós-Guerra Fria, o papel do designer tem sido debatido. Fenómenos relacionados a Globalização, como a desglobalização e glocalização, tem pressionado ao exercício do designer uma abordagem mais responsável, que atenda aos anseios sociais contemporâneos, sobretudo de respeito a diversidade cultural (BONFIM, 1990). Portanto em meio a estas novas demandas, frente ao processo projetual de novos produtos, este estudo visa qualificar e promover o debate relacionado ao processo de tomada de decisão voltado ao desenvolvimento de objetos que venham a atender estas novas prerrogativas identitárias e simbólicas. Considerando o benefício de como impor e expor localidade a estes em seu processo de desenvolvimento, ou seja, estabelecer parâmetros para a análise do apelo identitário por parte de seu projetista, na escolha de protótipos que mais se adequem aos atributos identitários pré-estabelecidos. Contando com o plausível meio de auxílio, uma vez que o mesmo se traduz em um conjunto de métodos e técnicas perduráveis de subsídio a tomada de decisão com maior respaldado, a área de Apoio Multicritério à Decisão. Quanto à metodologia utilizada, realizou-se uma pesquisa de caráter exploratório, descritivo e quali-quantitativo (mista), utilizando-se de caso único e decisivo, com múltiplas unidades de análise, como principal meio de validação do modelo multicritério de análise identitária, estabelecido. Os resultados obtidos evidenciaram a operacionalização positiva do modelo multicritério de análise identitária de produtos com atributos locais, viabilizada pela exploração bibliográfica referente a tríade "design x cultura x identidade local" atrelada a abordagem multicritério de apoio a decisão.
Keywords: Avaliação identitária
Modelo multicritério
Design
Cultura
Identidade local
(MCDM)
Produtos
Products
Identity assessment
Multicriteria model
Culture
Local Identity
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia do Produto
Desenho de Produto
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1844
Appears in Collections:Mestrado em Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAFAEL GOMES DA COSTA – DISSERTAÇÃO (PPGDesign) 2018.pdf82.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.